Como melhorar a concentração nos estudos
Geral

Como melhorar a concentração nos estudos

A concentração nos estudos é essencial para se conseguir atingir bons resultados.

De nada adianta passar horas lendo livros e conferindo conteúdos se você não estiver atento a essas atividades.

Para isso, é preciso desenvolver um planejamento que colabore para que esse tempo seja aproveitado da melhor maneira possível.

Segundo dados do Censo da Educação Superior, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) no ano de 2020, pela primeira vez o Ensino a Distância (EAD) teve mais alunos matriculados nas faculdades do que o presencial.

Dos 3,7 milhões de alunos que ingressaram naquele ano, 54% optaram pelo EAD.

Curiosamente, nos cursos envolvendo a área de tecnologia, 70% dos matriculados também decidiram estudar a partir de suas casas.

Isso significa mudanças que precisam ser incorporadas ao dia a dia desses alunos para que possam garantir qualidade nos estudos e um bom aproveitamento do tempo.

Por mais que os conteúdos tenham qualidade e as dinâmicas sejam elaboradas por professores capacitados, o aluno necessita de um ambiente e um método adequado para poder alcançar seus objetivos.

Neste post, apresentaremos 8 dicas que o ajudarão a melhorar a concentração nos estudos. Continue lendo e saiba o que fazer para melhorar o seu desempenho acadêmico!

Como melhorar a concentração nos estudos?

Independente da opção pela universidade ter sido no formato EAD, híbrido ou presencial, o fato é que todos necessitam em algum momento realizar os estudos no local onde residem.

Essa ação ajuda muito no entendimento dos conteúdos e possibilita um ótimo aproveitamento daquilo que está sendo estudado, porém, torna-se difícil alcançar os resultados sem que algumas ações sejam postas em prática.

Vamos conhecer as 8 dicas que possibilitam uma melhor concentração nos estudos:

Tenha uma rotina

Assim como você possui horários para sua alimentação, higiene, trabalho e lazer, é preciso também criar uma rotina com relação aos estudos.

É importante estabelecer os horários em que você irá dispender o seu tempo para essa atividade, portanto, avalie bem a sua agenda e programe-se para isso.

Estudar precisa ser uma prática diária, pelo menos nos dias de semana, onde o recomendável é que os períodos sejam de uma e meia até duas horas por dia, para quem opta pela aprendizagem digital.

Além disso, nos estudos híbridos é bastante comum aulas ao vivo através da internet, portanto, é fundamental a atenção para esses compromissos.

Faça um cronograma

É importante que você, a partir da análise do conteúdo a ser estudado, desenvolva um cronograma envolvendo todas as disciplinas, possibilitando que os conteúdos possam ser lidos e bem aproveitados.

Para melhorar seus resultados, reserve um horário maior para as matérias onde você possua mais dificuldades, obrigando-se dessa forma a se concentrar nos conteúdos que exijam esforços extras para o entendimento.

Organize o ambiente de estudos

O ambiente é outro assunto que merece atenção para melhorar a concentração nos estudos.

Necessariamente, ele deve ser um local calmo e silencioso para você poder concentrar todas as suas energias nessa tarefa. Além disso, precisa ter uma boa iluminação e uma circulação de ar adequada.

É muito importante que todo o material de estudo esteja disponível e próximo para a realização das atividades, como, por exemplo:

  • livros, 
  • apostilas,
  • cadernos,
  • canetas,
  • calculadora,
  • equipamento para acesso ao curso e pesquisas.

Faça lista de tarefas

A lista de tarefas está diretamente associada ao cronograma, ou seja, antes mesmo de iniciar as atividades saiba exatamente o que será estudado e qual dinâmica será adotada, como, por exemplo:

  • leituras,
  • vídeos,
  • áudios,
  • exercícios,
  • pesquisas, etc.

Siga a metodologia e orientações da Instituição de Ensino, no entanto, saiba quando é hora de trocar de disciplina e organizar-se de tal modo a cumprir com todas as tarefas planejadas.

Afaste distrações

As distrações são um dos maiores inimigos para a concentração nos estudos, portanto, peça a colaboração dos seus familiares para que naquele período você não seja interrompido e desligue todos os acessos a:

  • mensagens,
  • redes sociais,
  • vídeos fora do contexto dos estudos.

O desconforto também gera distração, portanto, tenha uma cadeira confortável e mantenha sobre a mesa somente os materiais que serão utilizados nos estudos.

Saiba seu perfil de estudante

Cada estudante possui um perfil, onde conhecê-lo facilita o aproveitamento dos conteúdos que serão avaliados e atingir o desempenho necessário para obter sucesso.

Você tem mais facilidades de aprendizado e atenção com quais dessas ferramentas?

  • leitura,
  • vídeos,
  • narrações,
  • escrita.

Use as que possibilitam uma melhor compreensão sobre a matéria que está sendo estudada.

Para muitas pessoas, a leitura de livros é cansativa, portanto, busque por conteúdos visuais na internet.

Outros conseguem compreender bem alguns conteúdos, apenas após desenvolver um resumo, ou seja, escrevendo o que entendeu a respeito e organizando os seus pensamentos de maneira formal em um caderno ou bloco de anotações.

Perceba em qual situação você se encaixa e busque por alternativas que venham a lhe ajudar a assimilar o que está sendo apresentado.

Faça mapas mentais

Trabalhar com mapas mentais é uma forma inteligente de memorização e organização dos pensamentos, especialmente se for você mesmo o autor da sua elaboração.

Essa ferramenta consiste na confecção de diagramas a partir de um assunto central, onde através de “palavras-chave” é possível compreender as ligações e o sentido dos diversos conteúdos.

É uma maneira fácil, agradável e eficiente de guardar informações, portanto, vale a pena adotar essa técnica.

Revise o que estudou

Por fim, a última dica para você conseguir melhorar a concentração, é realizar a revisão de tudo aquilo que estudou.

A partir das suas anotações, mapas mentais e do roteiro recomendado pelos professores, repasse todo o conteúdo, verificando os detalhes e avaliando se o assunto foi compreendido e assimilado.

Se você está iniciando o seu curso de graduação e ainda encontra dificuldades em criar o ambiente e formato ideal para os estudos, essas dicas poderão ajudá-lo a se organizar.

O mesmo vale para quem precisa melhorar o seu desempenho e até mesmo para aqueles que fazem um curso presencial, mas necessitam fazer os reforços de aulas nos finais de semana.

A organização e a criação de uma metodologia, aliada a um bom ambiente e ferramentas adequadas, possibilitam sucesso no aprendizado, resultando inclusive em mais tempo livre para suas outras atividades.

Agora que você já sabe o que fazer para melhorar a concentração nos estudos, é hora de escolher o melhor curso para a sua formação superior.

Para isso, acesse nossa página, conheça as diversas oportunidades que oferecemos e inicie um novo momento em sua vida! Inscreva-se agora no vestibular da Ulbra!

Publicado em 27 de outubro de 2022, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin