• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Confira a grade curricular do curso de Agronomia da Ulbra!

Junho 28, 2022

Confira a grade curricular do curso de Agronomia da Ulbra!
7:24

O setor agropecuário passou por mudanças significativas nos últimos anos, especialmente em decorrência da evolução da tecnologia, fazendo com que o curso de Agronomia tivesse de acompanhar essas mudanças.

Nesse sentido, é interessante que o estudante interessado na área compreenda quais são os eixos que estruturam a formação do futuro profissional, garantindo que a instituição escolhida seja capaz de prover os conhecimentos necessários para o mercado de trabalho.

Para saber mais sobre o curso de Agronomia, sua grade curricular e outras informações sobre a formação, continue a leitura!

Quanto tempo dura o curso de Agronomia?

O curso de Agronomia, além de ser uma formação de nível superior, corresponde a uma graduação e, portanto, confere ao estudante o título de bacharel.

A modalidade difere de outros tipos de formação superior, como é o caso dos cursos tecnólogos, que têm menor duração e contam com conteúdos voltados para a atuação direta no mercado de trabalho de agronomia.

Sendo assim, há uma duração média dentro da qual a habilitação costuma ser concluída, que corresponde a um período de cerca de 10 semestres, totalizando 5 anos de formação, caso seja concluída no prazo mínimo.

Esse período corresponde ao intervalo de tempo necessário para que o estudante receba todo o conhecimento de que precisará ao entrar no mercado de trabalho, tanto aqueles específicos da área quanto os mais gerais que dizem respeito à atuação de todo profissional.

Além disso, esse é o tempo necessário para que o estudante desenvolva as etapas necessárias para concluir sua graduação, tais como o estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Cabe ressaltar que todas as etapas presentes na grade curricular do curso de Agronomia são essenciais para a formação do profissional, garantindo uma atuação eficiente e de qualidade em um dos setores mais importantes para a economia do país.

É possível realizar de forma híbrida?

Cada vez mais, os cursos híbridos se mostram uma tendência para o setor educacional, especialmente no cenário em que se encontra o mundo após a pandemia da Covid-19.

A educação a distância já crescia no Brasil há algum tempo, com a aplicação de tecnologias cada vez mais eficientes, as quais permitem uma comunicação mais eficaz entre estudantes e corpo docente.

Durante a pandemia e o período de isolamento social, houve a necessidade de conduzir atividades cotidianas como trabalho e estudo de maneira online, o que contribuiu para a familiarização de diversos estudantes com o ambiente virtual.

Ainda assim, a interação entre estudantes e professores é fundamental para que o aluno se sinta orientado em seus estudos e engajado na realização de suas tarefas.

Por isso, a modalidade híbrida tem se popularizado cada vez mais, trazendo vantagens do contato mais direto com o corpo docente em conjunto com os benefícios proporcionados pelo mundo digital.

No caso do curso de Agronomia, não é diferente. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são o local em que ocorrem as interações entre estudantes, o acesso aos materiais disponibilizados pelo corpo docente e a realização de atividades avaliativas.

Além dos momentos de atividades assíncronas, nos quais o aluno desenvolve seus estudos nos horários que forem mais adequados para a sua rotina, há também os momentos síncronos, em que a turma encontra o professor em um ambiente online para aulas ao vivo.

Dessa maneira, são mantidos fatores como flexibilidade, praticidade e liberdade, que fazem parte da rotina do estudante que opta por modalidades online.

Por outro lado, ocorrem também momentos propícios para tirar dúvidas, discutir assuntos importantes do conteúdo e entrar em contato com o restante da turma.

Confira as matérias da grade curricular

O curso de Agronomia deve preparar um profissional que esteja apto a atuar em diversas áreas, participando de procedimentos variados, como o cultivo e o preparo do solo, além dos processos realizados com os produtos que ali são gerados, tais como sua colheita, armazenamento e distribuição.

Além disso, a forte interação do setor com a pecuária faz com que seja necessário um conhecimento básico sobre as atividades desenvolvidas nessa área, adquirido em disciplinas como Nutrição Animal e também Manejo de Animais de Produção.

Desse modo, o profissional formado no curso de Agronomia saberá conduzir a criação, alimentação e reprodução de diferentes espécies de animais.

Em contrapartida, há as disciplinas que costumam ser associadas à área propriamente dita, tais como Estudo das Cadeias Produtivas do Agronegócio, Produção e Tecnologia de Sementes e Mudas ou ainda Plantas de Lavoura.

Cabe ressaltar a presença de áreas como a matemática, a química e a biologia no curso de Agronomia, uma vez que o engenheiro agrônomo deve ser capaz de analisar dados e fazer projeções para o futuro, contribuindo com a melhoria dos procedimentos que realiza.

Há, ainda, conteúdos que auxiliam na formação de um profissional mais familiarizado com o mercado de trabalho e as exigências desse meio, como o desenvolvimento de algumas habilidades importantes no dia a dia de uma profissão.

Alguns exemplos de disciplinas como essa são a de Ciência, Inovação e Empreendedorismo, além Introdução a Agronomia e Ética Profissional.

Para conhecer mais a respeito da grade curricular da formação, você pode conferir a página do curso de Agronomia da Ulbra.

Posso atuar em que áreas?

Felizmente, o mercado de trabalho se mostra promissor para o estudante do curso de Agronomia, com um setor que cresce constantemente no Brasil.

Com as inovações trazidas pela forte presença da tecnologia, a área está aberta para a inserção de profissionais com conhecimentos atualizados e que conheçam a atual realidade dos procedimentos desenvolvidos no ramo.

Assim, tanto o setor público quanto o privado contam com oportunidades em áreas de atuação como:

  • gestão rural,
  • vigilância sanitária,
  • indústria de alimentos,
  • ensino,
  • pesquisa.

Além disso, posteriormente, é possível procurar outras possibilidades de estudo na área, através de especializações que visem a atualização do setor, pautando questões como um desenvolvimento mais sustentável no segmento do agronegócio.

Para que o estudante do curso de Agronomia possa aproveitar as oportunidades profissionais que a graduação lhe oferece, é fundamental que realize sua formação em uma instituição de ensino de qualidade.

Esse fator faz toda a diferença, proporcionando ao graduando os conhecimentos necessários para desenvolver atividades no ramo pelo qual possuir mais interesse.

Está interessado no curso de Agronomia? Na Ulbra tem a opção presencial e híbrida. Então, você precisa conhecer a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Além desse curso, oferecemos muitos outros, nas modalidades EAD, presencial e híbrida, para que você escolha aquela que se adaptar melhor ao seu dia a dia.

Para conferir mais informações a respeito de processos seletivos, descontos nas mensalidades e nossos polos credenciados, acesse nossa página.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!