História do design de interiores: desde o Antigo Egito até os dias de hoje!
A história do design de interiores se inicia com os homens das cavernas que desenhavam nas paredes dos seus habitats […]
Conhecido também como blended learning, o ensino híbrido vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente por conta da pandemia causada pela Covid-19.
Embora exista desde 2014, foi diante das dificuldades enfrentadas durante os últimos quase dois anos, por conta do isolamento social, que essa modalidade ficou mais conhecida e passou a ser praticada com maior naturalidade.
Isso porque com o isolamento social, se fez necessária a criação de alternativas que permitissem que os alunos continuassem tendo acesso ao ensino com segurança.
E foi assim que o ensino híbrido passou a ser mais conhecido e praticado pela maioria dos estudantes no país.
Quer saber mais sobre o assunto e as principais vantagens do ensino híbrido? Então confira esse material completo que preparamos para você!
O mundo está evoluindo cada vez mais rápido e todos os dias surgem soluções que visam proporcionar maior produtividade para cada um de nós.
O tempo é muito escasso e nem sempre é possível fazer tudo que se deseja.
Dessa forma, comparecer a aulas totalmente presenciais pode levar muitos a desistirem dos estudos, uma vez que o trabalho e outras atividades cotidianas exigem muita disponibilidade e energia.
Foi pensando nisso que o ensino híbrido surgiu, unindo o melhor do ensino a distância e do presencial, permitindo que o aluno consiga estudar de casa.
Tudo isso ainda com a praticidade de contar com professores para tirar dúvidas e maior interação com seus colegas de classe.
Assim, o aluno consegue exercer o conhecimento adquirido e tirar possíveis dúvidas com os professores.
A metodologia de ensino híbrido oferece inúmeras vantagens aos alunos. Abaixo separamos as que fazem com que essa modalidade já seja preferência de muita gente:
Um dos benefícios mais valorizados de quem procura o ensino híbrido é a flexibilidade que essa metodologia oferece, uma vez que o aluno pode estudar de qualquer lugar.
O fato de não ter que comparecer diariamente na instituição de ensino é um ponto de extrema importância para aqueles que trabalham ou têm obrigações com familiares.
O ensino híbrido permitiu que muitas pessoas com filhos pequenos ou familiares dependentes de cuidados pudessem se dedicar aos estudos sem precisar se ausentar diariamente.
Essa flexibilidade é vantajosa ainda para aqueles que costumam trabalhar por escala ou viajam muito a negócios, bem como aqueles que trabalham de forma remota em um fuso horário diferente do que aquele do seu local de residência.
Dessa forma, independentemente de onde o aluno esteja no momento, ele ainda poderá acompanhar as aulas.
Assim como qualquer aula, é necessário ter bastante disciplina para seguir uma rotina de estudos e aproveitar ao máximo todos os benefícios dessa modalidade de ensino.
Embora você possa estudar de qualquer lugar, a existência das aulas presenciais faz com que haja uma interação e networking entre alunos e professores.
Mais uma vez, o ensino híbrido surge reunindo o melhor das metodologias, proporcionando uma experiência completa para os alunos.
Esse networking é muito vantajoso para o ingresso no mercado de trabalho, uma vez que você entra em contato com diversas pessoas, muitas das quais já podem estar atuando na área.
Com a constante evolução da tecnologia, é de extrema importância que você saiba lidar com ela para garantir um espaço no mercado de trabalho.
As novas gerações já nascem com uma interação virtual muito maior, permitindo que a facilidade em lidar com a tecnologia seja aguçada.
No entanto, muitos indivíduos ainda não possuem essa habilidade e isso não é um desafio para o ensino híbrido.
Pelo contrário, ele garante que você tenha essa introdução, uma vez que boa parte da sua estrutura é construída online.
Caso você não tenha muito contato com o mundo virtual, você vai construindo uma relação próxima e se familiarizando com os pontos principais com todo o auxílio da instituição.
Apesar de ser muito diferente, ainda há pessoas que confundem o ensino híbrido com o EAD (ensino a distância) ou até ache que os dois se tratam da mesma coisa.
Pensando nisso, trouxemos as principais características e diferenças entre as metodologias:
De forma resumida, podemos dizer que o ensino híbrido reúne o melhor dos dois mundos, uma vez que a grade de aulas é constituída boa parte à distância, mas ainda conta com aulas práticas presenciais.
Dessa forma, você pode colocar em prática o conteúdo aprendido, ter contato com seus colegas de classe (futuros colegas de profissão) e professores.
Muita gente tem problema com falta de tempo por consequência de outras responsabilidades, tornando totalmente inviável a frequência diária em uma universidade.
Por outro lado, existem diversos cursos em que a aula prática se faz necessária, impossibilitando, assim, a existência de uma opção totalmente à distância.
A união das metodologias permite que as pessoas finalmente realizassem o sonho de entrar em uma universidade.
Já o ensino a distância é 100% online. As dúvidas são tiradas nas salas de aulas virtuais por meio de mensagens ou participações nos fóruns interativos da disciplina.
Embora o ensino seja a distância, as provas são realizadas presencialmente nos polos EAD Ulbra por exigência do Ministério da Educação.
Essa exigência serve para manter a veracidade nos resultados dos exames, garantindo que o indivíduo realmente esteja apto para exercer tal profissão.
Essa opção é ideal para as pessoas que não possuem tempo e, ainda assim, buscam uma formação com qualidade.
Gostou de conhecer mais sobre o assunto? Então, aproveite para conferir como a metodologia aplicada no curso de fisioterapia evoluiu para atender ao ensino híbrido!
Publicado em 14 de janeiro de 2022, por Equipe UlbraA história do design de interiores se inicia com os homens das cavernas que desenhavam nas paredes dos seus habitats […]
O professor é um profissional indispensável na formação de todos. Ao contrário do que se diz por aí, os cursos […]
O curso de Direito é também visto pela sociedade como uma excelente opção para o desenvolvimento de uma carreira profissional. […]
A área da engenharia de produção não para de crescer e a demanda por profissionais capacitados é crescente. Esse profissional […]
Esqueça tudo o que disseram até agora. O tratamento de canal não é mais o bicho-papão. Há várias inovações nos […]
Já passou o tempo em que estética era só para mulher. É, acima de tudo, algo de quem se cuida […]
A área de Design Digital cresce cada vez mais, especialmente com o uso crescente da tecnologia no dia a dia […]
A Engenharia é um campo de estudo que impacta o cotidiano de todos até nos menores detalhes. Uma forma de […]
Saber o que são soft skills se tornou necessário para qualquer pessoa que esteja à procura de uma boa colocação […]