• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Mercado de estética: onde o profissional graduado pode trabalhar?

Abril 18, 2023

Mercado de estética: onde o profissional graduado pode trabalhar?
7:00

O mercado de estética vem crescendo de forma significativa em todo o mundo, levando muitos estudantes a se interessarem por esse ramo.

A aparência de uma pessoa tem impactos de grande relevância sobre uma série de fatores, que vão desde sua saúde mental e emocional até aspectos físicos que podem ser influenciados por meio de intervenções dessa natureza.

Nesse sentido, o ramo traz diversas possibilidades ao profissional formado na área, que pode executar atividades voltadas para diferentes desdobramentos dos estudos realizados no curso.

Quer saber mais sobre o mercado de estética? Continue a leitura!

O mercado de estética no Brasil 

Os avanços da tecnologia permitiram que a sociedade revolucionasse muitos processos, incluindo a forma como nos comunicamos, nos transportamos e também a maneira como nos apresentamos ao mundo.

Assim, o mercado de estética foi impulsionado de modo bastante significativo pelo desenvolvimento de novas tecnologias, que permitiram a criação de procedimentos inovadores e mais eficazes, além da elaboração de diversos produtos.

O Brasil tem acompanhado essa tendência mundial e, assim, a área se encontra em pleno desenvolvimento no país, oferecendo diversos ramos aos quais o estudante é exposto ao longo da sua formação, podendo escolher aquele que mais lhe interessa para atuar na área.

De acordo com estudos realizados pela Euromonitor International, o Brasil conta com o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão.

Nesse sentido, existe um amplo espaço a ser explorado pelo egresso do curso de estética, que prepara o estudante para a atuação profissional nos diversos ambientes que compõem esse mercado.

Para isso, é claro, também é preciso se concentrar nos estudos e aproveitar tudo que essa formação tem a oferecer.

Quais são as principais áreas de atuação no mercado de estética?

A partir do desenvolvimento de novas tecnologias, surgiram cada vez mais procedimentos no mercado de estética, o que fez com que suas atividades se voltassem para cada vez mais objetivos.

Nesse sentido, existe uma ampla variedade de áreas nas quais o profissional pode atuar, conforme seu interesse em um ou outro aspecto da formação. Confira algumas dessas áreas de atuação:

Saúde

Muitas pessoas pensam que o ramo da estética está associado apenas à beleza e a procedimentos cuja finalidade é a aparência de alguém.

No entanto, isso já não é mais verdade. Existem uma série de atividades que o profissional do ramo pode executar para melhorar a saúde de seus clientes.

Procedimentos, como criolipólise, um tratamento utilizado na redução de gordura, ou até a carboxiterapia, que melhora a oxigenação e a circulação dos tecidos, consistem em técnicas bastante inovadoras e podem ter impactos muito positivos sobre o funcionamento do organismo.

Além disso, é importante lembrar que a saúde vai muito além daquilo que sentimos no corpo. A saúde mental vem se tornando pauta de diversos debates e, em muitos casos, estar insatisfeito com a própria aparência pode prejudicá-la de forma severa.

Por isso, um procedimento estético também pode contribuir com a melhoria desse aspecto, ao proporcionar mais autoconfiança para o paciente.

Beleza

A beleza é um dos ramos mais tradicionais do mercado estético e, embora não sejam sinônimos, esses campos estão bastante atrelados.

É preciso reconhecer que essa é uma área bastante promissora, tendo em vista que o público feminino já não dispõe de tanto tempo para cuidar de si e pode precisar de auxílio profissional para alcançar a aparência que deseja.

Além disso, também é importante notar que o mercado de beleza tem se expandido de forma crescente entre o público masculino, que passou a se cuidar mais após alguns debates envolvendo a ideia de que homens também podem cuidar da aparência.

Indo além da maquiagem, que costumava ser um dos destaques do ramo, outras práticas se popularizaram bastante entre ambos os grupos, como tratamentos para linhas de expressão, limpezas de pele e depilação.

Bem-estar

Como mencionamos, a saúde mental é um assunto que tem ganhado cada vez mais destaque em diversos espaços, incluindo o ambiente acadêmico, que conta com um número crescente de estudantes enfrentando sérios problemas nesse quesito.

No mercado de estética, esse tema também se torna o ponto central de algumas atividades, que são elaboradas com o propósito de trazer mais bem-estar para o cliente atendido.

Massagens relaxantes, esfoliação da pele e drenagem linfática são alguns exemplos de procedimento que proporcionam momentos de paz e relaxamento, tornando-se grandes aliados de uma rotina mais tranquila e saudável.

Seja para manter o dia a dia mais em paz ou para recorrer a um método alternativo em dias de muito estresse, as pessoas têm procurado profissionais dessa área com uma alta frequência.

Imagem pessoal

A autoestima é parte essencial de uma vida mais saudável e tranquila, mas nem sempre é fácil desenvolvê-la.

O mercado de estética tem proporcionado cada vez mais meios para que as pessoas possam alcançar a imagem pessoal que desejam para si, fazendo alterações nos aspectos da sua aparência de que não gostam tanto assim.

Esse ramo tem um impacto bastante profundo sobre pessoas que sofreram algum tipo de trauma e, como resultado, tiveram sua imagem afetada, como é o caso de vítimas de queimaduras e outros acidentes.

Nesse sentido, o ramo vem desenvolvendo procedimentos cada vez mais modernos e inovadores para enfrentar esses problemas e proporcionar aos clientes uma maior autoestima.

Desenvolvimento de produtos

O avanço tecnológico também impacta o mercado da estética ao contribuir com o desenvolvimento de novos produtos, sejam eles cosméticos ou substâncias utilizadas em diferentes tratamentos.

O skincare é exemplo disso, uma prática de cuidados que ganhou mais espaço na rotina das pessoas, tornou-se uma tendência e abriu um novo campo a ser mais explorado pela indústria.

Com isso, também cresce a necessidade de profissionais especializados nesse processo, que possam contribuir com o desenvolvimento de produtos mais eficientes a partir da combinação de substâncias e aplicação de tecnologias inovadoras.

No entanto, antes de seguir qualquer um desses ramos, o primeiro passo é escolher uma instituição de qualidade e realizar uma formação que forneça os conhecimentos necessários para atuar com competência no mercado.

Se você está à procura de uma graduação que ajude a cumprir esse objetivo, o Curso de Estética da Ulbra é a solução para você. Acesse o nosso site, confira mais informações sobre processos seletivos e faça a sua inscrição!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!