Como se tornar um professor de sucesso?
Dicas de carreira

Como se tornar um professor de sucesso?

Tornar-se um professor de sucesso é um processo contínuo e que demanda uma formação de qualidade, levando a uma carreira muito gratificante e capaz de mudar vidas.

Todos temos um ou outro professor que causou um impacto em nossa formação, seja por meio de seus ensinamentos ou através da motivação que um aluno precisa para buscar seus objetivos.

É um trabalho gratificante que demanda estudo e preparação ao longo do exercício da profissão na aquisição de conhecimentos necessários e fundamentais para a formação de futuras gerações, independentemente da área de formação ou nível de escolaridade em que vier atuar.

Para saber mais sobre como se tornar um professor de sucesso, continue a leitura!

O que um professor faz?

Escolher um curso de graduação é uma decisão que deve ser planejada com cuidado, a partir da análise de diferentes aspectos da profissão que será exercida no futuro.

Por isso, antes de saber como se tornar um professor de sucesso, é fundamental compreender também no que consistem as atividades desenvolvidas pelo profissional no seu dia a dia de trabalho.

Exercício da docência

Quando pensamos no que faz um professor, a primeira tarefa que vem à mente costuma ser a atuação em sala de aula.

De fato, essa é uma das principais atividades atreladas ao ofício do docente, uma vez que corresponde a uma parte essencial da sua função, que é ensinar aos alunos os conteúdos estudados em cada disciplina.

Nesse sentido, uma das habilidades desenvolvidas durante a formação de um professor ou nos cursos de licenciatura é a didática, que corresponde justamente à capacidade de o professor de explicar com clareza aos estudantes os assuntos tratados em aula.

Faz planejamento

Um professor de sucesso é, entre outras coisas, aquele que cumpre seu papel como educador e traz conhecimentos relevantes aos seus alunos nas aulas ministradas.

Para que isso ocorra, a realização do planejamento é uma etapa essencial de sua atuação, pois consiste no processo de elaborar quais serão os conteúdos trabalhados e a metodologia (técnicas, recursos) adequada para o desenvolvimento das aulas.

Além disso, o planejamento contribui para um período letivo mais organizado, com datas definidas para momentos de revisão e o desenvolvimento de atividades avaliativas.

Elabora atividades avaliativas

Embora sejam motivo de receio para muitos estudantes, as avaliações individuais e/ou coletivas são um procedimento importante para o processo de aprendizagem.

Essas atividades são um instrumento essencial para que o professor analise se os alunos estão acompanhando os conteúdos abordados, quais deles precisam ser reforçados e quais são os membros da turma que necessitam de auxílio em determinada área.

Assim, as atividades avaliativas são tarefas importantes no planejamento do professor, pois possibilita fornecer feedbacks relevantes aos estudantes, de modo a contribuir com o seu aprendizado.

Participa de conselho de classe

Outra tarefa pela qual o professor é responsável é a participação em conselhos de classe, que consistem no momento em que os docentes se reúnem para discutir os resultados alcançados por cada um de seus alunos.

Essa reunião é fundamental por diversos motivos, sendo um deles o acompanhamento do aprendizado dos estudantes, de modo que seja possível identificar se seu desempenho é o mesmo em todas as disciplinas ou se há distinção de uma para outra.

Além disso, os professores podem trocar experiências a respeito de suas turmas e fornecer perspectivas distintas, que enriquecem o processo de ensino.

Como se tornar um professor de sucesso? 

Agora que você já sabe o que faz um professor de sucesso, basta descobrir como se tornar um.

O processo envolve muito estudo por parte do licenciando, além de uma escolha inteligente em relação à área a ser seguida.

Construa uma carreira sólida

Como em qualquer outra área, para ter sucesso no setor educacional é importante contar com um bom planejamento de carreira.

Isso não significa que você deve prever cada passo dado em sua vida profissional, mas é fundamental saber onde se deseja chegar para definir metas e encontrar maneiras de alcançá-las.

Assim, com um bom planejamento, que leve em conta seus principais objetivos e as oportunidades de emprego para professor que estão disponíveis, será mais simples construir uma carreira sólida e que atenda às suas vontades e necessidades.

Domine sua área de atuação

Ao escolher se tornar professor, o estudante se vê diante de uma nova escolha: decidir em qual área gostaria de atuar.

Uma das maneiras de tomar essa decisão é relembrar quais eram as disciplinas pelas quais você possuía mais interesse durante o período escolar, uma vez que a graduação será voltada majoritariamente para esse campo de estudo.

Afinal de contas, para ensinar algo é preciso dominar esse assunto e um professor de sucesso deve conhecer os principais fundamentos da disciplina em que desejar lecionar.

Desse modo, é preciso dominar os conceitos fundamentais da área que se estuda, de modo a compreender qual a melhor forma de desenvolver os conteúdos adquiridos durante o período de formação.

Desenvolva valores

Outro ponto que deve ser levado em conta é a definição de valores que conduzam a atuação do profissional, especialmente no caso de um professor de sucesso.

Cabe ao professor construir a sua profissionalidade docente, a partir do domínio dos conhecimentos específicos da área de atuação pretendida e formação humana e solidária para trabalhar com a diversidade e inclusão nos ambientes educativos.

Afinal, estabelecer princípios é uma das formas de definir uma conduta frente aos desafios que podem surgir no dia a dia da profissão, fazendo com que seja mais simples solucioná-los tendo em mente quais são os objetivos do seu trabalho em sala de aula.

Esteja antenado nas mudanças educacionais

O setor educacional tem sofrido diversas mudanças nos últimos anos, especialmente em decorrência da crescente presença da tecnologia em nosso dia a dia.

Assim, modalidades como o ensino à distância e o ensino híbrido têm se tornado cada vez mais populares em diversos níveis, desde a educação básica até o nível superior.

Por isso, quem tem como objetivo se tornar um professor de sucesso deve ter em mente o cenário em que estará atuando e compreender quais as dinâmicas atuais no setor educacional.

Trata-se, também, da necessidade de uma grande capacidade de adaptação, que permite ao profissional adequar sua atuação ao nível educacional pretendido.

Assim, uma formação de qualidade é o que permite que o estudante se prepare para o cenário em que irá desenvolver suas atividades como docente, seja em relação aos conteúdos trabalhados ou à construção de uma carreira consistente.

Está interessado em se tornar professor? Então, chegou a hora de conhecer a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Além de cursos de licenciatura, oferecemos outras formações em modalidade EAD, híbrida e presencial.

Acesse nosso site e confira mais informações sobre processos seletivos, descontos nas mensalidades e nossas opções de cursos disponíveis.

Publicado em 12 de julho de 2022, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

  • O que faz um pedagogo?

    O que faz um pedagogo?

    Durante a fase de escolha do curso de graduação, é comum que o estudante tenha dúvidas sobre a área na […]

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin