• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

MBA e pós-graduação: quais as diferenças?

Outubro 15, 2022

MBA e pós-graduação: quais as diferenças? - Blog da Ulbra
7:18

A diferença entre MBA e pós-graduação é um tópico que gera muitas dúvidas entre estudantes do ensino superior que procuram dar continuidade à sua formação profissional.

Ao finalizar a graduação, há uma série de oportunidades disponíveis para o egresso, seja ele licenciado, bacharel ou tecnólogo, tanto no mercado de trabalho quanto na academia.

Assim, é fundamental conhecer as modalidades que podem ser seguidas e de que forma é possível colocar em prática uma formação continuada, de modo a estar sempre atualizado em sua área de atuação escolhida.

Pensando nisso, preparamos este post sobre as diferenças entre MBA e pós-graduação, para acabar de vez com as suas dúvidas e ajudar a entender qual das alternativas é mais adequada para você. Confira!

Vale a pena continuar estudando depois da graduação?

Manter-se atualizado na área de atuação é cada vez mais necessário, principalmente com a grande competitividade que se observa no mercado de trabalho.

Cursar o ensino superior e alcançar um diploma de graduação já não é mais um grande diferencial, uma vez que cada vez mais pessoas têm ingressado nas universidades.

Assim, continuar estudando através de programas como MBA e pós-graduação tornou-se uma estratégia para dar continuidade à formação do profissional, tanto para que esteja atualizado nas novidades da área quanto para melhorar seu currículo.

Segundo dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC), o Brasil conta com mais de 120 mil estudantes de pós-graduação, o que indica que egressos da graduação têm percebido a necessidade de continuar estudando após se formarem.

Essa é uma maneira eficiente de garantir uma atuação com mais qualidade por parte do profissional, visto que novas tecnologias são constantemente aplicadas a diversos setores, criando a necessidade de atualizar-se a respeito dos processos desenvolvidos no ramo.

Além disso, o mercado de trabalho continua altamente competitivo, o que aponta para a importância de construir um currículo robusto, que transmita a capacidade do profissional e aumente suas chances de contratação nas vagas desejadas.

Também é importante lembrar que há uma série de modalidades que podem ser exploradas pelo egresso para dar continuidade à sua formação, explorando as possibilidades oferecidas nas instituições de ensino superior de todo o país.

Quais as diferenças entre MBA e pós-graduação?

Embora sejam tomadas como coisas diferentes, MBA e pós-graduação não são tão distintas assim.

De modo geral, os cursos de pós-graduação são divididos em duas categorias: stricto sensu e lato sensu

A categoria stricto sensu é aquela que envolve os programas de mestrado ou doutorado, ou seja, apresentam um perfil bastante acadêmico, voltado para a prática de pesquisa e para que os formados lecionem em universidades.

Assim, quem cursa esse tipo de pós-graduação recebe os títulos de mestre ou doutor, após os períodos de 2 e 4 anos, respectivamente.

Já a categoria lato sensu é voltada para a especialização de profissionais, dando maior foco à atuação profissional e à atualização do graduado em sua área de atuação escolhida.

A partir dessa distinção, é possível entender melhor a diferença entre MBA e pós-graduação, que pode confundir muitas pessoas interessadas em continuar estudando após concluir a graduação.

O que é MBA?

A sigla MBA significa Master in Business Administration e consiste em uma formação realizada após concluir um curso de graduação, seja ele de licenciatura, bacharel ou um tecnólogo.

Assim, MBA e pós-graduação são termos interligados, uma vez que o primeiro faz parte das modalidades que compõem o segundo, sendo esse um exemplo da categoria lato sensu.

Esse tipo de formação tem como principal característica os conhecimentos trabalhados durante o período do curso, que tem carga mínima de 360 horas e costuma durar cerca de um ano.

Os temas abordados costumam envolver o dia a dia da gestão de empresas, com disciplinas das áreas de administração, ciências contábeis e até alguns conteúdos de marketing.

Dessa maneira, o MBA é uma formação voltada para pessoas que ocupam ou pretendem ocupar cargos relacionados à gestão de empresas e instituições, contribuindo para uma liderança mais eficiente e qualificada nesses espaços.

Para isso, são discutidos casos reais de empreendimentos, abordando estratégias que poderiam ser aplicadas a cada cenário e como a gestão pode contribuir para o sucesso e bom desempenho de uma empresa.

O que é pós-graduação?

A diferença entre MBA e pós-graduação não está associada à natureza de cada modalidade, mas ao fato de que, embora todo MBA seja uma pós-graduação, o contrário não é verdadeiro, uma vez que o segundo termo é muito mais abrangente.

Como pós-graduação, portanto, podemos compreender toda formação que é realizada após a conclusão da graduação, com o objetivo de agregar novos conhecimentos à formação inicial do profissional.

Tanto os cursos que compõem as categorias lato sensu quanto stricto sensu se enquadram na modalidade, pois contribuem para a realização de uma formação continuada. 

A principal distinção entre ambas é o ramo no qual o profissional irá atuar, que pode ser tanto nos ambientes da academia, em universidades públicas e privadas, quanto no mercado de trabalho, em empresas e organizações.

Qual opção escolher?

Agora que você já sabe o que são MBA e pós-graduação, pode estar se perguntando qual das opções escolher para dar continuidade à sua formação.

Ambas as modalidades contribuem para adquirir mais conhecimento e melhorar a atuação no dia a dia de trabalho, promovendo uma atualização em relação aos procedimentos e métodos aplicados na área, assim como a possibilidade de otimizar a realização dessas tarefas.

No entanto, conforme o cargo ocupado pelo profissional e os objetivos estabelecidos para sua carreira, um ou outro tipo de curso pode trazer mais vantagens.

Assim, no ambiente corporativo, o MBA pode contribuir para uma gestão mais eficiente e para a elaboração de estratégias mais eficazes no dia a dia da empresa.

Se, por outro lado, o egresso da graduação possui o desejo de continuar seus estudos na área e aprofundar seus conhecimentos a respeito do curso, a pós-graduação stricto sensu pode ser o melhor caminho.

Dessa maneira, é fundamental que o profissional conheça as modalidades nas quais pode ingressar e analise qual delas é mais vantajosa para a construção da sua carreira.

Está interessado em continuar seus estudos e começar um curso de pós-graduação? Então, chegou a hora de conhecer os cursos oferecidos pela Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Nossos cursos são oferecidos nas modalidades presencial, híbrida e EAD, para que você escolha aquela que melhor se adapta às necessidades do seu dia a dia.

Visite nosso site e confira mais informações a respeito de matrículas, formações disponíveis e descontos nas mensalidades.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!