Saiba mais sobre a profissão de Gestor da Produção Industrial
Geral

Saiba mais sobre a profissão de Gestor da Produção Industrial

A profissão de Gestor da Produção Industrial está em alta no país e apresenta um futuro promissor para aqueles que se interessam por essa área de atuação.

Os cargos relacionados à área de gestão são ideais para pessoas que se interessam pelo planejamento e monitoramento de atividades, pilares fundamentais na indústria e em qualquer outro segmento do mercado de trabalho.

Assim, a partir de uma boa formação acadêmica, que prepare o estudante para a responsabilidade deste cargo, é possível encontrar excelentes oportunidades de emprego no ramo.

Para saber mais sobre a profissão de Gestor da Produção Industrial e descobrir se essa é a escolha ideal para você, continue a leitura!

Qual a formação de um Gestor da Produção Industrial?

A produção industrial faz parte de diversos segmentos, o que significa que a indústria está repleta de profissionais com as mais diversas formações, desde diferentes modalidades de engenharia até ramos mais específicos, como a agronomia.

O que diferencia o Gestor da Produção Industrial é que sua função é atuar diretamente nos processos produtivos, gerenciá-los, de forma que estejam sempre gerando bons resultados e atingindo os padrões esperados pela empresa em questão.

Nesse sentido, o profissional deve estar atento a cada etapa dos processos executados no local onde atua, coordenando a entrada e saída de capital, materiais e produtos, além de acompanhar o trabalho dos colaboradores e monitorar os resultados obtidos.

Trata-se de uma atuação bastante abrangente e que envolve grandes responsabilidades, o que significa que o ideal é contar com uma formação específica, que prepare o profissional para os desafios desse ramo.

Assim, um Curso de Gestão da Produção Industrial é o melhor caminho para adquirir os conhecimentos necessários nesta área.

A formação costuma ser oferecida pelas universidades como um curso superior de tecnologia. Consistindo em uma das modalidades de graduação disponíveis no Brasil, sendo uma capacitação mais voltada para a atuação prática no mercado de trabalho, além de ter duração menor que os bacharelados, já que costuma ser concluída em até seis semestres.

É nesse curso que o estudante entra em contato com os conhecimentos teóricos e práticos necessários para se tornar um Gestor da Produção Industrial.

Para isso, além de abordar diferentes aspectos dos processos industriais, como cadeia de suprimentos, simulação computacional e sistemas avançados de produção, o curso também deve oferecer disciplinas voltadas para a gestão de pessoas, processos da qualidade e de projetos, proporcionando uma formação completa para o estudante.

Áreas de atuação na Gestão da Produção Industrial

Após concluir a graduação, o profissional tem diante de si uma série de opções para atuar como Gestor da Produção Industrial, considerando que essa função é essencial em diversos segmentos.

Essa é uma das vantagens de optar por esse ramo, já que o mercado de trabalho apresenta uma grande quantidade e variedade de alternativas para construir uma carreira de sucesso como gestor.

Confira algumas das áreas de atuação em que esse tipo de profissional pode seguir após a formação:

Gestão industrial de produção / Logística / Qualidade / Projetos

A produtividade de uma fábrica está diretamente relacionada ao fluxo de trabalho e produção estabelecido no seu interior, o que consiste em uma das atribuições de profissionais responsáveis pela gestão industrial.

Isso significa que, a partir de uma análise cuidadosa, o gestor deve organizar o fluxo de produção, garantindo que seus resultados sejam maximizados, gerando o maior lucro possível para o empreendimento.

Para isso, é necessário conhecer bem diferentes sistemas e modelos produtivos, bem como adquirir alguns conhecimentos sobre o segmento da fábrica em que se atua, o que significa que esse profissional deve estar em um processo constante de aprendizado e formação continuada.

Gestão industrial de alimentos / Produtos

A indústria alimentícia tem grande importância para toda a sociedade e, por isso, seus processos produtivos precisam ser gerenciados com qualidade, eficiência e produtividade.

Além de monitorar a qualidade final dos produtos, que é um aspecto extremamente importante desse setor, o gestor também deve estar atento a uma série de legislações que precisam ser respeitadas no interior da fábrica, desenvolvimento de produtos, bem como na distribuição dos itens produzidos por ela.

Como é o mercado de trabalho para o Gestor da Produção Industrial?

Na hora de escolher uma carreira, é preciso estar atento a vários fatores, que vão desde o interesse que se tem pela área até as oportunidades que ela proporciona no mercado de trabalho.

No caso do Gestor da Produção Industrial, essa não precisa ser uma preocupação, considerando que o mercado atual está repleto de possibilidades para aqueles que desejam construir uma carreira na área.

Vale lembrar que a indústria, de modo geral, é um dos pilares da economia de qualquer país. No Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Portal da Indústria, em 2022, o setor foi responsável por 23,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o que representa uma parcela significativa do valor total.

Assim, novas oportunidades continuam emergindo no mercado de trabalho, promovendo o crescimento econômico do país e a construção de carreiras de muito sucesso para um grande número de profissionais da área.

Tendo em vista que a gestão de processos é sempre necessária para que as empresas alcancem bons resultados, essa continua sendo uma demanda nas fábricas de qualquer segmento.

Vale mencionar que a média salarial de um Gestor da Produção Industrial em início de carreira fica em torno de R$ 5.000,00, sendo possível dobrar esse valor e alcançar remunerações ainda maiores conforme o profissional adquire experiência no ramo.

Assim, trata-se de uma área bastante vantajosa para quem tem interesse em atuar em cargos de gestão.

Se interessou por essa ideia? Conheça o Curso de Gestão da Produção Industrial da Ulbra e faça sua matrícula para realizar uma formação completa, com a qualidade e infraestrutura de que você precisa para construir uma carreira de sucesso!

Saiba Mais!

Publicado em 23 de outubro de 2024, por Equipe Ulbra

Compartilhar
Compartilhar
Pin
WhatsApp