• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Tire suas dúvidas sobre o Curso de Ciências Biológicas

Maio 18, 2023

Tire suas dúvidas sobre o Curso de Ciências Biológicas - Blog da Ulbra
8:14

O Curso de Ciências Biológicas é uma das opções preferidas de estudo das pessoas que amam a natureza, desejam aprender sobre as diferentes espécies vivas e se interessam em aplicar esses conhecimentos para atuar no mercado profissional. 

Um biólogo pode usar seus conhecimentos para construir uma carreira sólida na área da educação dando aulas, ou escolhendo entre as diversas oportunidades de atuação no mercado de trabalho, independentemente de optar pela licenciatura ou bacharelado.

A profissão de biólogo foi regulamentada em setembro de 1979, quando também foi criado o Conselho Federal de Biologia (CFBio) e posteriormente os conselhos regionais.

Nesses 43 anos de regulamentação, o avanço da ciência, a preocupação ambiental e o cuidado na preservação das espécies fez a biologia evoluir e o mercado de trabalho abrir inúmeras oportunidades de atuação nas mais diversas áreas para o formando.

Vamos conhecer mais sobre o Curso de Ciências Biológicas, mercado de trabalho e áreas de atuação para quem se forma nessa graduação? Continue a leitura e confira.

Saiba tudo sobre o curso de Ciências Biológicas

Você sabia que o Curso de Ciências Biológicas do Brasil começou a sua história em 1934, com a criação do Curso de História Natural, ministrado pela USP?

Em 1964, essa graduação foi desmembrada em Ciências Biológicas e Geologia.

Atualmente, seja na licenciatura ou no bacharelado, o Curso de Ciências Biológicas tem como objetivo o estudo da vida humana, animal e vegetal, bem como a interação entre os seres vivos, os fatores abióticos e os eventos biológicos.

Ou seja, o biólogo é o profissional responsável por estudar a vida em suas variadas formas e a interação dela com o meio ambiente.

O que é estudado?

De forma geral, o Curso de Ciências Biológicas é voltado para estudar todos os aspectos associados às espécies vivas, à análise de microrganismos, aos processos biológicos, pesquisas genéticas e também à preservação do nosso ecossistema.

Algumas das disciplinas estudadas tanto no Curso de Ciências Biológicas no formato bacharelado como na licenciatura são:

  • Biologia Celular,
  • Botânica Estrutural,
  • Ecologia,
  • Genética,
  • Fisiologia Humana,
  • Fisiologia Vegetal.
  • Microbiologia,
  • Imunologia
  • Evolução,
  • Zoologia

Quanto tempo dura o curso?

O Curso de Ciências Biológicas tem duração de oito semestres, seja para quem opta pela licenciatura ou pelo bacharelado.

Quais são as áreas da biologia?

O Curso de Ciências Biológicas possui uma vasta interdisciplinaridade com outras áreas, tais como a física, química, matemática, geografia e diferentes áreas da saúde. 

Da mesma forma que está diretamente associada à anatomia, genética, botânica e zoologia.

Não gosto de certo animal. E agora? 

Gostar da natureza e desejar estudar e trabalhar algumas questões relacionadas ao tema não significa que você tenha que gostar de estar em contato com todos os animais e espécies vegetais.

Muitos biólogos, por exemplo, não têm afinidade com a natureza em si, mas demonstram grandes interesses em pesquisas e desenvolvimento de análises de laboratório, por exemplo.

Isso significa dizer que você não precisa deixar de fazer o Curso de Ciências Biológicas porque não se sente muito confortável diante de algumas espécies, como cobras, aranhas e outras.

É claro que você precisará aprender o conteúdo, mas, conversando com o seu professor, o contato direto com o animal pode ser evitado.

Lembre-se que o curso de Ciências Biológicas abrange muitas outras áreas, como genética, botânica, recursos naturais, meio ambiente, etc.

Por outro lado, muitas vezes, um simples contato com espécies que a gente repugnava é o suficiente para promover uma mudança de ideia e deixarmos de lado essa visão torcida que temos sobre um réptil, por exemplo, passando a vê-los como inofensivos.

Licenciatura x Bacharelado: qual a diferença?

O Curso de Ciências Biológicas pode ser ministrado em dois formatos. Um deles é o bacharelado e o outro a licenciatura.

Qual a diferença entre os dois formatos?

O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas forma profissionais capacitados para atuar diretamente e de forma mais abrangente em diversos mercados associados à Biologia. Geralmente, o bacharelando trabalha em pesquisas de laboratório ou no desenvolvimento e aplicação de processos biológicos em diferentes setores.

Já o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, como o próprio nome indica, forma professores aptos para iniciarem uma carreira na educação, em especial para atuar no ensino fundamental e também no médio. Ou seja, geralmente o estudante que opta pela licenciatura está capacitado para dar aulas.

Outra diferença diz respeito à carga horária dos estágios, que segundo o Ministério da Educação (MEC) deve ter o mínimo de:

  • 300 horas para os acadêmicos da licenciatura,
  • 360 para os bacharelandos.

Além da diferença na carga horária mínima, a forma como o estágio supervisionado é realizado também muda entre o curso de bacharel e o da licenciatura.

Na licenciatura, o aluno realiza o estágio dando aulas em instituições de ensino para diferentes turmas.

Já o bacharelado pode estagiar realizando pesquisa educacional em diferentes instituições de ensino de forma geral, atuando em consultoria, desenvolvimento e gestão de projetos de conservação e proteção ambiental junto às instituições privadas ou entidades públicas.

Um bacharel em Ciências Biológicas nunca poderá dar aula? É importante ressaltar que o biólogo bacharel não teve acesso à grade curricular voltada para a educação que o licenciado precisou fazer. 

No entanto, se o bacharelando desejar atuar como professor na educação infantil, fundamental ou ensino médio, ele deverá fazer, a parte, alguns semestres de licenciatura, onde serão ministradas as matérias voltadas à educação.

Da mesma forma que quem faz licenciatura pode se especializar em alguma área e preferir trabalhar em outros mercados.

Onde um biólogo pode trabalhar?

Como vimos, o Curso de Ciências Biológicas pode ser realizado no formato bacharelado ou licenciatura e ambas as formações superiores oferecem muitas possibilidades de ingresso no mercado de trabalho.

O formando do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas tem um amplo campo de trabalho na área da educação, podendo atuar no ensino fundamental e médio, tanto em escolas públicas como em privadas.

Além disso, tanto o bacharelando como o licenciado podem investir em suas carreiras no segmento da educação fazendo especializações, como a pós-graduação e mestrado, além de iniciar a carreira docente em universidades, alcançando excelentes salários.

De forma geral, o biólogo encontra um amplo mercado de trabalho a sua frente com oportunidades para atuar em atividades como:

  • compra, manuseio e controle de produtos químicos,
  • controle de pragas,
  • licenciamento ambiental, 
  • consultoria, atendimentos e preservação das espécies animais e vegetais, 
  • pesquisas envolvendo a espécie humana, animal e vegetal (botânica),
  • desenvolvimento de novos produtos na indústria de biotecnologia,
  • agente de saúde e sanitarista,
  • biologia marinha,
  • fiscalização de contratos,
  • laudos,
  • elaboração de relatórios técnicos para órgãos ambientais,

Como iniciar um Curso de Ciências Biológicas?

Ficou interessado em iniciar um Curso de Ciências Biológicas? A Ulbra oferece para você a graduação no formato licenciatura e bacharelado. 

A licenciatura é na modalidade EAD, o que facilita para você encaixar seus estudos na sua rotina. 

O bacharelado é no turno noturno, com aulas presenciais. 

Em ambas as formações você conta com conteúdo específico, super atualizado com a evolução da ciência e voltado para atender a demanda do mercado, com estágios diferenciados.

Acesse nosso site, conheça o Curso de Ciências Biológicas da Ulbra e faça a sua matrícula na melhor modalidade para você.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!