• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

9 áreas de atuação da Engenharia Mecânica

Abril 1, 2022

9 áreas de atuação da Engenharia Mecânica - Blog da Ulbra
7:24

O campo de estudo da engenharia é bastante amplo, com diversas especialidades e áreas de atuação que podem ser seguidas pelo profissional em sua carreira.

No caso da engenharia mecânica, não é diferente.

Os profissionais formados nessa área são fundamentais para procedimentos que estruturam diversos setores de trabalho necessários na sociedade.

O campo de estudo é apontado como uma tendência no mercado de trabalho, segundo o Guia Salarial da Robert Half, consultoria internacional de recursos humanos.

Para ajudar os estudantes desse curso a conhecer as áreas de atuação em que um engenheiro mecânico pode trabalhar, preparamos um post com 9 delas. Continue a leitura!

Quais são as áreas de atuação da engenharia mecânica?

O conhecimento adquirido durante a graduação em engenharia mecânica permite que o profissional atue em diversas áreas, realizando diferentes procedimentos.

Muitos setores dependem de indivíduos capacitados e que tenham essa formação para desenvolver diversos tipos de trabalho.

As tarefas que podem ser desempenhadas por esses profissionais vão desde aquelas que privilegiam o conhecimento matemático até as que dependem de uma capacidade criativa para a fabricação de novos produtos.

Saber um pouco mais sobre quais são essas possíveis áreas de atuação é essencial para todo estudante do curso e para os que possuem interesse nessa área, mas ainda não começaram sua graduação.

Confira as principais delas nessa lista que preparamos para você:

Indústria Automobilística

Essa talvez seja a área mais conhecida e associada com o curso de engenharia mecânica.

Atuando na indústria automobilística, o profissional pode desenvolver e gerir projetos relativos à cadeia de produção desse setor.

Alguns deles são a criação de sistemas complexos e necessários, como os de refrigeração e aquecimento.

Além disso, também é possível trabalhar com o aperfeiçoamento de dispositivos, como os mecanismos de frenagem e câmbio, motores, entre outros.

Indústria Energética

A indústria energética é o centro de muitas discussões acerca de impactos ambientais e necessidade de mudanças, portanto, consiste em um campo que cresce cada vez mais.

Nesse setor, o engenheiro mecânico é essencial em diversos processos.

Um deles é a supervisão e estruturação do projeto de usinas, que precisam do acompanhamento do profissional para que funcionem de forma adequada.

Além disso, no ramo da produção de energia eólica, o engenheiro é o responsável pelo desenvolvimento das turbinas utilizadas no processo.

Esses profissionais são fundamentais para a criação de alternativas energéticas mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente.

Indústria Petroquímica

Essa é mais uma das áreas de atuação que pode ser explorada pelo engenheiro mecânico.

Nela, o profissional trabalha com a criação dos projetos de máquinas que permitem uma exploração mais eficiente da matéria-prima utilizada no setor.

Além disso, sua participação é fundamental em toda a cadeia de produção.

Assim, o acompanhamento começa ao criar o projeto e passa também por procedimentos como bombeamento, refino e processamento de petróleo.

Metalúrgica

Profissionais formados em engenharia mecânica também são procurados no setor metalúrgico.

Nesse segmento, o profissional da área é responsável por desenvolver e conduzir projetos ligados à cadeia de produção.

Os conhecimentos adquiridos na graduação nesse campo de estudo são necessários para desenvolver boas técnicas de extração, fabricação, fundição e tratamento dos metais e suas ligas.

A supervisão dos procedimentos por parte do engenheiro também é fundamental para o bom funcionamento do setor.

Máquinas e Equipamentos

As máquinas e equipamentos também merecem estar nessa lista de atuação da engenharia mecânica.

Essa é uma importante área que pode ser explorada por esse profissional.

É aqui que o engenheiro tem a oportunidade de projetar a fabricação de aparelhos e ferramentas de teste.

Essas máquinas e equipamentos desenvolvidos podem ser destinados tanto ao setor industrial quanto ao uso pessoal do consumidor.

Trata-se, portanto, de um segmento bastante versátil e que dá bastante liberdade de criação ao profissional.

Bancos

O curso de engenharia mecânica é um dos maiores representantes da área das ciências exatas.

Por isso, a formação do profissional desse campo envolve o desenvolvimento de habilidades matemáticas, como o cálculo e o raciocínio lógico.

Assim, todo engenheiro deve contar com uma forte bagagem de conhecimento matemático.

Essa é uma habilidade requerida pelos bancos e, por esse motivo, o engenheiro se torna uma boa opção para ser contratada nesse setor.

Os campos de análise e investimento requerem essa visão ampla de como funcionam os números e suas projeções, sendo uma das melhores áreas de atuação para esses profissionais.

O setor de TI, através da contratação de desenvolvedores e analistas de dados, também é uma possibilidade nesse sentido.

Setor público

Como cidadãos, estamos sempre esperando melhorias na infraestrutura do local onde vivemos, as quais devem ser conduzidas por diferentes esferas governamentais.

Assim, o setor público também depende de engenheiros capacitados para trabalhar na criação dos projetos e na condução de obras realizadas por esse segmento.

Por isso, trata-se de mais um campo em que o profissional formado em engenharia mecânica encontra uma área de atuação a ser explorada.

Pesquisa e Desenvolvimento

Para quem também tem conhecimentos a respeito do funcionamento de softwares e gostaria de aplicar essa habilidade na carreira como engenheiro mecânico, a área de pesquisa e desenvolvimento é a opção ideal.

Nesse setor, o profissional é responsável pela etapa de desenvolvimento de projetos detalhados de novos produtos.

Esse processo é realizado com o auxílio de ferramentas digitais que permitem um estudo cuidadoso do produto antes mesmo que ele chegue à fase de fabricação.

Manutenção

A área de manutenção é constituída por processos que são necessários em diversos setores da indústria.

Para os profissionais que preferem atuar no ambiente das fábricas, essa é uma boa opção.

Nesse segmento, as tarefas do engenheiro mecânico envolvem a supervisão dos equipamentos do local, para que estejam sempre em perfeito funcionamento.

No entanto, outros ambientes também precisam desse tipo de supervisão, como é o caso das estações de petróleo e manutenção de aviões.

Onde cursar?

Todas as áreas mencionadas necessitam não apenas de engenheiros mecânicos, mas de profissionais da área que tenham uma formação de qualidade e sejam capacitados para o trabalho.

Por isso, após decidir que esse será o curso de graduação escolhido, é fundamental procurar uma instituição de ensino de confiança.

A Universidade Luterana do Brasil, a Ulbra, conta com cursos de graduação em engenharia que preparam você para explorar todas as áreas de atuação em que tiver interesse!

Oferecemos cursos em modalidade híbrida, EAD e presencial com diversos polos. Visite nosso site, escolha sua opção favorita e venha estudar na Ulbra!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!