Áreas da Medicina Veterinária promissoras para os próximos anos
Dicas de carreira

Áreas da Medicina Veterinária promissoras para os próximos anos

Desejada por muitos, a carreira em Medicina Veterinária continua se mostrando um caminho promissor para os estudantes que entram agora no ensino superior.

Com especializações variadas, é possível encontrar ótimos caminhos profissionais, que contemplam os diversos interesses daqueles que compõem o ramo.

Assim, conhecer as áreas mais promissoras para o campo de estudo nos próximos anos pode dar ao estudante uma perspectiva mais clara a respeito de quais caminhos seguir após a graduação.

Para saber mais sobre quais são as possíveis áreas de atuação na Medicina Veterinária, continue a leitura do post!

Por que Medicina Veterinária ainda é uma boa escolha?

Todos que entram em contato com a Medicina Veterinária, seja ao estudar ou contar com seus serviços, reconhecem a importância das atividades exercidas pelo profissional do ramo.

No Brasil, a profissão foi regulamentada em 1933, a partir do decreto assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.

Desde então, os avanços tecnológicos e as mudanças sofridas pela sociedade alteraram e expandiram a atuação desses profissionais no país e no mundo.

Hoje em dia, é extremamente comum que as pessoas convivam diariamente com animais domésticos, que ganham um papel cada vez mais importante na dinâmica familiar.

Assim, é sempre necessário ter à disposição os serviços de um veterinário para tratar possíveis complicações na saúde desses membros da família.

Contudo, é importante notar que não são esses os únicos casos em que a atuação desse profissional é necessária, havendo inúmeros contextos e setores em que seu trabalho é imprescindível.

A produção de alimentos, por exemplo, é um dos pilares da economia do país e utiliza conhecimentos da Medicina Veterinária para impulsionar suas atividades.

Seu papel se dá, inclusive, na busca por soluções de produção mais conscientes e que tragam menos impactos ao ecossistema, de maneira que a área também apresenta interfaces com outros campos.

Dessa maneira, aqueles que se dedicam a estudar e seguir uma carreira nesse campo não precisam se preocupar com a ausência de oportunidades de trabalho.

Além das diversas áreas de atuação em que o profissional pode se especializar, também existem diversos ambientes nos quais pode desenvolver suas atividades, como no atendimento em clínicas, laboratórios ou mesmo em consultorias.

Áreas mais promissoras

Para quem está interessado em seguir uma carreira na Medicina Veterinária, é essencial conhecer as áreas mais promissoras a serem seguidas no mercado de trabalho.

Dessa maneira, é possível verificar a disponibilidade de especializações no ramo desejado e desenvolver atividades naquele que for de maior interesse.

A seguir, você encontra as áreas mais promissoras para esse amplo campo profissional.

Animais de grande porte

Graças ao crescimento do setor agropecuário, especialmente através da criação de bovinos, há uma demanda crescente de veterinários que trabalhem especificamente com animais de grande porte.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2020, o número de bovinos no país chegou à marca de 218,2 milhões de cabeças.

O número impressiona por ser alto, mas também é interessante notar que representa um crescimento dos rebanhos em relação aos anos anteriores, indicando um aumento considerável da quantidade de animais de grande porte no país.

Nesse sentido, o veterinário especializado nesse tipo de trabalho deve compreender como preservar a saúde do rebanho, de modo a auxiliar o sistema de produção.

Trata-se, portanto, de uma área que depende também de uma certa visão de mercado e de uma formação que auxilie na criação de estratégias para esse mercado.

Monitoramento de dados

No mercado de trabalho como um todo, a análise de dados tem se mostrado uma área promissora, gerando novas oportunidades de emprego e impulsionando estudos cada vez mais elaborados acerca do assunto.

No cenário da Medicina Veterinária não é muito diferente, uma vez que os últimos anos trazem a expansão e desenvolvimento de novas tecnologias em pecuárias e criadouros.

Através de ferramentas responsáveis por monitorar os animais criados nesses ambientes, é possível analisar elementos como a saúde, qualidade de vida e riscos em potencial para as espécies controladas.

Embora os dados sejam parte essencial do processo, é preciso conhecer aspectos específicos da área de veterinária para analisá-los de forma eficaz e chegar a conclusões.

Assim, manter-se atualizado a respeito das novas tecnologias que são aplicadas nesse ramo pode ajudar o profissional a incluir mais uma área de atuação em suas possibilidades profissionais.

Exemplos de atividades exercidas nesse tipo de monitoramento são a identificação precoce de doenças, determinação de momentos de estresse térmico e ajustes instantâneos que corrijam esses quadros.

Vigilância ambiental

Os tempos atuais trazem também, com cada vez mais força, a importância da preservação do meio ambiente e uma preocupação crescente com o impacto ambiental.

Nesse sentido, a preservação da vida animal em seus ambientes naturais se coloca como uma importante atividade de manutenção dos ecossistemas e de cuidado com a natureza.

A vigilância ambiental se dá através do repovoamento, proteção de espécies ameaçadas, controle populacional e até mesmo no controle de pragas urbanas.

Trata-se de uma área promissora e que apresenta potencial de crescimento nos próximos anos, tendo em vista o fortalecimento da sustentabilidade em diversos setores.

Medicina epidemiológica

Muitas das doenças que surgiram ou que retornaram à sociedade nos últimos anos estão associadas a uma origem animal.

Nesse sentido, os órgãos de vigilância devem estar atentos a fatores de risco que podem ser apontados por um profissional da área de Medicina Veterinária.

O trabalho nesse ramo se dá em um diálogo próximo também com a saúde pública, uma vez que o controle de situações de perigo e possíveis vetores interfere diretamente no controle de doenças que afetam a população.

Medicina Veterinária do coletivo

Mais uma vez, o componente interdisciplinar se mostra como uma forte tendência para a formação, trazendo para o mercado a área de Medicina Veterinária do coletivo.

Nesse caso, o diálogo se dá com estudos das ciências humanas, como a assistência social e até a educação.

Trata-se de promover o bem-estar geral da sociedade, compreendendo os animais como parte integrante da vida coletiva.

Uma das formas de atuar nesse ramo se dá através da defesa dos direitos dos animais, promovendo melhores condições de vida para esses seres.

Está interessado em ingressar na área de Medicina Veterinária? Então, você precisa conhecer a Universidade Luterana do Brasil, A Ulbra!

Com polos credenciados em diversas localidades, oferecemos cursos nas modalidades presencial, híbrida e EAD, para você escolher a melhor opção para os seus objetivos.

Para conferir mais informações a respeito dos cursos disponíveis, descontos nas mensalidades e processos seletivos, acesse nosso site.

Publicado em 10 de maio de 2022, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin