• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Curso de Odontologia: saiba tudo sobre ele!

Maio 9, 2023

Quer saber se o Curso de Odontologia é a melhor opção para você? Conhecer mais detalhes sobre a área é a melhor maneira de descobrir!

Decidir qual carreira seguir não é um processo fácil; por isso, a escolha do curso deve ser bem planejada, levando em consideração os diversos aspectos envolvidos, tanto na formação quanto na atuação no mercado de trabalho.

O ramo da Odontologia conta com diversas áreas de atuação e um cenário profissional promissor, sendo uma boa opção para qualquer um que se interessa por esse campo de estudo.

Para saber mais sobre o Curso de Odontologia e descobrir se esse é o caminho certo para você, continue a leitura do post!

Quais as áreas de atuação para quem cursa Odontologia?

Profissionais que passam pela graduação em um Curso de Odontologia chegam ao mercado de trabalho com diversas possibilidades de atuação à sua frente.

Dados disponibilizados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 2021 mostram que o Brasil conta com mais de 330 mil dentistas formados no país.

Trata-se de um dado que demonstra a alta procura pela profissionalização na área, visto que são muitas as suas possibilidades de atuação.

Primeiramente, os ambientes nos quais o cirurgião-dentista pode desenvolver suas atividades são variados, podendo consistir em clínicas, consultórios próprios e outros estabelecimentos, tanto no setor público quanto no privado.

Há diversas especialidades com as quais o profissional pode trabalhar.

A Dentística Restauradora, por exemplo, envolve tanto a recuperação da aparência quanto da função dos dentes, que devem estar em bom estado para trazer mais bem-estar à rotina do paciente.

Já a Endodontia é responsável por realizar o tratamento de doenças ou lesões na região da raiz dos dentes.

A Ortodontia é uma área bastante popular, conhecida mesmo por aqueles que não têm familiaridade com o Curso de Odontologia, pois uma de suas atividades é a utilização dos aparelhos ortodônticos. O ramo trabalha com a arcada dentária dos pacientes, garantindo que estejam corretamente posicionadas, de modo a garantir uma mordedura apropriada.

A Implantodontia também é bastante conhecida, uma vez que, como o nome indica, trabalha com a aplicação de implantes dentários, com o objetivo de reparar espaços ausentes.

Um exemplo menos conhecido é o da Estomatologia, que lida com um sistema complexo, constituído por ossos, músculos, articulações, dentes, lábios, língua, bochechas, glândulas, artérias, veias e nervos, que realizam funções de sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração.

É válido ressaltar que a atuação no ambiente acadêmico também é uma opção para o graduando que deseja dar continuidade aos seus estudos acerca dos temas com os quais terá contato na graduação. É possível desenvolver pesquisas de extrema importância para a evolução da área, bem como formar os futuros profissionais que irão compor o ramo.

Além de conhecer as áreas de atuação que se apresentam ao profissional, é importante pensar também no perfil do cirurgião-dentista, seja qual for o ambiente ou área em que trabalha. Trata-se de um campo de estudo que lida diretamente com pessoas, ou seja, há uma grande preocupação com o outro, uma vez que as atividades de um bom profissional podem mudar vidas.

Seja qual for a especialidade escolhida ao sair do Curso de Odontologia e ingressar no mercado de trabalho, as atividades do cirurgião-dentista certamente serão essenciais para a saúde e o bem-estar de seus pacientes.

Confira também outros posts relacionados à Odontologia:

O que esperar do Curso de Odontologia da Ulbra?

É fundamental que o estudante opte por uma universidade de qualidade para realizar sua formação. O Curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) é uma ótima opção para aqueles que buscam uma capacitação efetiva para atuarem na área.

É importante conferir os principais aspectos dessa graduação para compreender o que faz da Ulbra a melhor sua opção e chegar na graduação conhecendo as informações mais importantes a respeito do curso.

Tempo de duração

Como ocorre de modo geral nos cursos de ensino superior que conferem ao estudante o título de bacharel, o Curso de Odontologia da Ulbra dura cerca de 9 períodos.

Esse período pode ser flexibilizado conforme o progresso do estudante no curso, que pode alterar o prazo para concluir sua formatura.

Matriz curricular

A matriz curricular do Curso de Odontologia na Ulbra oferece ao estudante uma formação que traz todos os conhecimentos necessários para uma atuação não apenas efetiva, mas também versátil, adaptando-se às diversas áreas de atuação disponíveis ao profissional.

O graduando conta com disciplinas que tratam de conhecimentos técnicos e específicos do campo de estudo, incluindo temas mais abrangentes que possibilitam sua atuação em diferentes ambientes.

São exemplos as disciplinas voltadas para o desenvolvimento da capacidade de empreendedorismo, e as que abordam assuntos socialmente relevantes, como a saúde pública.

Essa diversidade permite que o estudante entre em contato com diversos aspectos que envolvem o Curso de Odontologia, de maneira que possa identificar as áreas com as quais tem mais afinidade.

Turnos

Uma das vantagens de escolher o Curso de Odontologia da Ulbra é que compreendemos as diferentes necessidades de cada estudante.

Por esse motivo, oferecemos o curso tanto em período integral quanto noturno, de maneira que o aluno possa escolher pela opção que melhor o atende.

Não perca esta oportunidade! Se você está interessado em ingressar no Curso de Odontologia, precisa conhecer a Ulbra!

Confira as informações a respeito de processos seletivos, descontos nas mensalidade e polos credenciados. Acesse nosso site.

Visitando a página da Universidade, você também pode conferir outras opções de cursos disponíveis, nas modalidades presencial, híbrida e EAD.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!