• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

O profissional de administração e o mercado de trabalho

Janeiro 12, 2023

O profissional de administração e o mercado de trabalho
7:58

O profissional de administração recebe cada vez mais espaço no mercado, pois não existe nenhuma atividade que não necessite de uma boa gestão para alcançar os seus objetivos.

A alta concorrência empresarial e a competitividade do mercado exigem que cada vez mais os processos sejam:

  • enxutos,
  • lucrativos,
  • organizados,
  • satisfaçam as exigências do mercado.

Se não bastasse, é preciso também uma atenção especial no cumprimento das leis e no atendimento das normas técnicas estabelecidas.

Com toda essa carga de responsabilidade, os empreendedores buscam especialistas que possam colaborar no gerenciamento empresarial, cuidando das diversas atividades inerentes à profissão e contribuindo para que o empreendimento corresponda às diversas expectativas do dia a dia de uma corporação.

O que não falta a um bom administrador são oportunidades de trabalho, porém, não basta apenas senso de organização e vontade para alcançar os resultados desejados, é preciso formação acadêmica e conhecimento que efetivamente venham a contribuir para uma gestão de qualidade.

De acordo com Richard L. Daft, famoso teórico organizacional, todo administrador precisa dominar as habilidades necessárias para planejar, organizar, liderar e controlar um departamento ou toda uma empresa.

Além de Daft, ainda temos muitos outros profissionais que trazem contribuições e modelos a serem aplicados.

O profissional de administração estuda essas possibilidades e aplica a que melhor possa se adaptar ao local onde estará prestando os seus serviços, portanto, como já mencionamos, é preciso conhecimento acadêmico para compreender e o que fazer para garantir uma gestão de qualidade aos empreendimentos.

Neste post, apresentaremos o perfil desse profissional e cinco áreas de atuação que estão em alta em todo o Brasil. Continue lendo e saiba mais a respeito desse interessante assunto!

Perfil do profissional de administração

Possivelmente, você já deve ter percebido que o profissional de administração precisa possuir uma visão do todo e deverá ter a capacidade de buscar outros especialistas que possam ajudá-lo a gerir uma organização.

Para isso, esse requisitado profissional precisa estar pronto para avaliar, estudar e tomar decisões que envolvem:

  • comportamento organizacional,
  • economia,
  • contabilidade,
  • inovação e empreendedorismo,
  • automação de processos,
  • análise de mercados, 
  • projeções de cenários,
  • ciências humanas,
  • gestão de pessoas,
  • orçamentos e custos,
  • direito empresarial e do consumidor,
  • estratégias de marketing,
  • responsabilidade social e sustentabilidade,
  • tecnologia da informação,
  • gerenciamento de projetos,
  • gestão financeira,
  • logística,
  • mercado financeiro,
  • desenvolvimento de planos de negócios, etc.

Áreas de atuação que estão em alta

O profissional de administração está a frente de qualquer operação, conforme você já deve ter percebido até aqui.

Se observar atentamente as responsabilidades de sua função, pode-se afirmar que ele estará no comando e gerenciamento dos recursos:

  • financeiros,
  • de materiais,
  • humanos.

Conforme prometemos, apresentamos 5 áreas específicas que vivem um período de grande crescimento e que oferecem grandes oportunidades àqueles que se especializam em administração.

Vamos conhecê-las e compreender melhor de que maneira o administrador pode colaborar com cada uma delas:

Administrador financeiro

O administrador financeiro é aquele que se especializa nas finanças de uma organização, ou seja, especializa-se em gerir:

  • patrimônio,
  • capital de giro,
  • orçamentos,
  • fluxo de caixa.

A partir de um planejamento das necessidades financeiras para que uma organização possa operar, é ele que desenvolve o plano na busca desses valores e define as aplicações a serem realizadas para que a operação apresente lucratividade.

Seu trabalho, como se observa, envolverá outras áreas da operação, onde definições precisam ser tomadas, portanto, ele está diretamente integrado à área produtiva e de vendas, definindo necessidades e buscando alternativas para o atingimento dos objetivos.

Administrador esportivo

Outra área que ganha cada vez mais projeção em todo o mundo, são as voltadas às atividades desportivas.

Cada vez mais, os clubes tornam-se profissionais, necessitando de pessoas capacitadas para fazer a gestão de suas operações.

Além disso, confederações, federações, entidades esportivas e empresas ligadas a essas atividades também necessitam do apoio do administrador, pois por trás de bolas, raquetes, veículos de corrida e qualquer atividade que envolva esporte, precisa existir organização e gestão, para se obter os resultados desejados.

Marketing

Você, provavelmente, já percebeu que cada vez mais a competitividade aumenta em todo o mundo, ou seja, as distâncias diminuíram e a internet coloca uma empresa em qualquer lugar do mundo a apenas um clique.

Mais uma vez entra a administração, dessa vez a de marketing, ou seja, voltada a definição de estratégias e atividades que envolvem equipes comerciais, parceiros de negócios, clientes e fornecedores.

Por trás da comercialização de produtos e serviços, faz-se necessário toda uma organização e estrutura que possa atender as demandas e necessidades de divulgação e vendas.

Especializar-se em administração de marketing é também um grande negócio para quem deseja conquistar boas oportunidades profissionais no meio empresarial.

Consultoria

Oferecer serviços de consultoria envolve empreendedorismo, pois o profissional de administração pode decidir montar a sua empresa e oferecer ao mercado serviços de apoio a todas essas áreas citadas até aqui.

Médias e pequenas empresas precisam de apoio para conquistarem seus espaços e muitas empresas contratam consultores que venham a ajudá-los na caminhada.

Além disso, grandes corporações buscam cada vez mais especialistas em determinados setores, contratando serviços e soluções que sua futura empresa pode oferecer.

De acordo com a Associação Brasileira de Consultores (ABCO), o crescimento das empresas de consultoria em 2021 atingiu o índice de 14%, ou seja, bem mais do que a média de crescimento de outros segmentos do mercado.

Avaliar essa possibilidade deve fazer parte dos planos daqueles que desejam seguir uma carreira na área de administração, tanto como empreendedor como colocando seus serviços à disposição das grandes empresas de consultoria existentes em todo o mundo.

Gestão de pessoas

Por fim, outra área que cada vez exige mais das empresas é a gestão de pessoas.

Milhares de administradores estão se especializando nesse segmento e oferecendo seus serviços na busca, capacitação e acompanhamento de carreiras dentro das empresas e demais entidades que percebem a necessidade de qualidade em sua mão de obra.

Futuro da Administração e seus desafios

O futuro do profissional de administração está assegurado, pois a sobrevivência dos negócios depende de organização e capacidade de gestão.

Isso significa grandes oportunidades e excelentes remunerações àqueles que queiram se desenvolver e oferecer seus serviços às instituições e empresas de todo o mundo.

Cada vez mais os desafios se ampliam, no entanto, a ajuda da tecnologia agregada a uma boa formação acadêmica possibilita carreiras de sucesso e de grandes resultados.

Se você está buscando por uma oportunidade nesse incrível mundo da administração, entenda de que forma a Ulbra pode colaborar com seus objetivos.

Acesse nosso site e saiba mais a respeito do Curso de Administração, abrindo portas para sua carreira e estudando em uma Universidade que há mais de 50 anos forma grandes profissionais para empresas de todo o Brasil!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!