• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Grade curricular de Fisioterapia: quais as principais matérias?

Maio 26, 2022

Grade curricular de Fisioterapia: quais as principais matérias?
6:33

A grade curricular de Fisioterapia revela muito sobre a organização, da mesma forma que mostra a qualidade do ensino e o potencial da instituição que oferece e administra a formação.

Apesar de as instituições de ensino superior serem obrigadas a cumprir com critérios e recomendações estabelecidos pelo MEC, cada universidade do país define a sua metodologia e abordagem em suas formações, norteadas pelas orientações do Ministério.

Por isso, um mesmo curso pode apresentar uma grade curricular diferente entre uma faculdade e outra. 

A composição vai depender de toda a estruturação e do projeto pedagógico trabalhado pela universidade, o que geralmente se caracteriza em um diferencial entre um estabelecimento de ensino e outro.

Um desenvolvimento em Fisioterapia deve oferecer mais do que possibilidades para o aluno atuar na reabilitação do seu paciente, ela precisa também dar uma base sólida para que ele auxilie na promoção, prevenção e educação em saúde.

A instituição precisa promover o conhecimento, incentivar a pesquisa e possibilitar a prática de tudo que foi aprendido e compreendido. Nesse sentido, o conjunto da grade curricular faz toda a diferença. 

Quer conhecer algumas das principais matérias que envolvem a grade curricular de Fisioterapia do curso da Ulbra? Continue a leitura e confira.

Principais matérias da grade curricular de Fisioterapia

A grade curricular de Fisioterapia tem papel fundamental na avaliação do ensino superior do MEC, já que os estudantes precisam prestar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Por isso, instituições comprometidas com o seu desempenho e qualidade do estudo investem e oferecem aos alunos projetos e propostas pedagógicas modernas, atualizadas e inovadoras, que contemplem as necessidades atuais do mercado.

Dessa forma, uma equipe altamente capacitada e experiente, norteada pelas diretrizes do MEC, define as próprias estratégias pedagógicas e metodologias de ensino da instituição, para organizar a grade curricular do curso de Fisioterapia.

Grades de Fisioterapia

A grade curricular de Fisioterapia consiste na organização de todas as matérias que o aluno terá no decorrer da sua formação.

De forma geral, ela é formada por:

  • disciplinas obrigatórias estabelecidas pelo MEC para todo fisioterapeuta,
  • matérias optativas, 
  • atividades complementares,
  • estágios.

Abaixo, apresentamos para você algumas das principais matérias do curso de Fisioterapia.

São elas:

Estágios

Embora os estágios não sejam considerados matérias, eles são partes integrantes obrigatórias e essenciais no projeto pedagógico de uma formação profissional. 

Somente a partir da prática e da vivência o formando adquire segurança e experiência para iniciar a sua vida profissional.

Existe um número obrigatório de horas de estágio a ser definido pela instituição com aprovação prévia do MEC. 

Em especial, os alunos do curso de Fisioterapia da Ulbra têm a oportunidade de experienciar e praticar o estágio em:

  • Fisioterapia Hospitalar I e II,
  • Fisioterapia na Saúde Coletiva I e II,
  • Fisioterapia Ambulatorial I e II.

Os estágios da ULBRA ocorrem na Clínica-Escola de Fisioterapia da Ulbra, em Hospital e Unidade Básica de Saúde, por exemplo, onde o aluno tem a oportunidade de aplicar o seu conhecimento em prol da comunidade que procura pelos diversos serviços prestados nos locais.

Anatomia

Trata-se de uma disciplina inicial do curso, mas muito usada em todo o decorrer do Curso de Fisioterapia, por isso ela é a base para a formação do profissional.

É importante lembrar que como a Fisioterapia visa prevenir, tratar, e reabilitar os movimentos do corpo, essa é a especialidade que mais trabalha todas as estruturas do organismo.

Por isso, a anatomia está entre uma das principais matérias da grade curricular de Fisioterapia, com destaque para:

  • anatomofisiologia,
  • anatomia neuromuscular,
  • anatomia palpatória.

Bioética e Biossegurança

A bioética e a biossegurança são temas que envolvem todas as profissões, principalmente os pertencentes à área da saúde, em especial os fisioterapeutas, que estão mais comprometidos com o respeito, a dignidade e a segurança dos seus pacientes.

Por isso, essa é uma das disciplinas indispensáveis na grade curricular de Fisioterapia.

Todo profissional precisa estar consciente do que pode e deve fazer no exercício da sua profissão, seja ela executada em um consultório particular, hospital, clínica, spa, centro esportivo, etc.

Da mesma forma que ele deve ter ciência das normas que regulamentam e garantem a segurança do exercício do seu trabalho para ele e para o paciente.

Disciplinas específicas da Fisioterapia, relacionadas às especialidades da profissão

A Fisioterapia é uma das profissões mais requisitadas no mercado atualmente, ela engloba várias especialidades.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconhece 15 especialidades na área.

No Curso de Fisioterapia da Ulbra, o aluno terá na grade curricular as principais delas, por exemplo:

  • Fisioterapia em traumato-ortopedia,
  • Fisioterapia em saúde coletiva,
  • Fisioterapia pneumofuncional e terapia intensiva,
  • Fisioterapia neurofuncional,
  • Fisioterapia esportiva e de urgência,
  • Fisioterapia aquática,
  • Fisioterapia cardiorrespiratória,
  • Fisioterapia na saúde feminina e masculina,
  • Fisioterapia em gerontologia.

E muito mais!

Clicando aqui você pode acompanhar as mais de 40 matérias que compõem a grade curricular de Fisioterapia e fazem do curso da Ulbra um dos mais procurados pelos universitários.

Além disso, oferecemos inovação na metodologia, com o sistema híbrido de ensino, disponibilizando os mais modernos ambientes online e presencial para as aulas, contando com uma equipe de docentes altamente capacitada e experiente.

Destacamos também que, considerando a importância e a necessidade das atividades complementares, elas têm destaque na grade curricular de Fisioterapia. 

Só a partir delas é que o aluno consegue compreender e empregar os conhecimentos obtidos e preparar-se para o exercício da profissão.

Agora que você conheceu as principais matérias da grade curricular do curso de Fisioterapia da Ulbra, entre em contato e saiba como realizar a sua matrícula, para se formar em uma das profissões que mais cresce atualmente.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!