• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Curiosidades sobre o Curso de Enfermagem

Junho 2, 2022

Curiosidades sobre o Curso de Enfermagem - Blog da Ulbra
7:07

A área de enfermagem é procurada por muitos estudantes por conta de suas grandes contribuições à sociedade no setor da saúde.

Trata-se de uma carreira que apresenta diversas possibilidades de atuação e a oportunidade de fazer uma grande diferença na vida das pessoas.

Neste post, contamos algumas curiosidades sobre a área de enfermagem que vão conquistar os interessados no ramo. Confira!

Curiosidades sobre o Curso de Enfermagem

De maneira geral, todos sabemos da importância do Curso de Enfermagem para o bom funcionamento do setor da saúde,

Esses profissionais contribuem em diversos procedimentos médicos e possuem atuação conjunta com a equipe multidisciplinar, além do acompanhamento dos pacientes.

Por outro lado, há algumas curiosidades que muitos não conhecem e que mostram alguns dos aspectos que fazem dela uma área tão interessante. 

Origem do termo enfermeiro

A etimologia é uma ciência que estuda a origem das palavras que compõem nossa língua.

Muitas vezes, ela auxilia na compreensão do significado original de um termo, que hoje é utilizado em outros contextos.

No caso da palavra “enfermeiro”, por exemplo, podemos encontrar a origem do seu equivalente em inglês, nurse, no latim.

Acredita-se que a palavra tenha se desenvolvido a partir do verbo nutrire, que significa nutrir ou criar.

Assim, desde a criação dos termos que nomeiam a profissão, a ideia de cuidado está presente na área.

Categoria mais numerosa na área da saúde

Um indício da grande necessidade de profissionais dessa área no setor da saúde é sua presença massiva entre os trabalhadores desse ramo.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, entre as 3,5 milhões de pessoas que trabalham no meio, cerca da metade atua na área da enfermagem.

Assim, o grupo corresponde à categoria mais numerosa desse setor, visto que há uma grande demanda do seu trabalho em diversos segmentos.

Da mesma forma, durante a pandemia da Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alegou que eram necessários mais profissionais da área no combate à nova ameaça, reforçando a importância dos enfermeiros na linha de frente contra diversas doenças.

Isso mostra que, embora já sejam maioria no setor da saúde, cada vez mais os enfermeiros se fazem imprescindíveis para a manutenção do bem-estar da população.

Há diferentes níveis de atuação

A primeira faculdade de enfermagem surgiu em 1860, em Londres, motivada pela atuação de Florence Nightingale, uma jovem que auxiliou nos cuidados médicos necessários durante um conflito entre a Rússia e a Turquia.

Sua participação nesse cenário teve uma contribuição relevante para a vida das pessoas envolvidas na batalha, levando ao reconhecimento que lhe deu o título de criadora da enfermagem moderna.

Desde então, já se passaram mais de 150 anos, que trouxeram muitas mudanças para o mundo e geraram novas necessidades por parte da população.

Por isso, essa área tem se atualizado constantemente, acompanhando não apenas os avanços tecnológicos, mas também as alterações da sociedade.

Isso resultou em diferentes níveis de atuação entre os quais o profissional pode optar conforme seus maiores interesses e objetivos.

Quais áreas da Enfermagem são promissoras?

O Curso de Enfermagem no ensino superior deve atender às demandas do setor da saúde, formando profissionais capacitados para os seus diversos segmentos.

Contudo, ao concluir a graduação e ingressar no mercado de trabalho, o enfermeiro dispõe de autonomia para escolher o ramo que mais lhe agrada.

Embora a área como um todo se mostre promissora, alguns de seus níveis de atuação tem se destacado nesse cenário.

Enfermagem estética

Muitas pessoas ingressam nesse curso superior com o objetivo de seguir uma carreira que seja capaz de gerar um impacto na vida das pessoas.

Uma das maneiras de fazer isso é a enfermagem estética, que tem como finalidade ajudar os pacientes a alcançarem a melhor versão de si mesmos.

Questões ligadas à aparência afetam nosso bem-estar emocional e psicológico, sendo fatores de grande relevância para a maneira como vivemos.

O enfermeiro pode atuar nesse ramo através do atendimento clínico que é voltado para procedimentos como dermopigmentação, vacuoterapia, drenagem linfática e vários outros.

Esses são processos cada vez mais procurados e é preciso contar com profissionais muito bem qualificados para garantir seu sucesso.

Quem se interessa pela área deve procurar cursos de pós-graduação ou tecnólogos, para obter uma formação complementar voltada à estética.

Enfermagem home care

A expectativa de vida do ser humano, e do brasileiro, em particular, tem aumentado gradativamente com o passar dos anos.

Esse é um dado positivo, que traz mais tranquilidade a muitos, mas também envolve certas complicações.

Com o crescimento do número de idosos, também surge uma demanda maior de serviços voltados a esse público, como é o caso do home care, o atendimento a domicílio.

A idade avançada é um dos fatores responsáveis pela perda de mobilidade, que dificulta a ida a hospitais e centros de saúde, fazendo com que seja necessário levar o atendimento ao paciente.

Outros casos envolvem condições impostas por deficiências, tornando-se imprescindível encontrar uma maneira de levar o profissional da saúde até a pessoa.

Nesse cenário, ganha destaque a enfermagem home care, destinada justamente a esse tipo de situação, em que um paciente precisa de atendimento especializado em seu próprio lar, podendo ser empreendedor direto ou atuar como enfermeiro assistencial.

Enfermagem obstétrica

Se o objetivo do profissional é causar um impacto positivo na vida de alguém, a enfermagem obstétrica logo entra em cena.

Nessa área, os enfermeiros atuam nos cuidados com a saúde de gestantes e de recém-nascidos, participando do momento mais importante da vida de uma pessoa.

Algumas atividades que podem ser exercidas nesse ramo incluem o acompanhamento durante o pré-natal, assim como o próprio trabalho de parto e a recuperação que vem em seguida.

Se houver autorização por parte do Ministério da Saúde, esse profissional pode ser o responsável pela realização do parto, desde que não haja intervenção cirúrgica.

Sendo assim, é uma área fértil para o contato com práticas naturais e humanizadas, cada vez mais procuradas pelas gestantes.

Se interessou por essa área tão importante e suas possibilidades de atuação? Então, está na hora de conhecer o Curso de Enfermagem da Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Com polos credenciados em diversas regiões, temos a infraestrutura necessária para fazer de você um profissional extremamente qualificado e preparado para mudar vidas.

Acesse nosso site para conferir mais informações a respeito de processos seletivos e descontos nas mensalidades.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!