Engenharia Mecânica: mercado de trabalho para profissionais está em alta

Você está interessado em seguir carreira na Engenharia Mecânica? Ainda tem dúvidas sobre esta área? É normal ficar indeciso e querer saber tudo sobre a profissão escolhida.

A área das Engenharias tem muitas possibilidades e proporciona carreiras promissoras. Uma das alternativas é a Engenharia Mecânica, que atua desde a concepção até a fabricação, operação e manutenção de máquinas e sistemas mecânicos.

Continue acompanhando este post e conheça melhor a Engenharia Mecânica e como está o mercado de trabalho nessa área. Será que combina com você? Aqui você vai descobrir.

A profissão de Engenharia Mecânica

O graduado em Engenharia Mecânica está apto para atuar em empresas de diversos setores do mercado, como petroquímicas, montadoras de automóveis, fabricantes de autopeças, indústrias siderúrgicas, entre muitas outras.

Basicamente, toda a empresa que utilize alguma máquina em seu processo produtivo é um mercado potencial para o egresso de Engenharia Mecânica. Até mesmo um banco, uma rede de supermercados ou um hospital podem ter um Engenheiro Mecânico como responsável pela manutenção de seus equipamentos, por exemplo.

O egresso de Engenharia mecânica torna-se um profissional capaz de atuar no projeto, desenvolvimento, fabricação, operação e manutenção de uma grande gama de máquinas e equipamentos.

Além disso, a sólida formação técnica e o treinamento para a análise crítica, tornam o Engenheiro Mecânico apto para atuar em funções administrativas, como: Gestão de equipes, planejamento estratégico, análises de viabilidade técnico-econômicas, avaliações, vistorias, perícias, etc.

Formação generalista

A diversidade de ramos que necessitam desse profissional é enorme e a formação generalista contribui para que os profissionais consigam uma colocação em curto espaço de tempo no mercado.

Além dos ramos tradicionais de projeto e manufatura, a demanda por energias renováveis e desenvolvimento de novas tecnologias fazem com que a profissão de Engenheiro Mecânico esteja sempre em alta.

Mesmo sendo de conhecimento geral que a Engenharia é uma área de extrema importância para o desenvolvimento de um país, pesquisas recentes indicam que o número de profissionais disponíveis no Brasil ainda é significativamente inferior à demanda.

Além da atuação direta nas atividades já citadas, é comum que sejam encontrados Engenheiros Mecânicos atuando em colaboração em equipes multidisciplinares de vendas, marketing, pesquisa, etc.

Os constantes avanços tecnológicos fazem com que a Engenharia Mecânica passe seguidamente por alterações. A atualização na busca do que há de mais moderno faz parte do profissional dessa área.

Como está o mercado de trabalho?

A retomada do crescimento industrial no período pós-pandemia será um grande desafio que todas as nações vão enfrentar. No Brasil, que é um país em processo de desenvolvimento, será demandada uma grande quantidade de mão de obra na área de Engenharia e Tecnologia. Nesse sentido, existe uma tendência de que a defasagem entre a procura e a oferta de profissionais aumente ainda mais.

Além de projetar equipamentos que serão utilizados pelo consumidor final, ou como meio de produção para outros processos industriais, esses equipamentos precisam ser fabricados, montados, instalados e necessitarão de manutenção. E todas essas são funções exercidas pelo Engenheiro Mecânico.

Na área de fabricação mecânica, por exemplo, existem diversos processos, tais como fundição, conformação mecânica, soldagem e usinagem, que exigem profissionais qualificados para a sua especificação, supervisão e melhoria. Em uma época em que a competição é acirrada, é fundamental que o profissional possa analisar criticamente os processos e definir estratégias para a otimização do uso dos recursos, sejam eles humanos, de matéria-prima e até de tempo.

 Algumas das áreas que oferecem excelentes oportunidades para Engenheiros Mecânicos são as seguintes:

  • Aeronáutica
  • Alimentícia
  • Automobilística
  • Energética
  • Indústria têxtil
  • Metalmecânica
  • Máquinas e implementos agrícolas
  • Petroquímicas
  • Setor Público

 Engenharia Mecânica na Ulbra

A Ulbra oferece o curso de Engenharia Mecânica nas modalidades presencial e semipresencial. O engenheiro mecânico formado pela Instituição tem uma formação generalista e encontra ampla empregabilidade no mercado.

Apresenta habilidades de pesquisar e analisar tecnologias de ponta, desenvolve, projeta e fabrica máquinas e equipamentos para todo tipo de indústria, além da operação e manutenção desses sistemas, a fim de buscar e propor soluções para problemas de engenharia mecânica.

O curso semipresencial combina as vantagens da EAD com o presencial. Assim, evita-se deslocamentos desnecessários e horários engessados, permitindo maior flexibilização.

O aluno pode permanecer em casa ou estudar em qualquer lugar escolhido por meio da disponibilização de diversas ferramentas digitais, facilitando o desenvolvimento das competências exigidas a um Engenheiro Mecânico.

Já nos encontros presenciais, o aluno tem a possibilidade de contato direto com os professores do curso e interação com os colegas, participando de aulas de laboratório com práticas direcionadas à profissão.

Benefícios do semipresencial Ulbra

  1. Otimização do tempo, elimina os deslocamentos e os horários engessados, melhor flexibilização; poder permanecer em casa ou estudar em qualquer lugar escolhido.
  2. Disponibilização de diversos recursos (ferramentas) online para facilitar o desenvolvimento de competências para a Engenharia Mecânica.
  3. A componente teórica é online e a aplicação dessa teoria é com simulação em laboratório.
  4. Nas disciplinas EAD poderão ser utilizadas gravações de aulas teóricas e práticas de laboratórios, encontros virtuais, seminários.
  5. No semipresencial há possibilidade de contato direto com os professores do curso e interação com os colegas de sala de aula, em atividades práticas direcionadas à profissão.
  6. Nas disciplinas práticas rigorosamente selecionadas para o curso, o aluno complementará o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a profissão levando em consideração a engenharia moderna e as necessidades atuais das empresas.
  7. Valor mais acessível, menos deslocamentos à universidade.

O objetivo do curso de Engenharia Mecânica na Ulbra é colocar em prática os conhecimentos e competências adquiridas em atividades realísticas de formação e atuação profissional. No curso presencial os estudantes têm acesso aos laboratórios:

  • Laboratórios baseados em softwares (Projetos Assistidos por Computador – CAE, Manufatura Assistida por Computador – CAM, Desenho Assistido por Computador – CAD)
  • Laboratório de Robótica e Célula Integrada de Manufatura (CIM)
  • Laboratório de Caracterização de Materiais
  • Laboratório de Processos de Fabricação
  • Laboratório de Hidráulica e Pneumática
  • Laboratório de Protótipos Automotivos
  • Laboratório de Usinagem

Agora você já conhece os principais aspectos da Engenharia Mecânica. Já decidiu que é, de fato, o que você quer para sua vida. Então, é preciso estudar em um local com aprendizagem de qualidade e tradição e ainda com descontos especiais. Entre no site da Ulbra e faça a sua inscrição.

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin