• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Quais são as áreas da Odontologia?

Agosto 31, 2020

Saber quais são as áreas da Odontologia é fundamental para quem quer seguir carreira. O profissional atua no cuidado com a saúde bucal, trabalhando com prevenção, diagnóstico e tratamento, realizando procedimentos desde o alívio da dor até cirurgias complexas: restaurações, extrações, limpeza, implantação de próteses dentárias e cirurgias. 

Neste post, você vai conhecer melhor a carreira. Confira!

As áreas da Odontologia

O dentista pode atuar no serviço público, em entidades estatais e particulares, instituições de previdência social, indústrias, entidades filantrópicas, clínicas, consultórios particulares e instituições de ensino superior.

  • Cirurgia Geral – trata dentes, língua, bochechas, gengivas e lábios, realiza radiografias, faz limpeza, aplica flúor e realiza pequenas cirurgias.
  • Ortodontia – corrige a posição dos dentes por meio de aparelhos ortodônticos, prevenindo e tratando problemas de crescimento. 
  • Periodontia – trata os processos inflamatórios e infecciosos das gengivas.  
  • Implantodontia – implanta próteses dentárias fixas e removíveis. 
  • Odontologia Estética – cuida da estética do sorriso, da harmonização facial e da melhora da autoestima dos pacientes.
  • Saúde Coletiva – atua em planos de saúde e cooperativas, além de participar de programas de assistência social em postos de saúde e unidades básicas.
  • Odontologia do Trabalho – realiza o diagnóstico das doenças ocupacionais, além da manutenção da saúde bucal dos trabalhadores no ambiente de trabalho.
  • Odontopediatria – cuida da saúde bucal das crianças.
  • Odontogeriatria – atende pacientes da terceira idade.
  • Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial – atua principalmente em ambiente hospitalar no tratamento de lesões que acometem ossos e tecidos faciais.
  • Odontologia Legal – trabalha na identificação de cadáveres por meio da arcada dentária. 
  • Endodontia – trata de lesões e doenças no nervo e na raiz dos dentes. 
  • Dentística Restauradora – cuida da estética dos dentes, realizando procedimentos de clareamento e correção.
  • Estomatologia – atende doenças do sistema estomatognático (constituído pelos lábios, dentes, mucosa oral, palatinas e glândulas salivares). 

Mercado de trabalho

No Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o mercado movimenta R$ 38 bilhões por ano e está em quarto lugar no mundo em procedimentos odontológicos realizados por ano.

Três novas especialidades, reconhecidas pelo Conselho Regional de Odontologia em 2015, ampliam a possibilidade de atuação: a acupuntura, a homeopatia e a odontologia do esporte.

A profissão possui inúmeras áreas de atuação e oportunidades para uma carreira de sucesso. Mas é importante escolher um bom curso e se dedicar.

Dessa forma, se você tem interesse em estudar Odontologia, é fundamental escolher uma universidade de referência.

Confira também outros posts incríveis sobre odontologia!

Conheça a Ulbra

Criada em 1990, a Odontologia da Ulbra está entre as pioneiras. Com corpo docente de qualidade e ensino de excelência, a graduação oferece a oportunidade de conhecer a carreira de perto.

O curso conta com uma grande estrutura, equipamentos de alta tecnologia e a oportunidade de viver a profissão na prática através dos projetos comunitários, que proporcionam conhecimento sobre a realidade social, oferecendo um aprendizado que realmente prepara para o mercado de trabalho. O curso forma profissionais para atuarem nas áreas de promoção da saúde, diagnóstico e tratamento.

Agora que você sabe mais sobre as áreas de atuação da Odontologia, acesse nosso site e saiba mais sobre o curso da Ulbra!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!