Curso de Enfermagem é na Ulbra!
Dicas de carreira

Curso de Enfermagem é na Ulbra!

O Curso de Enfermagem prepara profissionais atenciosos e dedicados ao cuidado e ao tratamento de seus pacientes, participando de diversos procedimentos conduzidos no setor da saúde.

De acordo com dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca da metade dos 3,5 milhões de trabalhadores que atuam no segmento da saúde do país são da área de enfermagem.

Assim, os profissionais do ramo representam grande parte dos ambientes em que atuam, tendo em vista sua relevância para o bom funcionamento dos procedimentos desenvolvidos nesses espaços.

Para saber mais sobre o Curso de Enfermagem da Ulbra e conhecer mais informações a respeito dessa área tão importante, continue a leitura!

Vale a pena ser enfermeiro?

Escolher um curso de graduação é uma tarefa muito importante, uma vez que é preciso levar em conta tanto o próprio interesse quanto as oportunidades oferecidas pela área em que se decide ingressar.

Afinal, embora o interesse seja o ponto de partida, é importante compreender se o campo de estudo oferece áreas de atuação frutíferas e vantajosas para o graduado, tanto financeiramente quanto para sua realização profissional.

Dessa maneira, antes de tomar uma decisão, é fundamental se informar e conhecer os principais aspectos do ramo que se deseja estudar e suas possibilidades profissionais.

Por isso, há informações que são essenciais para todo estudante interessado no Curso de Enfermagem. 

Média salarial

A média salarial oferecida ao profissional formado no Curso de Enfermagem é um dos fatores que pode motivar o interessado na área a ingressar nela efetivamente.

Possuir interesse pelas atividades desenvolvidas em uma área é fundamental para a escolha de uma formação que traga satisfação profissional e pessoal, garantindo que o graduado esteja contente com sua escolha.

No entanto, a valorização da profissão escolhida no mercado de trabalho é também um fator a ser considerado, uma vez que é esse aspecto que permite viver em condições que promovem mais conforto e bem-estar.

Segundo dados disponibilizados pela página Quero Bolsa, o salário médio de um enfermeiro no Brasil é de cerca de R$ 3.136,50.

No entanto, é essencial ter em mente que uma média geral não transparece a realidade de cada função que pode ser exercida pelo profissional formado no Curso de Enfermagem, uma vez que as áreas de atuação disponíveis são bastante diversificadas.

Assim, de um município para outro, bem como entre diferentes instituições, os salários podem variar e apresentar valores distintos.

Além disso, embora essa seja a média salarial de um enfermeiro no Brasil, há outras funções que podem ser exercidas pelo profissional graduado no Curso de Enfermagem, as quais oferecem remunerações distintas a serem analisadas.

Mercado de trabalho

A grande presença de profissionais da área de enfermagem entre os trabalhadores do setor da saúde mostram a importância da sua atuação, necessária para a realização e condução de diversos procedimentos em diferentes ambientes

Assim, o mercado de trabalho se mostra promissor para aqueles que pretendem ingressar na área, oferecendo diversas possibilidades de atuação e contando com uma grande demanda de profissionais do ramo.

Historicamente, enfermeiros estão presentes nas linhas de frente de combate a epidemias e pandemias, como foi o caso recente da Covid-19, que demonstrou a importância de profissionais qualificados no ramo para atuarem em momentos de urgência na saúde pública.

Nesse sentido, um relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda aponta um déficit de 6 milhões de profissionais da enfermagem no mundo, colocando em pauta a importância dessas pessoas para a manutenção da saúde da população.

Ainda assim, nesse cenário, é importante ter em mente a importância das especializações para alcançar bons cargos, salários e ocupar posições em bons ambientes de trabalho.

Tanto no setor público quanto privado, o profissional formado pelo Curso de Enfermagem pode desempenhar funções diversas e, com o auxílio de especializações, é possível concentrar suas atividades naquelas que forem de seu maior interesse.

Para isso, é fundamental que, durante a escolha do curso, o estudante procure também por uma instituição de ensino que ofereça uma educação abrangente, que prepare seus alunos para as amplas possibilidades estabelecidas pelo mercado de trabalho.

Assim, conferir a grade curricular do curso pode ser uma boa maneira de verificar se são contemplados aspectos essenciais, como Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Humanas e Sociais, além dos próprios Fundamentos da Enfermagem, que conduzem as atividades exercidas na área.

Áreas de atuação

Além dos conhecimentos técnicos adquiridos na graduação, é importante que no Curso de Enfermagem o estudante compreenda quais são suas possibilidades de atuação na área após se formar.

Embora as opções mais convencionais sejam a atuação em hospitais e clínicas, o graduado pode optar por outros tipos de atividades nas quais o enfermeiro é igualmente importante.

Nos ambientes mais convencionais, as funções do profissional são voltadas para procedimentos como realizar a triagem, preencher prontuários, coletar exames, dar medicamentos e estar atento ao estado de saúde dos seus pacientes.

Já em áreas como a de assistência domiciliar, o enfermeiro estará presente na residência do próprio paciente, que pode ser alguém que recebeu alta recentemente, por exemplo, e necessita de cuidados mais específicos e frequentes.

Além disso, também pode desenvolver o acompanhamento de idosos ou pessoas com deficiência, atendendo às necessidades que apresentarem em seu dia a dia.

Outra área importante a ser conhecida pelo estudante de um Curso de Enfermagem é a enfermagem do trabalho.

Nesse caso, o graduado deverá atuar no ambiente de empresas ou instituições, prestando atendimentos ambulatoriais aos trabalhadores que frequentam tal espaço, além de atuar na prevenção da saúde e dar orientações de primeiros socorros.

Por fim, o ambiente da academia também se coloca como uma opção para o profissional que deseja continuar desenvolvendo seus estudos na área, tanto desenvolvendo pesquisas quanto dando aulas no Curso de Enfermagem.

Trata-se de um campo de atuação extremamente importante, visto que é responsável pelos avanços trazidos à área e também pela formação de futuros profissionais do ramo.

Matricule-se agora!

Para garantir uma formação de qualidade e que traga tudo aquilo que você precisa para ser um excelente profissional dessa área, conheça o Curso de Enfermagem da Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Além de contar com a infraestrutura necessária para formar profissionais qualificados e capacitados para o mercado de trabalho, a Ulbra oferece o curso também no período noturno, garantindo que você possa escolher o horário que melhor se adaptar à sua rotina.

Assim, a partir do fim de maio de 2022 já será possível se matricular no Curso de Enfermagem da Ulbra no período noturno e aproveitar todos os benefícios que essa formação tem a oferecer.

Para conferir mais informações a respeito de processos seletivos e descontos nas mensalidades, acesse nosso site.

Publicado em 16 de junho de 2022, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin