Veja como montar um plano de carreira na área jurídica
A montagem de um plano de carreira na área jurídica é uma excelente forma de avaliar as possibilidades e organizar os caminhos a serem percorridos para conquistar o seu espaço no mercado profissional.
Essa área se desdobra em muitas oportunidades, cada qual com características próprias e caminhos diferenciados.
A formação no Curso de Direito possibilita que uma pessoa possa desenvolver muitas atividades profissionais, das quais destacamos:
- advogado,
- procurador,
- promotor de justiça,
- defensor público,
- juiz,
- desembargador,
- delegado,
- etc.
Além disso, o Direito se divide em especialidades, portanto, envolve estudos e conhecimentos em outras áreas.
O fato é que como qualquer outro segmento de trabalho, é preciso dedicação, esforço e competência para realizar as tarefas com qualidade e conquistar o seu espaço.
Desenvolver um plano de carreira é uma maneira inteligente de organizar as atividades que precisam ser desenvolvidas para que os objetivos sejam alcançados.
Isso significa conhecer o mercado em que se deseja atuar e optar por ações que colaborem de forma efetiva no alcance daquilo que se deseja.
Neste post, daremos dicas importantes de como desenvolver um bom planejamento e facilitar os processos para a sua ascendência profissional. Continue lendo e conheça detalhes a respeito!
O que é um plano de carreira?
O plano de carreira consiste na definição de objetivos e metas a serem conquistados no aspecto profissional e o detalhamento do que precisa ser feito para se obter sucesso.
A partir da definição do que se deseja em termos profissionais, é preciso saber quais são os caminhos que possibilitam a chegada a esse destino.
De acordo com Peter Drucker, reconhecido mundialmente como o pai da administração moderna: “A melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo.”.
Criar o futuro parte da necessidade de:
- avaliar as oportunidades,
- conhecer os caminhos,
- planejar,
- desenvolver ações,
- focar nos objetivos,
- conquistar seu espaço.
O plano de carreira consiste em buscar esses objetivos de forma organizada e sabendo exatamente aquilo que precisa ser realizado, portanto, concordando com a afirmação de Drucker, trata-se de criar o futuro.
A importância do plano de carreira na área jurídica
Na área jurídica, o plano de carreira é ainda mais importante, pois como já mencionado, são muitas as possibilidades existentes.
O ideal na vida profissional é desenvolver as atividades com prazer, alegria e satisfação, ou seja, é fazer aquilo que se gosta.
A falta de planejamento dificulta essa situação, uma vez que sem um direcionamento, torna-se praticamente impossível alcançar o que se deseja.
Deixar acontecer é desconsiderar que é perfeitamente possível criar o seu futuro e buscar pela realização dos seus sonhos, portanto, o planejamento é imprescindível para aquele que deseja alcançar boas oportunidades, trabalhando naquilo que lhe traz satisfação.
Dicas de como fazer um plano de carreira
Voltando a atenção para a área jurídica, apresentamos o que você precisa fazer para ter sucesso no desenvolvimento do seu plano de carreira:
Conheça as áreas do mercado jurídica
Como já vimos anteriormente, são muitas as possibilidades existentes no mercado jurídico, portanto, a primeira ação a ser tomada é avaliar cada uma delas.
Além de verificar qual a sua preferência em termos de atividades, vale a pena avaliar os ramos do Direito, como, por exemplo:
- constitucional,
- administrativo,
- tributário,
- econômico,
- processual,
- criminal,
- internacional,
- do trabalho,
- civil,
- empresarial,
- etc.
Observe também que novas oportunidades surgem, especialmente no que se refere a novas demandas, tais como: Direito Digital, Ambiental e de Compliance.
Conhecer essas possibilidades ajudará você a tomar a melhor decisão para a sua carreira, onde em determinado momento será preciso aprender um novo idioma, preparar-se para um concurso público ou ainda se especializar em determinado assunto.
Defina suas preferências
A partir do estudo realizado com relação às oportunidades existentes, é hora de definir as suas preferências.
Não considere apenas as possibilidades salariais nessa decisão, pois, normalmente, os melhores profissionais são aqueles que gostam do que fazem, situação que possibilita o atingimento de rendimentos acima da média.
Lembre-se que essa decisão irá influenciar significativamente a sua qualidade de vida, portanto, procure por aquilo que você gosta, associado a uma boa demanda de mercado.
Tenha objetivos de curto, médio e longo prazo
Definida a área em que deseja atuar, é hora de desenvolver os objetivos a serem conquistados.
Uma maneira eficiente para isso é defini-los de acordo com os prazos:
Curto prazo
Os objetivos de curto prazo são aqueles que envolvem um tempo entre 1 e 2 anos, como, por exemplo:
- ingressar em um Curso de Direito,
- buscar por alguma oportunidade profissional em uma organização ligada a área de interesse,
- eleger leituras que possam ajudá-lo a compreender melhor a área.
Médio prazo
Os objetivos a serem conquistados entre 3 e 9 anos são considerados de médio prazo.
Nesse caso, podem estar entre os objetivos a serem conquistados:
- desenvolvimento de um estágio na área escolhida,
- formação no Curso de Direito,
- aprovação no exame da OAB,
- aprovação em um concurso público,
- expansão da rede de relacionamentos.
Longo prazo
Por fim, chegamos aos objetivos do plano de carreira de longo prazo, ou seja, aqueles voltados para daqui há 10 anos. Como exemplos:
- consolidar-se como referência na área de atuação,
- montar o escritório de advocacia,
- alcançar o nível de gerenciamento da área em uma grande corporação.
Capacite-se
Em paralelo à definição dos objetivos a serem conquistados, é fundamental entender que a capacitação constante faz parte da vida dos profissionais que definem a área do Direito como seu projeto de vida.
Isso significa estudar e buscar pelo aprimoramento profissional, conhecendo novas áreas e desenvolvendo especializações.
Para isso, é preciso pensar em cursos como a graduação de Direito ou ainda o Curso Superior em Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notariais, que tem duração de 4 semestres e capacita o profissional para atuar na área.
Além disso, é importante continuar se aperfeiçoando por meio de cursos de pós-graduação que complementam a base de conhecimento nas áreas escolhidas.
Como se observa, é preciso de algum esforço no desenvolvimento de um plano de carreira na área jurídica, no entanto, ele será o norteador das ações que precisam ser tomadas para os objetivos serem atingidos.
Também é importante estar atento a possíveis mudanças de rumo, ou seja, o próprio tempo muitas vezes acaba apresentando oportunidades e novidades que podem ser do seu interesse.
Para tanto, esteja disposto a fazer revisões e, se for o caso, mudar os planos.
Busque sempre por caminhos que permitirão a conquista da excelência, a alegria de poder desenvolver trabalhos com qualidade e que possam conferir um bom retorno financeiro, profissional e pessoal.
Se você deseja começar bem o seu planejamento, conheça o Curso de Direito e o Curso Superior em Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notariais da Ulbra e saiba como podemos contribuir para o sucesso da sua caminhada profissional!
Publicado em 23 de outubro de 2024, por Equipe Ulbra