• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

8 livros para estudantes de Direito

Fevereiro 28, 2023

8 livros para estudantes de Direito - Blog da Ulbra
7:10

Uma característica admirável dos estudantes de Direito é a leitura.

A maioria dos acadêmicos dessa área gosta muito de realizar pesquisas, buscar por novos conhecimentos e passar horas lendo os mais diversos tipos de livros.

Esse hábito, além de trazer grandes benefícios para a saúde mental e promover o bem-estar e a cultura, é indispensável para todo aquele que deseja fazer uma faculdade de Direito, pois as profissões ligadas a essa área exigem.

Os profissionais de Direito precisam ler muito e, especialmente, devem saber se expressar com qualidade, tanto verbalmente como através da escrita.

A leitura colabora bastante para que isso ocorra.

No entanto, diferente do que muitos pensam, não basta apenas se debruçar sobre livros técnicos ou legislação, pois muito se aprende através de outras obras que apresentam:

  • ficções,
  • biografias,
  • casos,
  • pesquisas,
  • opiniões.

Isso significa que se abre um horizonte de bons livros que podem colaborar para a formação acadêmica e ajudá-lo a compreender melhor os acontecimentos e históricos que envolvem essa apaixonante área.

Neste post, apresentaremos 8 livros que os estudantes de Direito precisam conhecer. Continue lendo e saiba detalhes a respeito de cada um deles!

Livros para estudantes de Direito

Vamos conhecer 8 livros que você precisa ler e que podem servir como material de consulta na medida em que os estudos vão avançando:

O Processo

O livro “O Processo” foi publicado em 1925 e é de autoria do tcheco Franz Kafka, considerado pela crítica como um dos mais influentes escritores do século XX.

A obra trata da prisão de um bancário que passa a responder por um processo sem ter a menor ideia do que efetivamente está sendo acusado.

Kafka aborda o absurdo existencial para apresentar situações que retratam o autoritarismo da Justiça e as consequências da submissão das instituições aos processos burocráticos. 

O personagem vive um autêntico pesadelo com consequências surreais que devem ser atendidas a partir de ordens desconexas emitidas pelos Tribunais.

Teoria da Norma Jurídica

O livro “Teoria da Norma Jurídica” é uma obra escrita pelo filósofo, político e professor italiano Norberto Bobbio.

A obra apresenta as diversas teorias sobre o conceito do Direito a partir de uma perspectiva normativista.

Outro ponto interessante é a abordagem e comparações das características e estrutura das normas jurídicas, considerando os diferentes períodos históricos.

Bobbio era formado em Direito e Filosofia pela Universidade de Turim e ainda hoje é considerado um mestre por estudiosos das mais diversas gerações e formações acadêmicas em todo o mundo.

Crime e Castigo

“Crime e Castigo” é mencionado como uma das maiores obras da literatura universal. 

Escrito pelo filósofo, jornalista e escritor russo Fiódor Dostoiévski, o livro conta a história de um homem que comete um assassinato em São Petesburgo (Rússia).

Movido pela vontade de fazer algo importante em sua vida, ele planeja e concretiza a morte de uma agiota.

O livro narra a maneira com que esse homem enxerga a sua ação e a partir da prisão de um inocente acusado como autor do crime ele se entrega às autoridades policiais.

O Enfermeiro 

Dentre os livros para estudantes de Direito que precisam ser lidos, é importante destacar esse clássico nacional.

Machado de Assis, um dos maiores autores brasileiros de todos os tempos, traz no seu livro “O Enfermeiro” a história de um homem que é contratado para cuidar de um coronel cheio de problemas e acostumado a maltratar seus empregados.

A trama se dá a partir de uma noite, onde um crime brutal acontece.

Vale a pena acompanhar as investigações e como Procópio, o enfermeiro, comporta-se a partir desse acontecimento.

Justiça

O livro “Justiça”, que tem como subtítulo “Como Fazer a Coisa Certa”, é uma obra do filósofo, escritor, professor universitário e palestrante norte-americano Michael Sandel.

Seu trabalho obteve o reconhecimento internacional, pois aborda temas polêmicos, tais como:

  • aborto,
  • protestos,
  • limites morais do mercado.

A base da obra é trazer reflexões sobre a moral, os deveres e os direitos sociais.

Dentre as questões abordadas, Sandel argumenta que a justiça não é autônoma (tese defendida por importantes pensadores), mas tem seus próprios objetivos.

Dos Delitos e das Penas

Uma obra que precisa ser lida por estudantes de Direito e que faz parte da história é o livro de Cesare Beccaria, um italiano que foi considerado o principal representante do iluminismo penal.

O livro “Dos Delitos e das Penas”, publicado em 1764, contestava a esfera punitiva do Direito na Europa.

Com base humanista, a obra traz reflexões acerca dos Direitos Humanos, a partir de temas como:

  • tortura,
  • pena de morte,
  • roubo,
  • prisão.

Essa obra é considerada como o guia e base do Direito penal moderno.

Coisas que ninguém conta a um estudante de direito

Pedro Paulo Manus, ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e sua filha, Ruth Olivier Manus, advogada e professora universitária, apresentam a quem está iniciando a sua caminhada o livro “Coisas que Ninguém Conta a um Estudante de Direito”.

Tratam-se de conselhos que certamente ajudarão os acadêmicos quando estiverem iniciando suas carreiras.

Informações valiosas podem ser adquiridas a partir dessas dicas, facilitando e possibilitando o entendimento de como funciona o dia a dia do profissional de Direito.

O Sol é para Todos

Por fim, chegamos à última indicação, porém, não menos importante, pois se trata de um clássico da literatura mundial. Estamos falando do romance “O Sol é para Todos”.

Desenvolvida pela escritora norte-americana Harper Lee, a obra levou a essa simpática senhora a conquistar o Prêmio Pulitzer de Ficção e a alcançar, desde 1965 (ano da publicação), vendas que ultrapassam 18 milhões de cópias.

O livro trata de temas como intolerância, preconceito e apresenta assuntos sérios, como estupro e desigualdade racial.

É uma ótima oportunidade para os estudantes de Direito que queiram refletir sobre a natureza humana, quando são abordados temas envolvendo:

  • inocência,
  • experiência,
  • bondade,
  • crueldade,
  • amor,
  • ódio.

Como se observa, nossas dicas são para todos os gostos, atendendo a questões técnicas e práticas do dia a dia do Direito, como também abordando temas que precisam ser analisados pelos futuros profissionais.

Além disso, apresenta momentos históricos e a visão de autoridades que merecem toda a atenção e estudo.

O Direito é sem dúvida um assunto apaixonante e que envolve todas as áreas da atividade humana.

Se você busca por um curso superior que possa projetar a sua vida e oportunizar uma carreira sólida e de sucesso, acesse nosso site e conheça detalhes de como a Ulbra oferece o que existe de melhor para quem deseja estudar e conquistar posições importantes em sua caminhada profissional!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!