• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Odontologia Clínica: o que é e como atuar nessa área?

Outubro 22, 2020

Sabe o que é Odontologia Clínica? E, também, como atuar nessa área? As respostas são de extrema importância para quem deseja seguir neste segmento. 

É comum que quem escolha cursar Odontologia se pergunte sobre qual especialização deve seguir. Ou, ainda, onde pretende trabalhar. As diversas possibilidades são um desafio.

É preciso buscar alternativas antes de fazer uma escolha tão importante. 

A Odontologia Clínica é uma opção que tem um mercado amplo e variado.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre essa área.

O que é Odontologia Clínica?

Na Odontologia Clínica, o dentista trabalha com doenças bucais. E, da mesma forma, adequação da higiene. O foco é o tratamento de dentes, boca e ossos da face.

Antes de um especialista, as pessoas tendem a procurar alguém que atue de forma generalista. 

Este é o primeiro a ter contato com o paciente. Detecta qualquer problema que envolva a saúde da boca.

Realiza procedimentos mais simples, como:

  • Ações de prevenção e educação (controle de placas e cáries)
  • Diagnósticos 
  • Necessidade de acompanhamento (por ele mesmo ou um especialista)
  • Restaurações

Assim, além de ser o responsável pelo diagnóstico, trata questões sobre saúde bucal. Da mesma forma, orienta o paciente sobre qual especialista procurar.

Não deixe de conferir também outros posts sobre Odontologia:

Como atuar nessa área?

As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação. Os cirurgiões dentistas devem atuar em todos os níveis de atenção à saúde.

Precisam estar inscritos no Conselho Regional do Estado. E, ainda, ter conhecimento de todas as áreas. 

Para isso, é necessária a formação em Odontologia. No entanto, não é necessário especialização. O que também não impede nenhum profissional de fazê-la.

É importante ressaltar que essa é uma ótima opção para os recém-formados. No trabalho generalista, é possível  conhecer amplas possibilidades da atividade. Mesmo sem se especializar em uma área da profissão.

Preparação acadêmica

A profissão oferece muitas chances para aqueles que desejam seguir esse caminho.

Mas, para isso, é preciso preparação acadêmica de qualidade. Esta, contudo, pode ser encontrada no curso de Odontologia da Ulbra.

Começar a graduação é o primeiro passo para seguir essa carreira cheia de oportunidades. Mas, no entanto, é preciso escolher uma universidade com boa formação.

A Ulbra está entre as melhores graduações do país. Oferece aulas práticas na clínica-escola desde os primeiros semestres. Além disso, os alunos participam de projetos comunitários. Há aproximação da profissão e dos pacientes.

Agora, você já sabe o que é Odontologia Clínica e como atuar na área. Então, acesse o nosso site e conheça mais sobre o curso.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!