Conheça mais sobre a Engenharia Mecânica Automotiva!
Dicas de carreira

Conheça mais sobre a Engenharia Mecânica Automotiva!

Entre as diversas áreas que podem ser escolhidas por um futuro engenheiro ao entrar na graduação, encontra-se a Engenharia Mecânica Automotiva.

O ramo apresenta semelhanças com as demais alternativas que compõem o amplo campo que é a engenharia, sendo uma boa opção para aqueles que já possuem interesse pelos estudos desenvolvidos nessa área.

Além disso, há um mercado de trabalho promissor e que oferece boas remunerações para os profissionais habilitados para exercer atividades no ramo.

Para saber mais sobre a Engenharia Mecânica Automotiva e ficar por dentro dos detalhes da área, continue a leitura!

O que preciso saber antes de cursar Engenharia Mecânica Automotiva?

Não é à toa que muitas pessoas têm dúvidas sobre como escolher o curso de graduação certo, garantindo que a escolha renderá bons frutos no futuro.

Afinal, essa é uma decisão importante e que pode determinar diversos aspectos da vida de alguém.

Por esse motivo, é sempre positivo conhecer alguns dos principais aspectos das áreas pelas quais se tem interesse, para então analisar quais delas são mais compatíveis com seus interesses e objetivos.

No caso da Engenharia Mecânica Automotiva, há alguns pontos que podem ajudar a determinar se essa é ou não a opção ideal para você.

O primeiro deles é a matriz curricular do curso de graduação na área, que concede o título de bacharel ao profissional e tem duração de cerca de 10 semestres.

Sendo esse um dos ramos que integra a abrangente área de engenharia, certamente haverão disciplinas bastante voltadas para conteúdos matemáticos, tais como cálculo, geometria e álgebra.

Ainda no campo das ciências exatas, o estudante deverá estudar assuntos de física, como o próprio estudo da mecânica, e até do transporte de energia.

Para além desses conhecimentos técnicos, a formação também envolve temas voltados para a atuação no mercado de trabalho, que proporcionam uma visão mais abrangente de assuntos, como a comunicação, segurança no trabalho e empreendedorismo.

Trata-se, portanto, de uma formação que contempla diversos aspectos da atuação do profissional e é importante que o estudante tenha em mente os estudos com os quais irá se deparar.

Além disso, é importante conhecer as atividades que o profissional de Engenharia Mecânica Automotiva pode exercer em seu ambiente de trabalho, sendo algumas delas:

  • elaborar sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas,
  • projetar processos de fabricação,
  • controlar atividades de manutenção,
  • determinar alterações de sistemas,
  • desenvolver metodologias de testes,
  • avaliar o resultado das atividades implementadas.

Qual o perfil desse profissional?

O perfil do profissional da área de Engenharia Mecânica Automotiva inclui alguns aspectos necessários tanto para desenvolver os estudos quanto a atuação no mercado de trabalho.

Tendo em vista que a área está intimamente ligada às ciências exatas, o ideal é que o estudante e futuro profissional possua alguma proximidade com esses estudos, procurando sempre aprimorar seus conhecimentos e habilidades.

Além disso, é importante que o aluno se dedique à sua formação e garanta que está adquirindo todo o conhecimento que for possível, de modo que esteja preparado para os diversos ambientes nos quais poderá exercer suas atividades futuramente.

O profissional de Engenharia Mecânica Automotiva deve possuir uma boa capacidade de análise dos processos que desenvolve e controla, o que exige tanto conhecimentos técnicos quanto um olhar que preste muita atenção aos detalhes.

Assim, será possível estudar com cuidado os sistemas projetados, os procedimentos implementados e os resultados trazidos por cada operação desenvolvida no ambiente de trabalho, seja ele qual for.

Cabe ressaltar que o engenheiro dessa área pode atuar em diversos locais, como fábricas e montadoras de veículos, empresas de inspeção de automóveis, na indústria de autopeças e até mesmo em equipes de competições automobilísticas.

Dessa maneira, é essencial que possua as habilidades e competências necessárias para aplicar seus conhecimentos a diferentes contextos, que apresentarão demandas distintas conforme as atividades desenvolvidas no setor.

Aspectos vitais da Engenharia Mecânica Automotiva

As diversas operações que podem ser desenvolvidas na área de Engenharia Mecânica Automotiva estão atreladas aos elementos que estruturam o campo.

Tratam-se de aspectos vitais do ramo e que devem ser conhecidos por todo estudante e futuro profissional.

Motor

Ao longo da graduação em Engenharia Mecânica Automotiva, o aluno entra em contato com diversos aspectos de sua área de atuação, de modo que compreenda o funcionamento dos diferentes processos e dispositivos com os quais terá que trabalhar posteriormente.

Um desses aparelhos essenciais é o motor, que desempenha um papel central em diversos setores da indústria, participando de muitos processos produtivos.

É importante que o engenheiro desse ramo conheça seu funcionamento, para que saiba operá-lo e avaliar seu desempenho, realizando reparos e melhorias sempre que necessário.

Produtos de segurança

Os projetos voltados para a segurança também são de responsabilidade do profissional de Engenharia Mecânica Automotiva e correspondem a um aspecto vital da área.

Entre os produtos e sistemas desenvolvidos pelo engenheiro, podemos citar alguns itens conhecidos, como cintos de segurança e airbags.

Para garantir o bom funcionamento desses produtos que são essenciais para a segurança, é preciso conduzir testes de resistência e simulações que permitam avaliar objetivamente o desempenho dos dispositivos.

Combustível

Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente e a implementação de processos mais sustentáveis nas empresas têm se tornado cada vez mais comuns em diversos setores da indústria.

Assim, uma das questões presentes na Engenharia Mecânica Automotiva, atualmente, é o estudo da utilização de combustíveis e a emissão de poluentes, além da análise a respeito da eficiência de tais produtos.

Trata-se de uma avaliação extremamente importante para diversos estabelecimentos, especialmente tendo em vista as normas ambientais que regem diversos procedimentos.

Ergonomia

Outro ponto a ser avaliado por esse profissional é a ergonomia dos sistemas, procedimentos e dispositivos desenvolvidos.

Isso significa que é necessário avaliar a interação desses diferentes aspectos com as pessoas que os utilizarão, para que os equipamentos sejam úteis e funcionais, proporcionando uma utilização prática e efetiva.

Interessou-se por essa área repleta de possibilidades? Então, você precisa conhecer a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Oferecemos diversos cursos em diferentes modalidades, incluindo o Curso de Graduação EAD em Engenharia Mecânica Automotiva!

Para saber mais sobre nossas opções de cursos, modalidades disponíveis, processos seletivos e descontos nas mensalidades, acesse nosso site.

Publicado em 31 de maio de 2022, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin