Você já ouviu falar no Curso Superior de Serviços Jurídicos e Notariais?
Graduação

Você já ouviu falar no Curso Superior de Serviços Jurídicos e Notariais?

Os procedimentos desenvolvidos nos âmbitos judicial e extrajudicial necessitam de assistência dos Serviços Jurídicos e Notariais.

O curso superior nessa área é essencial para a formação de profissionais que auxiliem nesse meio, sem necessidade de recorrer a uma graduação em direito.

Trata-se de uma formação de menor duração e que concede ao estudante os conhecimentos necessários para atuar de diversas formas no meio judicial.

Neste post, reunimos tudo que você precisa saber sobre o Curso Superior de Serviços Jurídicos e Notariais. Continue a leitura!

O que são Serviços Jurídicos e Notariais?

Muitas pessoas possuem interesse em trabalhar em contato com a lei e com processos judiciais, mas não desejam passar por uma graduação em direito e exercer suas aplicações no mercado de trabalho.

O Curso Superior de Serviços Jurídicos e Notariais é uma ótima alternativa para esse público.

As tarefas executadas por um profissional da área consistem, de forma geral, em procedimentos administrativos e de gestão no segmento jurídico.

Assim, cabe a ele executar atividades de apoio técnico-administrativo em diversos ambientes, como escritórios de advocacia ou cartórios.

No último caso, também é possível realizar tarefas legais atribuídas aos estabelecimentos, executando registros, gerenciando processos e lidando com documentos técnicos.

Trata-se de uma necessidade em diversos locais, que precisam de um trabalho especializado para exercitar a resolução intermediária dos Serviços Jurídicos e Notariais, no âmbito judicial e extrajudicial.

O campo é bastante amplo, pois há muitos tipos de estabelecimentos que necessitam de funcionários que executem esses processos.

Alguns exemplos são as assessorias jurídicas públicas e privadas, escritórios de contabilidade, Tabelionatos de Notas e departamentos de recursos humanos.

Qual a relação dessa profissão com as demais áreas do direito?

Profissionais graduados em direito não possuem as mesmas áreas de atuação que aqueles formados em Serviços Jurídicos e Notariais.

No entanto, o mercado de trabalho no qual se inserem apresenta pontos em comum.

Embora não assumam os mesmos cargos, ambos desenvolvem funções e atividades que exigem conhecimento técnico acerca da esfera jurídica.

Muitos dos assuntos com os quais um profissional do direito deve lidar fazem parte da rotina de quem trabalha na área de Serviços Jurídicos e Notariais.

Por isso, a formação neste curso conta com disciplinas como Teoria Geral do Direito Civil, Direito Tributário e Direitos Humanos e Cidadania.

A principal diferença entre essas áreas é que a de serviços jurídicos recebe um enfoque maior sobre os processos, registros e outras atividades administrativas desenvolvidas nesse meio.

Além disso, essa qualificação também é beneficiada por conhecimentos voltados para a capacidade de inovação e o empreendedorismo.

Dessa maneira, além do conhecimento técnico relacionado à área, o estudante também desenvolve habilidades que poderão contribuir com os estabelecimentos em que atuará no futuro.

Quanto tempo de duração tem o curso?

De forma geral, a qualificação alcançada ao cursar essa área é a de Tecnólogo em Serviços Jurídicos e Notariais.

Os cursos tecnólogos integram o ensino superior como qualquer outra graduação, mas se adaptam melhor aos desejos e necessidades de alguns estudantes.

Seus aspectos fundamentais são que se trata de uma formação de menor duração e também o fato de ser mais voltada para a atuação profissional no mercado de trabalho.

Assim, a formação em questão é realizada, em média, ao longo de quatro semestres.

Trata-se de mais um ponto que pode chamar a atenção de estudantes que queiram ingressar na área, mas não desejam realizar uma graduação como bacharel em direito.

Para garantir que se trate da opção ideal para você, também é importante estar atento à modalidade e à instituição escolhida.

Como funciona o curso EAD de Serviços Jurídicos e Notariais?

Os cursos em EAD têm crescido consideravelmente nos últimos anos, sendo muito adotados por estudantes de graduação e pós-graduação.

Trata-se de uma inovação bem-vinda ao ensino superior, que trouxe consigo diversos benefícios.

Muitas pessoas buscam formações de qualidade, que as preparem efetivamente para suas áreas de atuação, mas que façam isso com flexibilidade e praticidade.

As possibilidades em modalidade à distância oferecem ao discente uma maior autonomia sobre diversos aspectos, como local, horário e rotina de estudos.

Esse processo não é conduzido de forma solitária, mas através de contato regular com professores e tutores que guiam a turma ao longo das disciplinas.

Assim, os cursos de Serviços Jurídicos e Notariais em modalidade EAD tornam-se uma ótima opção para atender às necessidades dos estudantes.

As disciplinas oferecidas são voltadas para diversos aspectos.

Os conhecimentos associados à área do direito certamente são essenciais no campo de estudo, mas há outros componentes que se fazem necessários.

Esse é o caso de disciplinas que trabalham aspectos administrativos e processuais da rotina de trabalho, bem como aquelas que abordam pontos como inovação e empreendedorismo.

Dessa maneira, o estudante recebe uma formação completa, que contempla os diversos elementos que serão necessários para sua atuação profissional.

Combinar esses elementos é cada vez mais fundamental, não apenas para essa área em específico, mas para diversas opções de carreira a serem seguidas.

Além disso, a dinâmica presente no ensino à distância promove o desenvolvimento de habilidades, como autonomia e autodisciplina, juntamente ao aprendizado de conhecimentos técnicos.

São esses os fatores mais procurados no mercado de trabalho, incluindo diversas empresas nas quais o profissional de Serviços Jurídicos e Notariais pode atuar.

A matriz curricular conta com disciplinas teóricas e práticas, as quais serão trabalhadas através de ambientes virtuais de aprendizagem.

Nesses espaços digitais, o estudante conta com o apoio pedagógico de professores e tutores, bem como a companhia de seus colegas de turma.

A Ulbra, Universidade Luterana do Brasil, oferece o Curso Superior de Serviços Jurídicos e Notariais na modalidade EAD e traz diversas vantagens ao aluno.

Além de um corpo docente qualificado e estrutura de ensino de qualidade, a instituição conta com laboratório jurídico com escritório modelo, proporcionando ao estudante uma prévia da sua atuação no mercado de trabalho.

A matriz curricular planejada para é inovadora e traz toda a informação necessária para que o discente se torne um profissional extremamente qualificado.

Se interessou pelo curso e por essa área? Então, chegou a hora de conhecer a Ulbra!

Visite nosso site e confira mais informações a respeito de processos seletivos, descontos e etapas de matrícula.

Publicado em 8 de abril de 2022, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin