• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Quando é a hora certa de fazer uma segunda graduação?

Maio 30, 2023

Quando é a hora certa de fazer uma segunda graduação? - Blog da Ulbra
7:06

Em muitos momentos da vida, uma pessoa pode se perguntar se chegou a hora de fazer uma segunda graduação.

Enquanto há quem saia da universidade satisfeito com sua formação e sem planos de retornar, muitas outras pessoas se veem em situações nas quais uma nova faculdade parece fazer todo o sentido.

Assim, em muitos casos, essa pode ser uma forma de repensar a vida profissional, descobrir novos caminhos ou até se aprofundar mais naqueles que já foram escolhidos.

Quer saber se chegou a hora de fazer uma segunda graduação? Continue a leitura e descubra!

Qual é o momento ideal para fazer a segunda graduação?

Ingressar em uma nova faculdade é uma decisão importante, que deve ser tomada com calma e com o conhecimento necessário para fazer uma escolha consciente, que traga bons resultados no futuro.

Assim, muitas pessoas se perguntam qual o momento ideal para fazer uma segunda graduação, mas é preciso lembrar que existem diversos contextos nos quais essa atitude pode trazer vantagens.

Pensando nisso, selecionamos alguns contextos que podem indicar que chegou o momento de voltar para a universidade. Confira!

Desejo de mudar de carreira

O Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, divulgado pelo Instituto Semesp, aponta que mais da metade dos estudantes matriculados em instituições de ensino superior estão na faixa etária entre 19 e 24 anos.

Esse dado mostra que a maior parte das pessoas presentes nas universidades são muito jovens, já que boa parte delas parte para a graduação logo após o término do ensino médio.

Embora isso possa ser algo bastante positivo, pois indica que os jovens poderão se formar ainda cedo e logo ingressar em suas áreas de atuação, também pode ter consequências como a escolha de cursos que nem sempre são os mais adequados para cada pessoa.

Assim, em muitos casos, o estudante inicia uma faculdade sem conhecer muito bem o curso em questão, ou até mesmo sem saber quais são suas áreas de maior interesse, o que leva à necessidade de trocar de formação.

Nesse sentido, é perfeitamente comum que, mesmo após concluir o ensino superior e ingressar no mercado de trabalho, as pessoas percebam um desejo de mudar de carreira e explorar novos campos.

Por isso, se você tem percebido que sua vida profissional poderia ser mais satisfatória em outros ramos, esse pode ser o momento ideal para realizar uma segunda graduação.

Vontade de aprender mais

Por outro lado, também existem muitas pessoas que escolhem o curso de graduação certo logo de cara e encontram sua satisfação profissional rapidamente.

Nesse caso, o interesse por determinada área pode levar também ao desejo de aprender mais sobre ela e compreender melhor alguns aspectos que não são tratados no curso em si.

Por exemplo, uma pessoa formada em Administração pode se interessar também pela área de contabilidade, já que a atuação nos dois campos pode se aproximar bastante em um ambiente de trabalho.

Diante desse cenário, realizar uma segunda graduação é uma forma de adquirir mais conhecimentos relacionados a uma área já conhecida.

Além disso, a experiência de retornar para a universidade costuma ser muito mais tranquila do que a de entrar nesse espaço pela primeira vez, já que o funcionamento desse tipo de instituição se torna familiar.

Dessa forma, o aprendizado também pode se tornar mais simples, com uma rotina de estudos já estabelecida e conhecimentos prévios que auxiliam nesse processo.

Se aprimorar na sua área

Como mencionamos no ponto anterior, a simples vontade de aprender mais já é um excelente motivo para iniciar uma segunda graduação.

Para além de adquirir mais conhecimento, uma nova formação também pode ser o que um profissional precisa para atualizar algumas informações, caso tenha saído da universidade há muito tempo, ou até mesmo para melhorar o currículo.

Afinal, a competitividade do mercado de trabalho é uma realidade enfrentada nas mais diversas áreas de atuação e, nesse cenário, uma formação continuada é responsável por destacar um indivíduo em meio à concorrência.

Nesse sentido, retornar à universidade dá ao profissional a oportunidade de aprimorar seu trabalho, atualizar seus conhecimentos e tornar-se um candidato ainda mais valioso para as empresas e instituições onde pretende atuar.

Quem pode fazer uma segunda graduação?

Se você se interessou por essa ideia, a boa notícia é que não existem muitos pré-requisitos para quem deseja iniciar uma nova graduação.

Principais dúvidas sobre segunda graduação

Se você já identificou que está no momento ideal para iniciar uma segunda graduação e quer aproveitar todas as vantagens dessa escolha, só falta tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Assim como acontece ao ingressar no ensino superior pela primeira vez, é natural que surjam muitas perguntas sobre esse processo. Confira as respostas para os questionamentos mais comuns sobre esse tema:

É necessário fazer vestibular?

Um dos fatores que leva muitas pessoas a desistirem da ideia de iniciar uma nova formação é a possibilidade de ter que refazer o vestibular.

No entanto, o que muitos não sabem é que diversas instituições dispensam esse processo, facilitando muito a vida de quem está interessado em voltar para o ensino superior.

De modo geral, é preciso entrar em contato com a universidade escolhida e se informar a respeito desse assunto, mas muitas delas solicitam apenas a comprovação da primeira faculdade e alguns documentos pessoais.

É possível aproveitar disciplinas?

Se sua primeira formação está relacionada à segunda, é bastante provável que você possa aproveitar disciplinas, ou seja, comprovar que você já cursou determinadas disciplinas e não precisa passar por elas novamente.

Por exemplo, em cursos da área de exatas, as disciplinas de cálculo ou de outros conteúdos básicos podem ser validadas para que o estudante parta diretamente às mais avançadas.

Para isso, é importante reunir documentos que comprovem que você cursou essas disciplinas, além de apresentar as ementas e conteúdos programáticos, para que a instituição verifique se elas realmente são equivalentes.

Quanto tempo dura?

A duração da segunda graduação pode variar de acordo com alguns fatores, a exemplo da validação de disciplinas.

Caso você consiga concluir esse processo, é possível reduzir o tempo de formação em alguns semestres.

Por outro lado, caso você esteja trocando de área e a nova faculdade não esteja relacionada à primeira, é provável que a duração seja equivalente à quantidade de semestres prevista para o curso.

Tudo pronto para voltar ao ensino superior e realizar uma nova graduação? Então você precisa conhecer os cursos disponíveis na Ulbra!

Acesse nosso site, faça a sua matrícula e comece sua segunda graduação com desconto!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!