Realmente vale a pena cursar Direito?
Muitos estudantes do nível médio e pessoas interessadas em mudar a suas trajetórias profissionais questionam: vale a pena cursar Direito?
No Brasil, esse curso é bastante procurado e anualmente milhares de pessoas passam a ocupar profissões ligadas ao setor jurídico.
Diferente do que alguns comentam, essa área continuará crescendo e oportunizando espaço para muitos profissionais, pois, afinal de contas, trata dos deveres e direitos das:
- pessoas,
- empresas,
- organizações,
- países.
Além disso, as novas tecnologias e as mudanças nos costumes e hábitos dos novos tempos criam necessidades até então inexistentes, fazendo com que profissionais capacitados precisem estar aptos a colaborar e compreender novas leis, regras e normas.
Neste post respondemos se vale a pena cursar Direito e apresentamos detalhes dessa área. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Por que vale a pena cursar Direito?
Sem dúvida, vale a pena cursar Direito, desde que o acadêmico tenha força de vontade, desejo de ingressar na profissão e esteja pronto para enfrentar as barreiras e dificuldades que existem na formação de qualquer ocupação profissional.
A área exige dedicação para que se conquiste espaço como advogado ou então busque oportunidades em concursos para atuar em uma carreira pública. Isso demanda esforço e luta.
No entanto, existe muito espaço e possibilidades na área, pois que aqueles que estiverem preparados e dispostos a buscar seus espaços encontrarão grandes oportunidades em suas vidas profissionais.
Cursar Direito possibilita uma rotina dinâmica, com excelentes oportunidades de ganhos financeiros, além de uma profissão respeitada e admirada pela sociedade.
Outro fator importante da carreira é poder efetivamente contribuir para um mundo melhor e uma sociedade mais justa.
Quais são as áreas de atuação do Direito?
Uma das grandes vantagens no curso de Direito está na diversidade de campos de atuação que o acadêmico pode optar.
As áreas mais tradicionais são:
- Administrativo,
- Ambiental,
- Civil,
- do Consumidor,
- Direitos Humanos,
- Empresarial,
- Internacional,
- Penal,
- Previdenciário,
- Trabalhista.
Além dessas, a tecnologia proporciona outras opções, já que especialistas jurídicos precisam se especializar no mundo da informação, oferecendo seus serviços voltados ao Direito Digital.
Como se observa, o advogado e profissional de Direito não pode deixar de estudar e se aprimorar, pois eles precisam acompanhar as tendências e mudanças que a própria sociedade promove e que ocorrem cada vez mais, com maior rapidez.
Onde cursar Direito?
Um ponto importante a ser considerado por aqueles que se perguntam se vale a pena cursar Direito está em buscar uma boa instituição de ensino superior.
A qualidade, o nível dos professores e a infraestrutura oferecidas fazem toda a diferença na formação acadêmica.
Portanto, se você está disposto a se qualificar e preparar-se para seguir uma carreira na área jurídica, opte por um bom curso, que possa lhe proporcionar os conhecimentos necessários e que possua uma estrutura de ensino condizente com os seus objetivos.
A Ulbra oferece um dos melhores cursos de Direito do país, recebendo o reconhecimento do MEC, Ministério da Educação e Cultura, e contribuindo com a educação superior desde 1972, através das Faculdades Canoenses.
Estudar na Ulbra é participar do desenvolvimento, difusão e preservação do conhecimento e da cultura, através do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.
Agora que você já sabe que vale a pena cursar Direito, acesse nosso site e conheça detalhes desse curso na Ulbra!
Publicado em 25 de outubro de 2024, por Equipe Ulbra