• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Educação Física: mercado é amplo e está em expansão

Junho 25, 2021

Educação Física: mercado é amplo e está em expansão - Blog da Ulbra
4:47

Você pretende cursar Educação Física? Está na dúvida sobre o caminho certo? Então, conheça o perfil desse profissional da área da saúde. E saiba, também, que são várias as oportunidades de atuação.

Você se interessa por temas referentes à qualidade de vida das pessoas?

Os cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física têm esse objetivo e possibilitam um futuro promissor para os formandos. E, ainda, o mercado está em plena expansão.

Neste post, você terá informações sobre o educador físico, mercado de trabalho, graduação, novidades e benefícios. Conheça também instituição com infraestrutura necessária.

Leia até o final e fique por dentro da área que pode se tornar parte da sua vida.

Por que cursar Educação Física?

Vários são os motivos que podem fazer com que você escolha ser um Educador Físico. A promoção da saúde e da educação estão entre os principais objetivos dessa profissão.

O curso de licenciatura em Educação Física habilita a atuar no âmbito escolar e da pesquisa e, assim como o bacharelado, permite a construção de uma carreira acadêmica com mestrado e doutorado.

Não é apenas o fato de gostar ou não de esportes que está diretamente ligado ao perfil do profissional. É preciso ouvir e entender as pessoas que pretendem recuperar ou manter uma vida saudável.

Você poderá trabalhar com diferentes grupos e precisa ter clareza ao passar informações, atividades físicas e recreativas. A sua escolha é de quem quer ser um promotor de cuidados necessários para um excelente estilo de vida.

Os benefícios estão em ter liberdade de trabalhar em várias áreas dentro da mesma profissão. Planejamento coletivo ou individual para atletas ou recuperação da saúde de pacientes hipertensos, obesos, idosos, diabéticos, por exemplo.

Como está o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para Educação Física é amplo. O profissional pode atuar como professor/coordenador em vários espaços de atividades físicas.

Também, pode trabalhar em equipes multiprofissionais em clínicas e hospitais. Como o mercado é tão diferenciado, os salários não seguem um padrão.

Para profissionais empreendedores, há sempre possibilidade de criar o próprio negócio voltado diretamente à prestação de serviços ligados à educação física.

Além de poder adaptar tarefas de acordo com as necessidades de cada pessoa, entre as diversas oportunidades, estão:

  • Academias
  • Administrador desportivo
  • Associações recreativas
  • Centros comunitários
  • Centros de saúde
  • Clubes
  • Empresas
  • Escolas
  • Hotéis
  • Parques públicos
  • Personal trainer
  • Piscinas ou no mar
  • Preparador físico em equipes
  • Resorts

Educação Física na Ulbra

O curso de Educação Física na Ulbra tem um excelente equilíbrio entre as questões teóricas e práticas exigidas pelo mercado de trabalho.

Abrange as áreas esportivas, educacionais, de educação inclusiva, da saúde e do fitness.

A Ulbra forma um profissional crítico, capaz de atuar na realidade em que está inserido, respeitando a autonomia e as diferentes inserções dos indivíduos na comunidade.

O formado é capaz de esclarecer e intervir academicamente no planejamento, estruturação, implantação e gerenciamento de empreendimentos associados à prática de exercícios físicos e esportes, competitivos e não competitivos.

Além disso, atua na reabilitação e/ou manutenção da saúde do corpo humano, a partir de conhecimentos de natureza técnica e científica, respeitando os princípios éticos e de segurança.

Curso está entre os melhores

A Ulbra conta com excelente parque esportivo com quadras, campos, estádio com campo de futebol e instalações para a prática do atletismo, piscina e materiais qualificados.

Além disso, tem os simuladores que fazem parte do Centro de Simulação Realística da Ulbra, os quais são utilizados em aulas práticas quando necessário.

Os cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física são noturnos com carga horária total de 3.420 horas cada um. Foram autorizados em 1989 e reconhecidos em 1996, com renovação de reconhecimento em 2014.

Os professores, em sua maioria, são mestres e doutores, com reconhecimento em suas áreas e experiência no mercado de trabalho.

No último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2019), o bacharelado em Educação Física da Ulbra atingiu 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), de um máximo de 5. Está entre os melhores.

Agora que você já sabe sobre benefícios, mercado de trabalho e que vale a pena cursar Educação Física, acesse o site e conheça mais detalhes desse curso na Ulbra.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!