• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Preciso estudar Direito para fazer Serviços Jurídicos e Notariais?

Maio 24, 2022

Preciso estudar Direito para fazer Serviços Jurídicos e Notariais?
6:58

O Curso de Serviços Jurídicos e Notariais é uma das opções disponíveis para o estudante que tem interesse em atuar na área de Direito, futuramente.

Com a formação adquirida no curso tecnólogo, torna-se possível desenvolver diversas atividades fundamentais para o ramo do Direito, sem a necessidade de concluir uma graduação na área.

Dessa forma, o curso pode ser uma ótima oportunidade para aqueles que se interessam pelo meio jurídico, mas não tem vontade de seguir necessariamente no ramo da advocacia ou demais cargos ocupados pelo bacharel em Direito.

Para saber mais sobre o Curso de Serviços Jurídicos e Notariais e descobrir se essa é a melhor opção para você, continue a leitura!

Preciso ser advogado para fazer Serviços Jurídicos e Notariais?

O Curso de Serviços Jurídicos e Notariais consiste em um tecnólogo, ou seja, um curso de nível superior, mas que difere da graduação e até mesmo dos cursos técnicos.

A formação nesse modelo apresenta algumas particularidades, como um período de duração mais curto e também conteúdos voltados para a atuação no mercado de trabalho, pensando sempre na parte prática da profissão.

No caso do curso em questão, serão estudados temas bastante próximos daqueles que são apresentados na graduação em Direito, mas com uma ênfase maior na aplicação de tais conceitos na atuação do profissional.

Podemos dizer, portanto, que não é necessário ser um advogado para cursar Serviços Jurídicos e Notariais, uma vez que para ingressar no tecnólogo é preciso apenas ter concluído o ensino básico, sem a necessidade de possuir um diploma.

Trata-se, portanto, de uma boa opção para aqueles que gostariam de contar com uma formação de qualidade, mas que dure um período menor de tempo e permita uma entrada no mercado de trabalho mais rapidamente.

O que se estuda no Curso de Serviços Jurídicos e Notariais?

Como mencionamos, o Curso de Serviços Jurídicos e Notariais está intimamente atrelado à área de Direito, uma vez que prepara profissionais para que lidem com conceitos e processos próprios desse ramo.

Assim, uma boa formação deve conceder ao estudante os conhecimentos necessários para que compreenda a linguagem característica dos procedimentos jurídicos, os dispositivos legais vigentes e demais normas e processos a serem cumpridos.

Para isso, o aluno do Curso de Serviços Jurídicos e Notariais deverá estudar assuntos básicos da área de Direito, como seus diversos campos e aplicações.

Exemplo disso são as disciplinas como Direito Administrativo, Imobiliário, Tributário, da Família, das Coisas, das Obrigações e Responsabilidade Civil, entre algumas outras.

Além disso, a formação também proporciona conhecimentos mais práticos e objetivos do dia a dia do profissional, como meios consensuais de resolução de conflitos e procedimentos extrajudiciais. 

Esse breve resumo da matriz curricular de um curso dessa área mostra que o estudante adquire uma formação bastante completa e que o prepara para as diversas atividades que poderá desempenhar futuramente.

Para conferir mais informações, você pode acessar a matriz curricular do Curso de Serviços Jurídicos e Notariais EAD da Ulbra, a Universidade Luterana no Brasil, e verificar os conteúdos abordados ao longo da formação.

Há muitas oportunidades no mercado de trabalho?

Processos judiciais e extrajudiciais são parte importante do dia a dia de diversos estabelecimentos, como empresas de diversos setores e até mesmo os cartórios ou escritórios de advocacia.

Embora não executem tarefas destinadas às funções do bacharel em Direito, há muitas atividades que os profissionais de Serviços Jurídicos e Notariais podem desenvolver.

Afinal, realizar registros, gerenciar processos, lidar com documentações complexas e oferecer apoio técnico-administrativo são ações que se fazem necessárias em diversos segmentos e estabelecimentos variados.

A consultoria jurídica também é um serviço bastante importante e que pode ser útil para empreendimentos de diversos setores, sendo mais uma alternativa a ser explorada.

Para além das funções e procedimentos exercidos pelo profissional, podemos citar também os cargos que estará apto a ocupar, sendo alguns deles:

  • gerente administrativo do setor jurídico de empresas,
  • assistente financeiro e administrativo,
  • gestor de departamentos de compliance,
  • gestor de departamentos de recursos humanos.

Assim, podemos verificar que são bastante numerosas e variadas as oportunidades de atuação para o profissional de Serviços Jurídicos e Notariais no mercado de trabalho.

Como saber se é o curso para mim?

Escolher o curso superior certo para você pode não ser um processo muito fácil, pois há diversos fatores que devem ser levados em conta no momento de tomar uma decisão.

Para saber se o Curso de Serviços Jurídicos e Notariais é a opção ideal para os seus interesses e objetivos profissionais, conhecer mais detalhes a seu respeito já é um primeiro passo extremamente importante.

Assim, é possível avaliar quais são os benefícios que a formação pode oferecer para a sua carreira e vida profissional.

Nesse caso, uma das vantagens que podemos citar é justamente a modalidade do curso, que consiste em um tecnólogo.

Esse tipo de formação costuma levar menos tempo para ser concluída, com uma média de 4 semestres, mas sempre proporcionando uma habilitação de qualidade ao estudante, de modo que esteja preparado para a atuação na área.

Além disso, trata-se de uma forma de atuar em diversos procedimentos na área desejada sem que seja preciso cursar todo o período de uma graduação em Direito e passar pelo exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Outro ponto a ser levado em consideração é a oferta de Cursos de Serviços Jurídicos e Notariais na modalidade EAD.

Essa pode ser, portanto, uma boa alternativa para aqueles que dispõem de menos tempo no dia a dia, por conta de uma carga de trabalho elevada ou mesmo a rotina doméstica, ou têm dificuldade para se locomover até o ambiente da instituição de ensino.

Se você é uma pessoa interessada pela área de Direito e gostaria de auxiliar na condução de processos judiciais e extrajudiciais em diversos tipos de estabelecimento, essa pode ser a opção ideal para você.

Se interessou pelo Curso de Serviços Jurídicos e Notariais? Então, só falta conhecer a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Além dessa opção, oferecemos muitos outros cursos superiores, nas modalidades presencial, híbrida e EAD, para que você escolha aquela que se adapta melhor às suas necessidades.

Para conferir mais informações acerca de processos seletivos, descontos nas mensalidades e opções de cursos disponíveis, acesse o nosso site.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!