• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Conheça o curso de Jornalismo híbrido na Ulbra!

Março 16, 2022

Conheça o curso de Jornalismo híbrido na Ulbra! - Blog da Ulbra
7:02

O tempo em que as informações chegavam até as pessoas apenas através dos noticiários televisivos, rádio ou jornal impresso já passou. Hoje, um bom curso de Jornalismo deve preparar profissionais para essas funções tradicionais e diversas outras, conectadas às transformações tecnológicas.

A área mudou consideravelmente nos últimos anos com a popularização da internet e outros avanços digitais. Por isso, os cursos de graduação devem oferecer formações que contemplem os múltiplos ambientes em que um jornalista pode atuar.

Neste post, traremos tudo o que você precisa saber sobre as vantagens de ingressar na área e sobre a formação de Jornalismo da Ulbra. Confira!

Como funciona um curso híbrido de Jornalismo?

Há algum tempo, o ensino híbrido tem se mostrado uma tendência no setor educacional, incluindo o ensino superior, cursos de graduação e pós-graduação.

A modalidade combina elementos do modelo presencial e do EAD, resultando em uma experiência que proporciona os pontos fortes de ambos. Assim, parte da carga horária do Jornalismo híbrido é cursada de forma online, através de videoaulas, participação em fóruns e outras atividades nos ambientes de aprendizagem virtual.

Em contrapartida, também são promovidos encontros síncronos em salas de aula virtuais, nos quais os alunos participam de momentos de interação com colegas e professor. Dessa maneira, é possível agregar a flexibilidade e praticidade do ensino a distância aos momentos de convívio com o professor.

Por meio de videoaulas e laboratórios digitais, os alunos poderão exercitar atividades práticas da área, levando em conta as regiões em que vivem. O Jornalismo híbrido da Ulbra buscará, da mesma forma, estimular o espírito empreendedor nos estudantes, voltando-se para o novo mercado, focado em produção audiovisual e negócios digitais.

Um ponto importante é que a Ulbra conta com plataforma própria de ensino, o Aula, que congrega todos os materiais didáticos necessários e é atualizada de maneira dinâmica pelo professor da disciplina. A Universidade possui, ainda, parceria com o Google for Education, por meio do qual os alunos têm acesso gratuito às ferramentas digitais da plataforma voltadas à educação.

Outro diferencial é a possibilidade de realizar estágios presenciais ou remotos nas emissoras da Ulbra: Rádio Mix FM e Ulbra TV, cujas estruturas servem ainda para a produção de videoaulas e demonstrações. Veículos de comunicação próximos aos polos também serão buscados para parcerias na realização de estágios.

Está pensando em iniciar uma graduação em Jornalismo? Conheça a Ulbra!

Visite nosso site e saiba mais sobre processos seletivos e nossos polos de atuação.

Por que fazer Jornalismo?

Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) acabou com a exigência de um diploma para que se exerça a profissão de jornalista.

Contudo, os candidatos que passaram por um curso de Jornalismo tornaram-se ainda mais requisitados no mercado.

Há conhecimentos necessários para o exercício da profissão que apenas uma formação de qualidade pode proporcionar.

Tratam-se de conteúdos que envolvem estratégias de linguagem, comunicação e até ciências sociais.

Portanto, para quem se interessa, o curso de Jornalismo é fundamental.

Para aqueles que ainda não conhecem a área de atuação, há outras vantagens a serem mencionadas.

Área em expansão

Há alguns anos, a atuação do jornalista era bastante restrita, ficando limitada ao espaço das redações de jornal, rádio ou televisão. No entanto, os avanços tecnológicos pelos quais a sociedade passou causaram uma verdadeira revolução na comunicação.

Assim, a área foi impactada e tem passado por um processo contínuo de expansão. As notícias são transmitidas com muito mais rapidez, de forma quase instantânea, e é necessário utilizar plataformas que permitam essa comunicação ágil.

Mas, além de transmitir a informação, é preciso fazer com que ela chegue até o público. Por isso, o jornalista também pode trabalhar com o monitoramento dos acessos ao veículo de comunicação.

Através da análise de dados, é possível compreender o desempenho das notícias e apontar caminhos para melhorar esse aspecto. Trata-se de mais uma função que pode ser desempenhada pelo profissional e que é resultado de um desenvolvimento tecnológico contínuo.

Amplo mercado de trabalho na internet

As plataformas com as quais é possível trabalhar também se diversificaram muito com o avanço da internet. A televisão e os veículos impressos continuam sendo opções viáveis de atuação, mas o ambiente virtual apresenta uma variedade maior de possibilidades. As redes sociais, por exemplo, tornaram-se um local fundamental para as redações, pois são meios instantâneos e versáteis de comunicação.

No meio digital, muitos jornalistas trabalham coletivamente, formando organizações com suas próprias diretrizes e objetos de interesse. Assim, através de financiamentos coletivos e apoio de doadores ou patrocinadores, a internet permite empreender em um veículo próprio.

Multi carreira

Algo que podemos observar com facilidade é a multiplicidade de funções que podem ser assumidas por um jornalista. A atividade mais tradicional é a de redação, que é ainda o objetivo de muitos estudantes e pode ser bastante explorada em diversos ambientes.

Por outro lado, também é possível atuar na comunicação através de redes sociais, na área de produções multimídia, agências de conteúdo, na análise de dados, entre outros. Trata-se de um campo que apresenta possibilidades variadas, oferecendo a opção ideal para o interesse de cada profissional.

Para isso, no entanto, é essencial contar com uma formação de qualidade, que garanta o conhecimento e a prática necessários.

Quais os diferenciais do curso de Jornalismo híbrido na Ulbra?

Uma boa graduação deve contar com estrutura e planejamento que preparem os estudantes para as diversas áreas de atuação que encontrarão no mercado de trabalho.

Esse é o caso do curso de Jornalismo híbrido da Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil.

O aluno poderá desenvolver atividades típicas da área que contribuem para uma formação de qualidade.

Além disso, o modelo híbrido promove o acompanhamento por parte dos professores, mas também permite que sejam trabalhadas habilidades como a autonomia e a capacidade empreendedora, muito necessárias ao jornalista no mercado de trabalho.

Outro ponto importante é que a Ulbra conta com plataforma própria de ensino, o Aula, que congrega todos os materiais didáticos necessários e é atualizada de maneira dinâmica pelo professor da disciplina.

Está pensando em iniciar uma graduação em Jornalismo? Conheça a Ulbra!

Visite nosso site e saiba mais sobre processos seletivos e nossos polos de atuação.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!