• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Graduação híbrida: saiba tudo sobre essa nova modalidade!

Março 18, 2022

Graduação híbrida: saiba tudo sobre essa nova modalidade!
6:48

A tecnologia tem revolucionado diversas áreas das nossas vidas, incluindo o setor educacional. Uma das novidades trazidas nos últimos anos é a graduação híbrida.

Trata-se de uma modalidade que equilibra a praticidade das aulas online com a prática proporcionada pela prática presencial.

Especialistas apontam que esse tipo de ensino veio para ficar e é uma tendência para diversos níveis de educação no mundo pós-pandemia.

O aumento de atividades desenvolvidas de forma remota mostrou as várias vantagens proporcionadas pela modalidade.

Preparamos um post para você saber tudo sobre a graduação híbrida, como ela funciona e quais são seus benefícios. Confira!

Quais as vantagens da graduação híbrida?

O crescimento da graduação híbrida é resultado das diversas vantagens oferecidas por essa modalidade de ensino.

Não é novidade que os cursos online proporcionam mais praticidade e flexibilidade para os seus alunos.

Esse ponto é especialmente vantajoso para aqueles que possuem uma rotina corrida, seja por conta de uma carga de trabalho elevada, dificuldade de locomoção ou até rotina doméstica.

Optando por um curso que conte com aulas online, é possível montar seu próprio cronograma, com horários mais flexíveis e no local que você desejar.

Por outro lado, o ensino presencial também apresenta benefícios próprios, como a prática do conteúdo estudado e a interação pessoal com professores e colegas.

O grande mérito da graduação híbrida é que ela reúne em si o melhor de dois mundos, com aulas online e momentos de aplicação presencial.

Assim, a carga horária das disciplinas é distribuída entre esses dois momentos, que variam conforme a necessidade de cada curso.

Enquanto alguns exigem encontros físicos semanais, outros podem contar com uma frequência quinzenal.

Dessa maneira, o aluno ainda conta com uma grande flexibilidade em sua rotina de estudos, mas com o acompanhamento presencial regular do professor.

Os momentos de prática que se dão nesses encontros são excelentes para promover um maior contato com o restante da turma e com o corpo docente.

Ademais, essa é uma oportunidade para que o estudante coloque a mão na massa e pratique o conhecimento adquirido remotamente.

Além disso, os cursos que oferecem aulas online auxiliam na aquisição de competências importantes para o mercado de trabalho.

Devido à liberdade que o estudante ganha, também é preciso desenvolver certa autonomia, disciplina, foco e resiliência.

Com o fator das aulas presenciais e acompanhamento físico do professor, a graduação híbrida é ideal para quem ainda está aprendendo a criar essas habilidades.

Tipos de cursos híbridos

Há mais de um tipo de curso que pode ser oferecido na graduação híbrida.

Assim, o estudante pode optar por aquele que mais lhe interessa e melhor atende às suas necessidades.

Conhecer quais são é essencial para todo aluno na fase de escolha.

Tecnólogos

Os cursos tecnólogos, também chamados de graduação tecnológica, são voltados para áreas mais específicas e para as atividades que uma pessoa pode exercer no mercado de trabalho.

Alguns exemplos populares são as habilitações em empreendedorismo, logística, marketing, design, estética e gestão financeira.

Seu diferencial é que são formações de menor duração que as demais, durando cerca de dois a três anos.

Trata-se de cursos que costumam exigir a presença de aulas práticas no currículo, por isso se beneficiam da modalidade híbrida.

Licenciaturas

As habilitações em licenciatura são voltadas para a atividade docente, ou seja, cursos que formam professores de escolas.

Sendo graduado nessa modalidade, o profissional pode atuar dando aulas no nível de Educação Básica, tanto no Fundamental quanto no Médio.

Dessa maneira, as disciplinas costumam ser voltadas para dois componentes.

Há aquelas que trabalham o conteúdo da área escolhida (matemática, língua portuguesa, história, etc), garantindo uma formação consistente e os conhecimentos necessários para que esse conteúdo seja repassado com qualidade.

Como o objetivo dos cursos de licenciatura é formar bons professores, também são oferecidas as disciplinas voltadas para a prática de ensino.

Nelas, o estudante deve conhecer a realidade socioeconômica do país, o funcionamento do sistema educacional e também deve realizar atividades práticas.

Ao fim da graduação, ocorre o processo de estágio, onde o aluno passa pela experiência de entrar em sala de aula e ser avaliado por seu desempenho como professor.

Bacharelados

Os cursos de bacharelado diferem dos tecnólogos por dois motivos.

O primeiro é sua duração, que costuma ser de um período de três a seis anos.

Em segundo lugar, esse tipo de graduação oferece um ensino mais amplo de uma área, sem focar em atividades e funções específicas.

Isso significa que um bacharel pode seguir carreira em diversos empregos dentro de sua área de estudo.

O curso de direito, por exemplo, permite que o profissional exerça atividades como a magistratura estadual e federal, a defensoria pública, entre outras.

Esse é mais um caso que se beneficia da graduação híbrida, pois as disciplinas teóricas podem ser feitas no conforto de casa.

A mensalidade da graduação híbrida é mais cara?

Por contar também com momentos de encontros em ambiente físico, algumas pessoas podem pensar que o valor dos cursos em modalidade híbrida é o mesmo dos presenciais.

No entanto, não é bem esse o caso.

As mensalidades se assemelham ao modelo EAD, pois mesmo com o fator das aulas presenciais, a maior parte da carga horária é cumprida de forma online.

Por isso, a graduação híbrida é uma opção bastante viável no quesito financeiro.

Desse modo, é possível se inscrever para o recebimento de bolsas, que podem reduzir ainda mais o valor da mensalidade.

Onde cursar?

Escolher uma boa instituição de ensino é tão importante quanto decidir qual será a modalidade do curso.

A universidade deve contar com uma estrutura bem planejada, tanto para os momentos online quanto para os presenciais.

Isso envolve o uso de bons Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e uma organização eficiente dos encontros em ambiente físico.

Se você está interessado em realizar uma graduação híbrida, é hora de conhecer a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Oferecemos cursos nessa modalidade com aulas online e disciplinas teórico-práticas em dias e horários marcados, com simulação em laboratórios virtuais.

Visite nosso site, conheça nossas opções de habilitação e escolha aquela que é a ideal para você!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!