• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

10 filmes sobre agricultura para todo engenheiro agrônomo assistir

Fevereiro 9, 2023

10 filmes sobre agricultura para todo engenheiro agrônomo assistir
6:46

Praticamente todo mundo ama assistir filmes e também é ótimo quando podemos aliar momentos de lazer com estudos, não é mesmo? Você que estuda ou deseja estudar Agronomia, saiba que existem vários filmes sobre agricultura que podem ajudar no entendimento dessa profissão.

A indústria do cinema é muito potente. Constantemente está produzindo e criando obras capazes de encantar e ao mesmo tempo gerar reflexões. 

Além de ser um dos hobbies preferidos de muitas pessoas, assistir filmes também pode ser uma ótima maneira de aprender coisas novas e buscar inspirações para a vida acadêmica e profissional.

Se você deseja se aprofundar ainda mais nos temas relacionados à Agronomia, este post é para você!

10 dicas de filmes sobre agricultura para um engenheiro agrônomo assistir 

Separamos alguns filmes sobre agricultura que são muito interessantes, tanto para estudantes do Curso de Agronomia quanto para quem já está inserido no mercado de trabalho. Confira a lista:

O Menino que Descobriu o Vento

O filme é baseado em eventos reais, conta a história de William Kamkwamba, que hoje é um engenheiro, mas quando tinha apenas 14 anos teve uma ideia que mudou a sua vida e a realidade da comunidade em que morava. 

Filmes sobre agricultura mostram como esse ramo pode transformar a vida das pessoas e o menino que descobriu o vento é um grande exemplo disso. 

A Pequena Grande Fazenda

Com todo o caos e correria da vida em uma metrópole, muitas pessoas têm vontade de desistir de tudo e ir morar no campo. Este documentário conta a história de um casal que realmente passou por essa mudança. 

O documentário acompanha 8 anos da vida do casal, quando decidiram abandonar os empregos para terem uma fazenda sustentável. 

Temple Grandin

Mary Temple Grandin é um grande nome do agronegócio e uma referência na área da zootecnia, principalmente devido a questões de bem-estar animal em abatedouros. 

Este filme é baseado na vida dessa cientista, retratando sua trajetória, seus desafios e como ela se tornou tão relevante no mercado de criação e manejo de animais. 

Vida no Campo

Vida no Campo é outro exemplo dos filmes sobre agricultura, que comprovam como ela tem um papel fundamental e transformador para muitas pessoas. 

Esse é um documentário brasileiro que conta como a parceria entre uma empresa de máquinas agrícolas, a Embrapa e o Ministério da Cultura alterou a realidade de 5 famílias e gerou mais produtividade em suas lavouras. 

Documentário: Brasil orgânico

Assim como o nome sugere, esse é um dos filmes sobre agricultura que tem como foco a produção de diferentes tipos de produtos orgânicos, desde frutas até a pecuária. 

Este documentário traz variadas perspectivas por todo o Brasil, contando histórias reais de quem produz orgânicos, seja com a visão da agricultura familiar e até mesmo da perspectiva de cooperativas e grandes produtores. 

Cabra Marcado Para Morrer

Documentário brasileiro que aborda a vida de João Pedro Teixeira, que foi um ativista das Ligas Camponesas assassinado em 1962 a mando de latifundiários da Paraíba.

A produção do documentário iniciou-se em 1964, mas devido à Ditadura Militar a produção foi interrompida no mesmo ano e só foi retomada 17 anos depois. 

O crime trouxe consequências para a viúva, Elizabeth Teixeira, e para seus filhos, que são retratadas no filme. 

Sustentável (Sustainable)

A alimentação e a agricultura são elementos totalmente relacionados. O documentário Sustentável é um dos filmes sobre agricultura que reforça essa conexão. 

Neste documentário produzido nos Estados Unidos, as questões alimentares, agrícolas e de sustentabilidade são debatidas por profissionais que atuam nessas áreas, como fazendeiros e um chefe de cozinha, por exemplo. 

Buscando respostas em como as produções podem ser mais sustentáveis para o meio ambiente e gerar mudanças positivas para o futuro. 

Agricultura Tamanho Família

No Brasil, a agricultura é responsável por movimentar grande parte da economia nacional, mas se engana quem pensa que são apenas os grandes produtores do agronegócio que são os responsáveis por isso. 

Temos aqui mais um dos filmes sobre agricultura que destaca a importância da produção familiar. Afinal de contas, a agricultura familiar tem se tornado cada vez mais fundamental para a produção de alimentos e, consequentemente, impactar e fazer gerar a economia.

O documentário Agricultura Tamanho Família reforça ainda mais a importância de valorizar os pequenos produtores. 

Ser Tão Velho Cerrado

O desmatamento dos biomas brasileiros para a criação de pastos e plantações é um dos problemas geralmente retratados em filmes sobre agricultura, como acontece nesse documentário.

Focando no Cerrado, mais precisamente na região da Chapada dos Veadeiros, localizada no estado de Goiás, o filme mostra o aumento do desmatamento na região. 

Além de discutir a importância do bioma para o ecossistema brasileiro, o filme também dá voz a pequenos produtores locais que trabalham com métodos de produção sustentável. 

Balões e Bichinhos: Descobrindo a Natureza

Dê todos os filmes sobre agricultura que recomendamos neste post, esse com certeza é o mais diferenciado, mas nem por isso deixa de passar uma mensagem bonita sobre a natureza e agricultura. 

Balões e bichinhos: Descobrindo a natureza, é uma animação e, assim como o título sugere, conta a história de 2 balões de gás que são em formato de bichos. 

No filme, esses balões vão vivendo suas aventuras e descobrindo coisas sobre a natureza enquanto realizam atividades em uma fazenda. 

Este é um filme para todos os públicos, mas as crianças também vão adorar! 

Todos os filmes sobre agricultura que indicamos nesta lista trazem histórias impactantes sobre o universo da Agronomia. 

Esses filmes trazem diferentes personagens e perspectivas, tanto a nível mundial quanto a respeito do nosso país, e todas as suas particularidades, afinal de contas, o Brasil possui um grande território e muitos biomas, sendo extremamente importantes para manter um meio ambiente saudável. 

Apesar de suas diferenças, esses filmes são realmente agregadores para quem já está nessa área, seja estudando ou trabalhando, e também para quem tem interesse em começar a estudar Agronomia.

Agora, é só preparar a pipoca e aproveitar nossas recomendações! Bom filme! 

Se você gosta desses assuntos e quer aprender ainda mais, não deixe de fazer parte deste mercado tão promissor da Agronomia. Faça agora sua matrícula na Ulbra.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!