• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

O que são Serviços Jurídicos e Notariais?

Fevereiro 23, 2023

O que são Serviços Jurídicos e Notariais? - Blog da Ulbra
8:03

Ao compreender o que são Serviços Jurídicos e Notariais, você percebe o extenso leque de oportunidades para construir uma carreira de sucesso, em diferentes áreas do mercado de trabalho.

O Curso Superior de Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notariais é ideal para quem se interessa pela área jurídica, mas não tem o desejo de advogar e gosta de atuar com planejamentos, documentações e gestão administrativa, judiciais e extrajudiciais.

Essa graduação tecnológica, apesar de ser considerada recente, é reconhecida pelo Ministério da Educação, entidade federal que normatiza as diretrizes relacionadas à educação e conceitua as instituições de ensino do nosso país, sendo muito procurada pelos estudantes.

Durante a realização do curso, que dura em torno de 4 semestres, o aluno é preparado para atuar nas resoluções intermediárias do serviço jurídico e notarial.

Esse interesse pela procura do curso se dá exatamente pelo fato dele ser uma formação tecnológica, oportunidade que prepara o aluno qualitativamente para entrar no mercado de trabalho em menor espaço de tempo, comparado a um bacharelado em Direito, por exemplo.

Outra vantagem é que, após a conclusão, o formando está apto para aprimorar seus conhecimentos, podendo fazer pós-graduação e outras especializações como mestrado e doutorado. 

Quer saber mais sobre o que são Serviços Jurídicos e Notariais e conhecer melhor as áreas de atuação e o mercado de trabalho para esse profissional? Continue a leitura e confira.

O que são Serviços Jurídicos e Notariais?

Para você compreender o que são Serviços Jurídicos e Notariais e a sua importância, pensemos em várias situações que envolvem o nosso dia a dia e que exigem por parte da população o porte de documentos específicos, como certidão de nascimento, casamento e até mesmo de óbito.

Tem outra situação comum atualmente, que é a elaboração e a necessidade de contrato de trabalho que favoreça e proteja todas as partes envolvidas. Da mesma forma, há o registro de compra e transferência de imóveis, automóveis e outros bens. 

Todos esses documentos e muitos outros fazem parte do dia a dia de uma pessoa física ou jurídica e são considerados Serviços Jurídicos e Notariais. 

O que isso significa? Que muitos desses documentos, para serem providenciados ou construídos, precisam de conhecimentos da área do Direito, porém, os profissionais que exercem essas funções não precisam ser advogados.

Esses serviços também recebem o nome de paralegais e podem ser executados por um assistente, que no caso deve ter uma formação superior que lhes dê o devido conhecimento nas diversas áreas que envolvem as resoluções intermediárias relacionadas aos serviços jurídicos e notariais, nos âmbitos judiciais e extrajudiciais.

Agora que você sabe o que são serviços Jurídicos e Notariais, é importante entender que eles envolvem os serviços de Registros Públicos e os Notariais.

Registros Públicos

Os serviços de Registros Públicos visam descrever fatos jurídicos com o objetivo de garantir autenticidade, publicidade e segurança ao documento.

São exemplos de serviços de registros públicos:

  • registro de imóveis, veículos e outros bens,
  • títulos e documentos,
  • pessoas naturais,
  • distribuição.

Serviços Notariais

Os serviços Notariais ou de Notas geralmente envolvem atos formais realizados em cartórios, como, por exemplo:

  • elaboração de escrituras e procurações públicas,
  • protestos de títulos,
  • reconhecimento de firmas,
  • autenticações de documentos.

Área de atuação

Compreendendo o que são Serviços Jurídicos e Notariais fica mais fácil entender as oportunidades de atuação do profissional que se forma nessa área e o mercado de trabalho.

O Curso Superior de Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notariais forma profissionais habilitados para atuarem em várias funções relacionadas  à estrutura organizacional do sistema judiciário.

De forma geral, a formação envolve disciplinas específicas com foco em conhecimento jurídico, administrativo e cartorial, possibilitando ao formando atuar em:

  • gestão jurídica e notarial,
  • elaboração e análise de contratos e documentos jurídicos,
  • rotinas cartoriais, que envolvem processos, averbações, autenticações, certidões, negativas, emissão e consulta de notificações extrajudiciais, 
  • auxiliar administrativo/jurídico
  • negociação e mediação extrajudicial,
  • árbitro extrajudicial,
  • rotinas de gestão e controle jurídico.

Logo, o profissional que se forma no Curso Superior de Serviços Jurídicos e Notariais pode atuar nas mais diversas áreas desempenhando funções em:

  • cartórios, 
  • escritórios de advocacia, 
  • bancos privados, 
  • imobiliárias, 
  • corretoras.

Sem contar uma infinidade de oportunidades nos departamentos jurídicos das diversas empresas que se utilizam no seu dia a dia de registros oficiais, procurações, contratos, escrituras e documentos diversos.

Destacamos também as oportunidades em prestar concursos públicos e atuar nos mais diversos departamentos jurídicos de instituições federais, estaduais e municipais.

Qual é o salário de um servidor jurídico notarial?

Agora que você sabe o que são Serviços Jurídicos e Notariais e conheceu as diversas possibilidades de atuação, é hora de conferir qual o salário de um profissional que atua nessa área.

Segundo o portal Salário, um site com informações sobre cargos e rendas no Brasil, o teto salarial no mercado brasileiro, para um profissional tecnólogo em Serviços Jurídicos e Notariais, é de R$ 4.236,49, a depender da região e da função exercida.

Já o site Glassdoor, um dos maiores portais de recrutamento e vagas do mundo, informa que a média do salário mensal para esse profissional, aqui no nosso país, é de R$ 3.544,00.

Vale destacar mais uma vez que a formação em Serviços Jurídicos e Notariais é válida como curso superior na hora de participar de concursos.

Lembrando que tanto os cartórios como os demais órgãos públicos costumam abrir com frequência inscrições para concursos.

Como funciona o curso de Serviços Jurídicos e Notariais da Ulbra?

Sabendo o que são Serviços Jurídicos e Notariais, é importante repetir que a graduação é reconhecida pelo MEC, ressaltando que o órgão valoriza e defende que esse curso superior possui uma rica grade curricular, capacitando os acadêmicos para atuarem de forma qualificada nas diferentes resoluções intermediárias dos serviços jurídicos e notariais.

O mercado de trabalho considera o tecnólogo em Serviços Jurídicos e Notariais como um multiprofissional que está apto para atuar em diferentes funções, a partir do seu conhecimento jurídico e administrativo, com várias possibilidades de iniciar uma carreira de sucesso.

Por isso, se você gosta de organização, é detalhista e tem interesse nessa área, é hora de conhecer o Curso Superior que a Ulbra oferece nessa área.

O Curso Superior em Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notariais da Ulbra tem a duração de 2 anos, ou seja, 4 semestres e é na modalidade EAD, sendo ministrado por um corpo docente e de tutores qualificado e experiente, composto por mestres e doutores.

Sua grade curricular é rica em conteúdos atuais com disciplinas teóricas e práticas que atendem a crescente demanda de soluções jurídicas no mercado de trabalho.

As aulas são desenvolvidas por meio de ferramentas virtuais qualificadas, contando com o suporte de instalações físicas apropriadas para o desenvolvimento das competências necessárias para uma perfeita capacitação do profissional. 

Acesse nosso site e conheça o Curso Superior em Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notariais da Ulbra e dê o primeiro passo para a construção de uma carreira de sucesso. 

Faça a sua matrícula na Ulbra.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!