• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

O que é pós-graduação?

Novembro 1, 2022

O que é pós-graduação? - Blog da Ulbra
7:43

A pós-graduação tem se popularizado em meio aos profissionais do país como uma maneira de se manter atualizado em relação aos avanços de suas áreas de estudo e atuação.

Estima-se que o crescimento do número de pós-graduandos no Brasil seja constante, com um aumento de cerca de 9% ao ano.

Por contar com diversas modalidades, são muitas as oportunidades oferecidas ao estudante e profissional que opta por seguir nessa etapa do ensino superior e é sobre isso que vamos conversar hoje.

Neste post, explicamos o que é uma pós-graduação, como ela funciona e quais as vantagens de cursá-la. Continue lendo e confira!

O que é pós-graduação?

Como o próprio nome indica, a pós-graduação é uma etapa do ensino superior que vem após a graduação.

Assim, para ingressar nessa etapa, é preciso ter concluído a fase anterior, ou seja, possuir um diploma de bacharel, licenciado ou tecnólogo.

O objetivo principal dos cursos de pós-graduação, seja qual for o tipo escolhido, é aprofundar os conhecimentos do estudante em uma determinada área, partindo daqueles já adquiridos na graduação.

No entanto, há diferentes modalidades entre as quais o aluno pode optar conforme os objetivos profissionais que o levaram a buscar esse estudo.

Quais os principais tipos de pós-graduação?

Quando falamos a respeito dos tipos de pós-graduação, primeiramente há uma divisão que é feita entre as modalidades lato sensu e stricto sensu.

A primeira modalidade é voltada para o mercado de trabalho e à atuação profissional, com foco em conhecimentos que aprimoram a atuação do profissional em sua área.

Já a segunda está atrelada à carreira acadêmica, ou seja, a produzir conhecimento dentro das linhas de pesquisa que compõem o campo de estudo.

O mestrado e o doutorado são exemplos de pós-graduação stricto sensu, enquanto a lato sensu pode ser ilustrada pela especialização e pelo MBA.

Vamos falar um pouquinho mais sobre cada um deles:

Mestrado

O mestrado costuma ser o primeiro passo daqueles que procuram uma carreira no ambiente acadêmico, que envolve tanto a produção de trabalhos na área quanto lecionar no ensino superior.

Essa etapa tem duração média de dois anos, durante os quais o estudante deve trabalhar no desenvolvimento de um projeto de pesquisa.

Ao fim desse período, ocorre a entrega da dissertação de mestrado, que é apresentada a uma banca examinadora, responsável por avaliar o trabalho, bem como determinar se o mestrando será aprovado e receberá o título de mestre.

Doutorado

Embora não seja obrigatório, o doutorado costuma ser realizado após a conclusão do mestrado.

Nessa etapa, também é necessário elaborar um projeto de pesquisa com o qual o pesquisador deverá trabalhar ao longo da formação, que dura em torno de quatro anos.

Nesse caso, em vez de escrever uma dissertação, o doutorando deve contar com uma tese, que será desenvolvida durante o período de sua pesquisa.

A avaliação também é realizada da mesma maneira, através da apresentação da tese a uma banca examinadora.

Se bem sucedido, o pesquisador recebe o título de doutor em sua área de estudo.

Especialização

A especialização é uma dos tipos de pós-graduação que se encaixa na modalidade lato sensu, o que significa que os estudos desenvolvidos serão voltados para a área de atuação do profissional no mercado de trabalho.

Trata-se de uma boa opção para aqueles que possuem interesse em continuar atualizados em seu meio, dando continuidade à sua formação.

Além disso, uma especialização relacionada à área de atuação do profissional traz um diferencial importante para o seu currículo.

MBA

O termo MBA é uma sigla para a expressão Master in Business Administration.

Como o próprio nome indica, essa é uma formação voltada para aqueles que têm maior interesse no mundo dos negócios e nas áreas de gestão e administração.

Esse tipo de pós-graduação é ideal para profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho, mas buscam trazer inovações para a área.

Além disso, os conhecimentos adquiridos são de extrema importância para cargos de gerência e administração, posições bastante disputadas em qualquer segmento.

MBE

Outro tipo de pós-graduação é o MBE, sigla para Master Business Engineering. Esse tipo de curso pretende qualificar os engenheiros.

É similar a um MBA, mas a formação é focada na engenharia e na melhora de processos dessa área.

Por isso, é indicado para quem já tem um diploma em Engenharia, assim como habilidades em liderança, negócios e finanças.

Vale ressaltar que diversas instituições não oferecem essa pós-graduação. Aqui, na Ulbra, contamos com dois cursos MBE em oferta.

Por que fazer uma pós-graduação?

O crescimento de estudantes matriculados em cursos de pós-graduação é motivado pelas diversas vantagens que ingressar nessa etapa do ensino superior traz à vida profissional.

Seja qual for a área de atuação, há fatores que representam sempre um benefício para quem está à procura de melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Além disso, manter-se atualizado acerca das inovações que surgem em seu campo de estudo traz grandes benefícios a qualquer setor.

É exatamente por isso que quem faz uma pós-graduação, em regra geral, encontra:

Mais oportunidades

Sabemos que contar com um diploma de graduação é um fator importante no currículo de todo profissional, pois demonstra que ele possui o conhecimento técnico necessário para exercer determinada função.

Por outro lado, com o aumento da oferta de cursos de graduação, torna-se cada vez mais necessário apresentar um diferencial em relação à concorrência.

Seja um mestrado, uma especialização ou o MBA, uma pós-graduação na área em que se pretende atuar faz toda a diferença ao se candidatar a uma vaga, pois mostra que o profissional possui conhecimentos que vão além do básico para o cargo.

Ascensão profissional

Para aqueles que já estão consolidados em um local de trabalho, a pós-graduação não deixa de ser um fator positivo.

Em muitos casos, essa formação representa a possibilidade de ascender profissionalmente e alcançar cargos de maior prestígio dentro de uma empresa ou setor.

Afinal, essas são posições de grande responsabilidade, portanto, costumam ser destinadas àqueles que apresentam o maior preparo para exercer tais funções.

Expansão de conhecimento

Mudanças na vida profissional não são o único fator que motiva a realização de um curso de pós-graduação.

Essa formação proporciona a expansão dos conhecimentos relacionados à área de atuação do profissional.

A ciência e a tecnologia avançam constante e exponencialmente, assim há sempre novidades em todos os campos a serem descobertas e aplicadas.

Essas inovações são de extrema importância para o bom desempenho de qualquer setor e, para que cheguem até eles, é preciso que os profissionais estejam continuamente em formação.

Além disso, é na pós-graduação, especialmente no mestrado e no doutorado, que se produzem as pesquisas necessárias para avançar nos métodos presentes em cada área.

Se interessou por dar continuidade à sua formação? Então chegou a hora de conhecer os Cursos de Pós-Graduação da Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Oferecemos cursos de especialização, mestrado e doutorado, além de contarmos com as modalidades presencial e EAD.

Acesse nosso site e saiba mais detalhes a respeito de processos seletivos e descontos nas mensalidades.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!