Curso híbrido de Agronomia na Ulbra: saiba tudo sobre!
Cursos híbridos

Curso híbrido de Agronomia na Ulbra: saiba tudo sobre!

O ensino híbrido tem se tornado uma opção cada vez mais procurada por estudantes de diversas formações, sendo também o caso do Curso de Agronomia.

Profissionais dessa área atuam em segmentos variados do agronegócio, portanto, devem passar por uma formação de qualidade que os prepare para as exigências do mercado de trabalho.

Unindo os aspectos positivos do ensino à distância e da educação presencial, os cursos híbridos proporcionam uma experiência inovadora e vantajosa para estudantes de diversas áreas.

Neste post, reunimos as informações que você precisa conhecer sobre o Curso de Agronomia em modalidade híbrida. Continue a leitura!

O que muda de um curso presencial de Agronomia para híbrido?

A formação em Agronomia pode ser realizada em diferentes modalidades, como ensino à distância, presencial ou híbrido.

Através de qualquer um desses modelos, é possível se tornar um profissional qualificado e de grande competência, preparado para atender às necessidades do mercado de trabalho.

No caso do curso presencial ou híbrido, podemos apontar semelhanças e diferenças.

Em ambos os casos, a matriz curricular contempla diversos aspectos necessários para a formação do profissional.

Com os avanços tecnológicos pelos quais a sociedade vem passando, assim como o crescente impacto ambiental que se observa no planeta, o cenário da área vem se transformando.

Hoje em dia, é necessário que um engenheiro-agrônomo conheça as tecnologias implementadas nas diversas áreas do agronegócio, bem como alternativas sustentáveis para os procedimentos e produtos mais tradicionais.

Assim, a graduação deve contar com disciplinas que tratem de assuntos básicos, como química, matemática e análise de dados, mas também temas de ordem social e ambiental.

Tanto na modalidade presencial quanto na híbrida, essa demanda é atendida pela matriz curricular do Curso de Agronomia, formando um engenheiro-agrônomo qualificado.

Quais os benefícios de se optar pelo modo híbrido?

Há algum tempo, o modelo híbrido tem se mostrado uma tendência crescente para o setor educacional.

O destaque teve início com as condições impostas pela pandemia, que exigiu medidas de proteção e distanciamento social, mas o tempo mostrou que esse tipo de ensino veio para ficar.

Muitos estudantes têm optado pela modalidade híbrida e esse crescimento é consequência das vantagens oferecidas por ela.

Os cursos online proporcionam mais praticidade e flexibilidade para os seus alunos, que podem optar pelos locais e cronogramas de estudo que atendem melhor às suas necessidades.

Trata-se de um ponto positivo para aqueles que possuem uma rotina corrida, seja por conta de uma carga de trabalho elevada ou dificuldade de locomoção.

O ensino presencial, no entanto, também apresenta benefícios próprios, como a interação em ambiente físico com membros do corpo docente e colegas de turma.

Por isso, a maior vantagem da graduação híbrida é que ela reúne em si o melhor de ambos os modelos, conciliando aulas online e encontros digitais síncronos de estudo.

Assim, o aluno tem sua carga horária distribuída entre esses dois momentos, que variam conforme a necessidade de cada formação.

Optar por um Curso de Agronomia em modalidade híbrida é uma maneira eficiente de criar um cronograma próprio e uma rotina mais flexível, mas sem deixar de lado o acompanhamento regular do professor.

Em qualquer área de atuação, o mercado de trabalho tem pedido cada vez mais por profissionais que tenham tanto o conhecimento técnico quanto habilidades comportamentais.

Por conta da liberdade que o estudante adquire nos cursos online, também é preciso desenvolver certa autonomia, disciplina, foco e resiliência.

Dessa maneira, trata-se de um período que proporciona essas habilidades ao aluno e futuro profissional.

Como funciona a modalidade híbrida do Curso de Agronomia?

O Curso de Agronomia consiste em mais uma das formações que pode se beneficiar com os pontos trazidos pela modalidade híbrida.

Os ambientes virtuais de aprendizagem levam ao estudante o conteúdo que deve ser estudado.

É nessas plataformas que ocorre a exposição dos assuntos trabalhados através de videoaulas e disponibilização de materiais para estudo.

O ambiente digital também é o local onde ocorrem muitas das atividades desenvolvidas pelos alunos, como é o caso da participação em fóruns de discussão e debate.

Em contrapartida, ocorrem também encontros síncronos, em que o estudante pode interagir com os professores das disciplinas e seus colegas de turma.

O ambiente físico da universidade também pode ser aproveitado para a realização de trabalhos em grupo e outros momentos de estudo, através dos polos credenciados da instituição.

Integrando ferramentas digitais mais modernas de ensino-aprendizado e um corpo docente altamente qualificado, a modalidade híbrida oferece ao aluno uma formação de grande qualidade.

Qual a grade curricular?

Um profissional da área de Agronomia deve estar apto a trabalhar em diversos meios.

No que diz respeito ao agronegócio, é preciso saber lidar com processos específicos, como preparo e cultivo do solo, colheita, armazenamento e distribuição dos produtos que ali são gerados.

A pecuária também é um dos componentes que deve ser conhecido pelo engenheiro-agrônomo, envolvendo atividades relacionadas à criação de animais, sua alimentação, reprodução e abate.

Além disso, é preciso saber administrar os processos de comercialização desses produtos, que passam por fases de industrialização e armazenamento.

Para isso, o estudante de Agronomia deve possuir conhecimentos de áreas mais amplas como a química, a biologia e a matemática, para depois aplicá-los aos processos envolvidos na área.

Assim, a grade curricular dessa formação integra diversos componentes, afunilando o conteúdo ao longo das disciplinas, de forma que as informações mais abrangentes recebam aplicação em diferentes assuntos.

Além de escolher o curso ideal, também é importante estar atento às particularidades da instituição escolhida.

Na Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil, o estudante recebe a formação de que necessita para se tornar um profissional altamente qualificado.

Além dos conhecimentos técnicos que são específicos, a graduação também oferece disciplinas voltadas para a atuação profissional no mercado de trabalho, como é o caso da matéria de Ciência, Inovação e Empreendedorismo.

Todo o processo de ensino-aprendizagem é promovido através de plataformas virtuais modernas e eficientes, além do contato com um corpo docente qualificado.

Interessou-se pela área de Agronomia? Venha fazer sua matrícula na graduação da Ulbra!

Visite nosso site e saiba detalhes acerca dos processos seletivos, descontos nas mensalidades e processos de matrícula.

Publicado em 29 de março de 2022, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin