• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como funciona o ensino híbrido de uma universidade

Abril 11, 2023

Como funciona o ensino híbrido de uma universidade - Blog da Ulbra
6:32

Desde a pandemia da Covid-19, o ensino híbrido tem se tornado cada vez mais popular entre os estudantes de diversas universidades.

Embora os cursos EAD já fossem uma realidade no país, as instituições de ensino encontraram na modalidade híbrida a possibilidade de conciliar os benefícios da educação a distância e os modelos tradicionais.

Assim, essa opção traz diversas vantagens ao estudante, por isso vem se tornando uma alternativa frequentemente escolhida por aqueles que estão ingressando no ensino superior.

Para entender melhor como funciona o ensino híbrido em uma universidade e quais são seus benefícios, continue a leitura!

Como funciona o sistema de ensino híbrido?

Assim, conforme se tornaram mais comuns e acessíveis os aparelhos eletrônicos e dispositivos móveis, uma nova possibilidade surgiu, dando origem ao ensino híbrido.

O sistema consiste em uma dinâmica que procura unir os benefícios já conhecidos do EAD às vantagens do modelo tradicional, que promove interações em tempo real entre alunos e professores.

Portanto, por meio de encontros virtuais, mas que ocorrem ao vivo, o estudante tem a possibilidade de interagir com o corpo docente do curso e com seus colegas, comparecendo a uma sala de aula virtual.

Ainda assim, o modelo preserva as vantagens oferecidas pelo ensino a distância, que proporciona maior flexibilidade para os alunos e permite que criem seu próprio cronograma de estudos.

No caso de cursos que envolvem atividades práticas, a universidade pode oferecer o uso de plataformas que funcionam como laboratórios virtuais, nos quais o estudante pode desenvolver as atividades e projetos necessários para cada disciplina.

Além disso, é importante reforçar que os cursos em modelo de ensino híbrido são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), portanto, são uma alternativa válida e muito vantajosa para aqueles que querem aproveitar os benefícios da educação presencial e a distância.

Quais as vantagens do ensino híbrido?

O ensino híbrido tem se popularizado cada vez mais no Brasil, especialmente após a pandemia da Covid-19, quando o uso de tecnologias se tornou parte do dia a dia dos estudantes e docentes.

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), em 2022 a modalidade apresentou o maior crescimento em comparação às demais, com um aumento de 43% no número de novos alunos.

Assim, os dados indicam que cada vez mais pessoas conhecem o modelo e as vantagens oferecidas pelo sistema de ensino híbrido.

Otimização do tempo

Os estudantes brasileiros frequentemente se veem obrigados a conciliar trabalho e estudo, tendo que dividir seu tempo entre duas atividades de grande importância, que exigem dedicação e comprometimento.

Assim, a modalidade híbrida contribui com a otimização do tempo disponível ao aluno, uma vez que cada um pode organizar sua própria rotina de estudos, conforme for mais adequado aos seus horários disponíveis.

Esse também é um ponto importante para aqueles que vivem distantes da universidade, o que demanda longos períodos para se locomover de casa até a instituição de ensino.

Além disso, otimizar o tempo de estudo é uma vantagem que beneficia qualquer estudante que procura maior flexibilidade para adequar seu cronograma às suas preferências e necessidades.

Melhor aproveitamento das aulas

No ensino híbrido, professores e estudantes se reúnem periodicamente para discutir em tempo real os assuntos estudados.

O período entre cada um dos encontros é destinado a leituras, atividades e realização de trabalhos, que geram dúvidas e questões a serem debatidas nas aulas virtuais.

Dessa forma, cada um desses momentos de reunião virtual é aproveitado ao máximo, pois a turma elabora com antecedência os pontos a serem discutidos.

Mais autonomia para estudar

Cada indivíduo tem particularidades que podem e devem ser consideradas ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

Ao optar pelo modelo híbrido, o estudante é capaz de desenvolver sua autonomia e guiar sua própria rotina de estudos, de acordo com os horários, métodos e locais mais adequados para a sua compreensão do conteúdo.

Além disso, é importante lembrar que a internet está repleta de informações a respeito dos mais diversos assuntos e também consiste em um campo a ser explorado pelo aluno.

Nesse sentido, por proporcionar mais flexibilidade ao discente, o ensino híbrido também permite que ele explore os materiais disponíveis no ambiente digital e utilize apostilas, vídeo aulas e outros formatos de conteúdo que podem auxiliar no seu processo de aprendizagem.

Possibilidade de revisão de conteúdo

Uma das dificuldades enfrentadas por estudantes de cursos presenciais é a perda de conteúdos importantes durante as aulas, seja por ter que faltar em um dia importante, não conseguir tomar notas a tempo ou até mesmo por se distrair ao longo de uma exposição.

Assim, o sistema híbrido permite que o estudante revise os assuntos tratados nas aulas sempre que quiser, já que os encontros podem ficar gravados na plataforma utilizada pela instituição de ensino.

Além disso, os materiais utilizados para estudar entre os encontros virtuais também ficarão sempre disponíveis, permitindo que o aluno retorne a um ponto que não compreendeu com clareza para retomar o conteúdo.

Conheça alguns cursos híbridos da Ulbra 

Entendeu por que os cursos híbridos valem a pena? Então, só falta conhecer algumas opções oferecidas pela Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Aqui, a modalidade híbrida conta com toda a infraestrutura necessária para que o estudante aproveite as vantagens oferecidas por esse sistema de ensino, com um ambiente virtual moderno e atualizado, além de laboratórios virtuais utilizados para desenvolver suas atividades e projetos.

Na Ulbra, você encontra em modalidade híbrida os cursos de:

Seja qual for a formação escolhida, você conta com um corpo docente altamente qualificado e o suporte necessário para tornar seu aprendizado muito mais eficiente e adequado às suas necessidades.

Acesse o site da Ulbra e faça a sua matrícula!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!