• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

6 curiosidades sobre administração que farão você se apaixonar

Fevereiro 21, 2023

6 curiosidades sobre administração que farão você se apaixonar
7:12

Se você está à procura do curso de graduação ideal para você, conhecer algumas curiosidades sobre administração pode ajudar a descobrir se essa é uma boa opção para o seu perfil de estudante.

Essa é uma área tradicional e que segue sendo muito procurada em época de vestibular, seja por tratar de temas que interessam a diversos ramos ou pela grande quantidade de oportunidades de trabalho que a formação oferece.

No entanto, há muito mais por trás desse curso do que se pode imaginar e alguns fatores sobre a área podem surpreender até mesmo quem já conhece um pouco do campo.

Continue a leitura e confira 6 curiosidades sobre administração que vão fazer você se encantar por esse curso!

Melhores curiosidades sobre administração

Escolher um curso de graduação envolve algumas etapas bastante importantes. Antes de tomar a decisão final, é preciso encontrar uma instituição de qualidade e conhecer mais a fundo a formação na qual se tem interesse.

Dessa forma, é possível prever se você terá interesse nos assuntos estudados e até nas atividades exercidas no dia a dia da profissão.

Por isso, selecionamos algumas curiosidades sobre administração que nem todo mundo conhece e que farão você entender um pouco mais sobre essa área. Confira!

É um dos cursos mais procurados

Uma das principais curiosidades sobre administração é que esse é um dos cursos mais procurados no ensino superior.

De acordo com o Censo da Educação Superior, a formação ocupa o segundo lugar do ranking, com cerca de 813 mil alunos matriculados, e só perde para o curso de Direito, que o ultrapassa por apenas 10 mil estudantes.

Essa grande procura tem diversas motivações, que incluem a ampla variedade de funções que o administrador pode exercer no mercado de trabalho e também a quantidade de cargos bem remunerados na área.

Há um juramento próprio

Talvez você já saiba que em cursos como o de Medicina o estudante deve fazer um juramento ao realizar sua formatura e conquistar o tão sonhado diploma.

O que muitos não sabem é que, no curso de Administração, essa também é uma etapa a ser cumprida para que o estudante complete sua formação.

Assim, o formando deve proferir o seguinte juramento: “Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das Instituições e a grandeza do Homem e da Pátria”.

A administração existe há milhares de anos

Áreas como a Filosofia e a Matemática são conhecidas por se tratarem de campos de estudo muito antigos, que tiveram seus primeiros estudos desenvolvidos há milhares de anos.

Uma das principais curiosidades sobre administração, que muitas pessoas não conhecem, é que essa também é uma área milenar.

Embora hoje em dia seus conhecimentos sejam bastante aplicados ao contexto empresarial, o que consiste em uma realidade mais atual, atividades administrativas são exercidas desde a criação das primeiras repúblicas, por exemplo.

A questão é que apenas recentemente esse campo foi formalizado como um curso de formação, tendo chegado ao Brasil na década de 1950.

No entanto, seus princípios e estudos já vinham sendo desenvolvidos há muito mais tempo.

9 de setembro é o Dia do Administrador

A administração é fundamental em diversos setores do mercado e da indústria, além de se fazer essencial em instituições públicas.

Tendo em vista a relevância das atividades exercidas por profissionais desse ramo, foi criado o Dia do Administrador, celebrado em 9 de setembro.

A data escolhida remete ao dia em que a profissão foi regularizada no Brasil, em 1968, e a comemoração tem como objetivo homenagear os profissionais que atuam neste ramo, seja qual for o meio em que atuam.

O curso pode ser feito a distância

Com os avanços da tecnologia e de canais como a internet, o ensino a distância teve um crescimento de 474% desde o ano de 2011, segundo dados do Censo da Educação Superior 2021, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

O avanço da modalidade também chegou na área de administração e, ao escolher uma instituição de ensino com a infraestrutura necessária, é possível realizar a formação com mais flexibilidade.

Uma das vantagens apontadas pelos estudantes desse modelo de ensino é a possibilidade de planejar uma rotina de estudos própria, conciliando a graduação com o trabalho ou com a distância em relação às universidades, por exemplo.

No Curso de Administração EAD da Ulbra, por exemplo, o aluno conta com toda a infraestrutura necessária para o seu aprendizado, incluindo uma plataforma de ensino própria e um corpo docente altamente capacitado.

Há muitas oportunidades de trabalho

Uma das curiosidades sobre administração mais importantes para quem tem interesse na área é a variedade de opções que o mercado de trabalho oferece aos profissionais formados nesse ramo.

Alguns exemplos de áreas de atuação para o administrador são:

  • recursos humanos,
  • logística,
  • marketing,
  • controladoria,
  • finanças,
  • compras,
  • produção,
  • planejamento estratégico,
  • administração pública,
  • auditoria,
  • consultoria.

Quais são as características de um bom administrador?

Para se tornar um bom administrador, estudo e dedicação são fundamentais.

Ao longo da formação, o estudante adquire os conhecimentos técnicos necessários para atuar com qualidade, mas também desenvolve habilidades que fazem a diferença no mercado de trabalho e no dia a dia da profissão.

A capacidade analítica, por exemplo, consiste em uma visão sistêmica que o profissional desenvolve ao longo de seus estudos e também a partir de experiências profissionais como os estágios.

Trata-se da capacidade de enxergar a maneira como diferentes processos se entrelaçam no fluxo de trabalho de uma empresa ou instituição, compreendendo a maneira como cada procedimento está encadeado aos demais.

Essa visão sistêmica também demanda que o administrador saiba trabalhar em equipe e se comunicar de forma clara, de maneira que possa atuar em conjunto com outros setores e contribuir com um desempenho mais satisfatório por parte de toda uma companhia.

Além disso, é importante lembrar que um bom administrador também deve ser flexível e manter-se atualizado em sua área, para que continue acompanhando os avanços alcançados no ramo e aproveite os resultados de novos estudos.

Investir em conhecimento, seja por meio de uma pós-graduação ou outros tipos de curso, também é um fator importante para que o profissional continue aprendendo cada vez mais sobre como otimizar ações de planejamento, organização e execução nos mais variados setores.

Se essas curiosidades sobre administração fizeram você perceber que essa é a formação ideal para o seu futuro profissional, não perca tempo e faça a sua matrícula no Curso de Administração da Ulbra!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!