• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como é o mercado de trabalho para um engenheiro de produção?

Fevereiro 16, 2023

Como é o mercado de trabalho para um engenheiro de produção?
7:31

Um engenheiro de produção tem a chance de atuar em diversos segmentos, contribuindo com os processos executados em indústrias, empresas e instituições.

Os cursos de engenharia, de modo geral, são responsáveis por formar profissionais fundamentais em diversos setores do mercado, tendo em vista a diversidade de ramos que compõem a área. Também é conhecido como o ramo da engenharia que mais forma líderes e empreendedores, visto sua formação holística e sistêmica.

Assim, ingressar nesse campo de estudo faz com que o estudante tenha à sua frente uma grande diversidade de opções para explorar o mercado de trabalho.

Para saber mais sobre o que faz um engenheiro de produção e conhecer melhor seu campo de atuação, continue a leitura!

O que faz um engenheiro de produção?

A área é composta por diversos campos, que se dedicam a estudar e viabilizar processos distintos, mas de igual importância para a sociedade. Onde existem processos, se requer engenheiros de produção, setores como: hospitalar, serviços, órgãos públicos, comércio, logística, indústria, construção civil é cada dia mais comum a participação efetiva deste profissional. 

No caso de um engenheiro de produção, a graduação oferece os conhecimentos necessários para atuar em diversos ramos, tendo como foco as técnicas e princípios de um sistema produtivo de qualidade.

Por tratar de aspectos gerais dos diferentes sistemas de produção utilizados na indústria, o estudante do curso de Engenharia de Produção se torna apto a trabalhar em diferentes segmentos.

Além disso, um engenheiro desse meio também conta com uma formação multidisciplinar, que o prepara para lidar com os conhecimentos técnicos da área, mas também com tecnologias inovadoras e recursos humanos, para alcançar uma melhoria efetiva dos sistemas produtivos.

Esse é o caso dos profissionais do ramo que trabalham com o planejamento e controle de produção em empresas e indústrias.

Por outro lado, a partir dessa formação, também é possível atuar como engenheiro de produto, ou seja, elaborar projetos de novos produtos a serem oferecidos ao consumidor.

Para isso, o profissional deve fazer pesquisas que permitam avaliar a viabilidade do projeto, além de se manter atualizado a respeito das tendências do mercado, para que possa oferecer criações inovadoras a uma empresa.

Seja na elaboração de produtos ou no controle de produção, esse engenheiro também pode trabalhar em conjunto com o setor financeiro de uma empresa ou indústria, com o objetivo de direcionar recursos com maior eficiência.

Além disso, sua atuação pode ir além das operações que ocorrem no interior da fábrica, ou seja, o engenheiro de produção também pode estar envolvido em atividades de logística e distribuição de mercadorias, garantindo um processo mais eficiente e seguro.

Assim, ao longo da graduação, é interessante que o aluno procure conhecer as diferentes áreas nas quais poderá atuar futuramente.

Procurar estágios em escritórios de engenharia ou em empresas é uma excelente maneira de adquirir experiência e conhecer melhor seu perfil profissional na prática.

Como é o mercado de trabalho para um engenheiro de produção?

Os cursos de engenharia estão entre as formações mais procuradas por estudantes em época de vestibular, tanto por contarem com uma grande diversidade de ramos quanto pela valorização de profissionais da área do mercado de trabalho.

Embora se trate de um campo muito popular e que atrai uma grande quantidade de pessoas, também é preciso ter em mente que esse conjunto de estudantes se distribui entre diversas especialidades, o que significa que a demanda por novos profissionais continua sendo uma realidade no cenário brasileiro.

Cada vez mais as empresas contam com o engenheiro de produção para mineração, tratamento e aplicação de grandes dados (data mining), nas mais diversas áreas como varejo, publicidade, mídias sociais e serviços. 

Para o engenheiro de produção, especificamente, a formação multidisciplinar traz vantagens como a possibilidade de atuar em muitos segmentos, executando atividades bastante variadas.

Assim, é bastante comum que o estudante encontre excelentes oportunidades desde a graduação, por meio de estágios em indústrias e empresas do ramo.

Após a formação, o egresso tem a possibilidade de atuar em diferentes esferas, incluindo o setor público e o privado.

No primeiro, suas atribuições costumam estar relacionadas à elaboração e condução de projetos, que podem ser de ordem municipal, estadual ou federal.

Além disso, também há órgãos de fiscalização nos quais o engenheiro de produção pode encontrar ótimas oportunidades de atuação.

No setor privado, as oportunidades de emprego incluem o monitoramento de atividades que passam por todas as etapas de produção da indústria, desde o planejamento e gerenciamento de projetos até sua execução.

Com uma demanda crescente por profissionais com os conhecimentos necessários para otimizar processos e reduzir custos, também é possível encontrar excelentes oportunidades fora do país, como no caso de multinacionais presentes no Brasil, mas que possuem sede no exterior.

Nesse sentido, o mercado de trabalho está repleto de possibilidades que podem contribuir com a construção de uma carreira sólida e promissora desde o ensino superior.

Saiba como funciona o curso de Engenharia de Produção da Ulbra

Para aproveitar as oportunidades que o mercado de trabalho oferece, todo engenheiro de produção deve investir em uma formação acadêmica de qualidade.

A Ulbra, Universidade Luterana do Brasil, oferece o curso de Engenharia de Produção nas modalidades presencial e EAD, para que o estudante opte por aquela que melhor atende às suas necessidades.

Em ambos os modelos de ensino, o aluno tem acesso a uma formação completa e multidisciplinar, que permite adquirir conhecimentos técnicos da área e se preparar para as diversas possibilidades de atuação que ela oferece.

Algumas das disciplinas do curso de Engenharia de Produção da Ulbra são:

  • Algoritmos e Programação,
  • Gestão de Projetos,
  • Sistemas Avançados de Produção,
  • Ciência, Inovação e Empreendedorismo,
  • Segurança no Trabalho, Acessibilidade e Ambiente,
  • Processos de Manufatura,
  • Desenvolvimento de Produto,
  • Inteligência Artificial para Produção,
  • Gestão de Pessoas.

Qual o salário de um engenheiro de produção?

Um engenheiro de produção desempenha funções de grande importância para a indústria e para as empresas em geral. Assim, a remuneração dos cargos ocupados na área condiz com a relevância de sua atuação.

O piso salarial desse profissional para 8h de trabalho é de R$ 10.908,00

No entanto, é importante notar que a diversidade de cargos ocupados por engenheiros com essa formação pode levar a variações em sua remuneração.

Entre o setor público e o privado, por exemplo, podem ocorrer mudanças significativas, assim como acontece de uma empresa para outra.

Quer se preparar para o mercado de trabalho e construir uma carreira de sucesso? Fazer a sua matrícula na Ulbra é o primeiro passo para alcançar essa meta!

Visite nosso site e confira mais informações sobre os cursos disponíveis, processos seletivos e nossos polos credenciados.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!