• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Ensino híbrido: realmente vale a pena?

Janeiro 14, 2022

Ensino híbrido: realmente vale a pena? - Blog da Ulbra
6:11

Conhecido também como blended learning, o ensino híbrido vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente por conta da pandemia causada pela Covid-19.

Embora exista desde 2014, foi diante das dificuldades enfrentadas durante os últimos quase dois anos, por conta do isolamento social, que essa modalidade ficou mais conhecida e passou a ser praticada com maior naturalidade.

Isso porque com o isolamento social, se fez necessária a criação de alternativas que permitissem que os alunos continuassem tendo acesso ao ensino com segurança.

E foi assim que o ensino híbrido passou a ser mais conhecido e praticado pela maioria dos estudantes no país.

Quer saber mais sobre o assunto e as principais vantagens do ensino híbrido? Então confira esse material completo que preparamos para você!

O que é o ensino híbrido?

O mundo está evoluindo cada vez mais rápido e todos os dias surgem soluções que visam proporcionar maior produtividade para cada um de nós.

O tempo é muito escasso e nem sempre é possível fazer tudo que se deseja.

Dessa forma, comparecer a aulas totalmente presenciais pode levar muitos a desistirem dos estudos, uma vez que o trabalho e outras atividades cotidianas exigem muita disponibilidade e energia.

Foi pensando nisso que o ensino híbrido surgiu, unindo o melhor do ensino a distância e do presencial, permitindo que o aluno consiga estudar de casa.

Tudo isso ainda com a praticidade de contar com professores para tirar dúvidas e maior interação com seus colegas de classe.

Assim, o aluno consegue exercer o conhecimento adquirido e tirar possíveis dúvidas com os professores.

Quais suas vantagens?

A metodologia de ensino híbrido oferece inúmeras vantagens aos alunos. Abaixo separamos as que fazem com que essa modalidade já seja preferência de muita gente:

Flexibilidade

Um dos benefícios mais valorizados de quem procura o ensino híbrido é a flexibilidade que essa metodologia oferece, uma vez que o aluno pode estudar de qualquer lugar.

O fato de não ter que comparecer diariamente na instituição de ensino é um ponto de extrema importância para aqueles que trabalham ou têm obrigações com familiares.

O ensino híbrido permitiu que muitas pessoas com filhos pequenos ou familiares dependentes de cuidados pudessem se dedicar aos estudos sem precisar se ausentar diariamente.

Essa flexibilidade é vantajosa ainda para aqueles que costumam trabalhar por escala ou viajam muito a negócios, bem como aqueles que trabalham de forma remota em um fuso horário diferente do que aquele do seu local de residência.

Dessa forma, independentemente de onde o aluno esteja no momento, ele ainda poderá acompanhar as aulas.

Assim como qualquer aula, é necessário ter bastante disciplina para seguir uma rotina de estudos e aproveitar ao máximo todos os benefícios dessa modalidade de ensino.

Networking

Embora você possa estudar de qualquer lugar, a existência das aulas presenciais faz com que haja uma interação e networking entre alunos e professores.

Mais uma vez, o ensino híbrido surge reunindo o melhor das metodologias, proporcionando uma experiência completa para os alunos.

Esse networking é muito vantajoso para o ingresso no mercado de trabalho, uma vez que você entra em contato com diversas pessoas, muitas das quais já podem estar atuando na área.

Desenvolvimento de habilidades

Com a constante evolução da tecnologia, é de extrema importância que você saiba lidar com ela para garantir um espaço no mercado de trabalho.

As novas gerações já nascem com uma interação virtual muito maior, permitindo que a facilidade em lidar com a tecnologia seja aguçada.

No entanto, muitos indivíduos ainda não possuem essa habilidade e isso não é um desafio para o ensino híbrido.

Pelo contrário, ele garante que você tenha essa introdução, uma vez que boa parte da sua estrutura é construída online.

Caso você não tenha muito contato com o mundo virtual, você vai construindo uma relação próxima e se familiarizando com os pontos principais com todo o auxílio da instituição.

Existe diferença entre EAD e ensino híbrido?

Apesar de ser muito diferente, ainda há pessoas que confundem o ensino híbrido com o EAD (ensino a distância) ou até ache que os dois se tratam da mesma coisa.

Pensando nisso, trouxemos as principais características e diferenças entre as metodologias:

Ensino híbrido

De forma resumida, podemos dizer que o ensino híbrido reúne o melhor dos dois mundos, uma vez que a grade de aulas é constituída boa parte à distância, mas ainda conta com aulas práticas presenciais.

Dessa forma, você pode colocar em prática o conteúdo aprendido, ter contato com seus colegas de classe (futuros colegas de profissão) e professores.

Muita gente tem problema com falta de tempo por consequência de outras responsabilidades, tornando totalmente inviável a frequência diária em uma universidade.

Por outro lado, existem diversos cursos em que a aula prática se faz necessária, impossibilitando, assim, a existência de uma opção totalmente à distância.

A união das metodologias permite que as pessoas finalmente realizassem o sonho de entrar em uma universidade.

Ensino a distância

Já o ensino a distância é 100% online. As dúvidas são tiradas nas salas de aulas virtuais por meio de mensagens ou participações nos fóruns interativos da disciplina.

Embora o ensino seja a distância, as provas são realizadas presencialmente nos polos EAD Ulbra por exigência do Ministério da Educação.

Essa exigência serve para manter a veracidade nos resultados dos exames, garantindo que o indivíduo realmente esteja apto para exercer tal profissão.

Essa opção é ideal para as pessoas que não possuem tempo e, ainda assim, buscam uma formação com qualidade.

Gostou de conhecer mais sobre o assunto? Então, aproveite para conferir como a metodologia aplicada no curso de fisioterapia evoluiu para atender ao ensino híbridotrabalhar!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!