• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como ser um bom pedagogo: dicas para quem deseja seguir essa carreira

Maio 16, 2023

Como ser um bom pedagogo: dicas para quem deseja seguir essa carreira
6:29

Quem estuda e quer trabalhar com educação infantil  e anos iniciais do Ensino Fundamental com certeza sabe que a aprendizagem é um processo fundamental para as crianças. Por isso é natural ter dúvidas sobre como ser um bom pedagogo.

As lembranças da vida escolar podem ficar guardadas por muito tempo na memória, assim como os professores da escola no processo de alfabetização.

Sendo uma figura tão importante para todas as pessoas, afinal de contas, a escola é um local por onde todos passam, faz sentido que os estudantes de Pedagogia e até mesmo os professores questionem-se sobre sua atuação.

Para ajudar quem está passando por essa situação, trouxemos algumas dicas sobre como ser um bom pedagogo.

Como ser um bom pedagogo?

Com certeza, na hora de iniciar no campo de trabalho, todos desejam ser um professor de sucesso, que consiga cumprir bem o seu papel de educador.

Essa dúvida de como ser um bom pedagogo pode ficar ecoando na cabeça dos professores, mais frequentemente no início dos estudos e da vida profissional.

O tempo e a experiência ajudam muito com essas inseguranças, mas também há atitudes e comportamentos que fazem toda a diferença para quem quer se tornar um excelente profissional da educação, confira abaixo:

Faça uma boa faculdade

É impossível falar como ser um bom pedagogo sem mencionar a necessidade de realizar o curso em uma boa faculdade, que tenha um corpo docente qualificado e apresente uma boa grade curricular. 

Ainda mais porque para pedagogos a educação é o foco principal desta profissão. Então, valorizar a aprendizagem é crucial. 

Por isso, para garantir uma boa formação em Pedagogia, invista em estudar em uma instituição de ensino de qualidade, como a Ulbra.

Continue aprendendo sempre

Essa dica de como ser um bom pedagogo tem muita semelhança com a dica anterior e também reforça como a educação é essencial. 

O diploma da graduação não pode ser a última etapa, é fundamental buscar constantes aperfeiçoamentos. 

Existem inúmeras possibilidades de como buscar novos conhecimentos: congressos, cursos, palestras, especializações e entre outros. 

Tudo isso vai agregar ao currículo e também melhorará o seu desempenho profissional.

Tenha confiança

Essa é uma dica muito válida, útil tanto para a vida no geral quanto para quem quer saber como ser um bom pedagogo. 

A confiança é muito importante dentro e fora da sala de aula. É importante que o professor seja confiante ao lidar com a turma. As crianças podem notar a insegurança e isso pode fazer com que elas dominem o ambiente. 

Também é imprescindível ser confiante ao lidar com os pais, que muitas vezes questionam as ações dos professores. Lembre-se, você é o pedagogo e pode decidir o que é melhor para a educação da turma. 

Saiba como gerenciar conflitos

Saber como ser um bom pedagogo muitas vezes envolve agir na mediação de conflitos, pois eles acontecem com frequência no ambiente escolar. 

Crianças podem brigar e transformar a sala de aula em um local caótico. Também podem ocorrer discussões em reuniões, tanto com pais quanto com outros professores. 

Esses foram alguns exemplos de problemas comuns na vida dos professores. Por isso, é preciso ter paciência e tranquilidade para solucionar conflitos. 

Tenha empatia

A empatia é uma característica essencial quando a questão é como ser um bom pedagogo. 

Saber ouvir, compreender o que o outro está passando e identificar a necessidade de cada criança é fundamental para quem quer ser um bom profissional. 

Professores passam tanto tempo com suas turmas que, às vezes, eles são as primeiras pessoas que identificam que uma criança apresenta sinais de TEA, por exemplo.

É importante exercitar a empatia e estar sempre atento ao que acontece em sala de aula.

Seja curioso e criativo

Apesar de a educação ser uma área que já é estudada há algum tempo, é interessante manter a curiosidade ativa e buscar novas práticas. 

Então, se você se questiona como ser um bom pedagogo, continue estimulando sua curiosidade e criatividade para desenvolver novas práticas pedagógicas.

Com tantas tecnologias existentes hoje, não deixe de utilizar a Internet a seu favor na hora de buscar inspirações. 

Supere preconceitos!

Nas escolas, os professores se deparam com as mais variadas situações, então se você quer saber como ser um bom pedagogo, uma excelente dica é: supere seus preconceitos.

As crianças aprendem muito através do exemplo, por isso, quando estiver na função de pedagogo, você precisará ser uma pessoa receptiva e tratar todos de forma justa e com respeito. 

Por exemplo, a educação desenvolvida nas escolas em uma perspectiva inclusiva deve garantir que todas as crianças sejam integradas e tenham suas habilidades e competências desenvolvidas observando suas dificuldades e potencialidades.

Como escolher um bom curso de Pedagogia?

Agora que você já sabe tudo sobre como ser um bom pedagogo, você precisa escolher um bom curso de Pedagogia.

É uma formação que normalmente tem duração de 4 anos e permite a atuação como professor em sala de aula e também em áreas de planejamento, gestão e administração escolar. Além de outras funções fora de escolas, como hospitais e elaboração de materiais didáticos, por exemplo. 

O currículo é bem amplo, com disciplinas de variadas teorias educativas, didática, psicologia educacional, disciplina que envolvem planejamento e organização escolar, entre outros. 

Conforme já mencionamos, pedagogos são muito importantes para a sociedade, são eles que alfabetizam todas as pessoas e o curso prepara o profissional para isso.

Ao longo da graduação, os estudantes já vão realizando atividades práticas que preparam para os estágios e para os primeiros passos em sala de aula.

Se você quer estudar em uma boa instituição, que proporcionará uma excelente formação para você se tornar um bom pedagogo, conte com a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil.

Aqui, você terá uma formação de qualidade para atuar em todas as áreas da educação, ou seja, para quem deseja atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Depois deste post com tantas informações valiosas para quem deseja ser um bom pedagogo, aproveite para conhecer mais sobre o Curso de Pedagogia da Ulbra!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!