• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Técnicas de estudo: conheça algumas para aproveitar melhor a graduação

Maio 25, 2023

Técnicas de estudo: conheça algumas para aproveitar melhor a graduação
7:07

As técnicas de estudo estão aí para ajudar na compreensão das disciplinas, seja para prestar vestibular ou nas provas da faculdade.

Antes de conhecermos as mais utilizadas e eficientes, é importante compreender os procedimentos adotados para que se atinja um determinado resultado.

A sua utilização facilita o processo de captação das informações e possibilita que os objetivos sejam alcançados, o que significa facilidades na contenção de conteúdos e consequentemente uma melhor performance e assertividade no dia a dia do mundo acadêmico.

Para se ter ideia da eficiência e importância da aplicação de uma metodologia nos estudos, ou seja, o uso de técnicas apropriadas, temos no Brasil um dos melhores exemplos de sucesso dessa prática.

Trata-se do método Paulo Freire de alfabetização, onde esse grande educador brasileiro conseguiu resultados surpreendentes junto aos adultos que se propunham a aprender a ler e escrever.

De acordo com Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia:

“Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós seres humanos aprendemos através do mundo.”

Considerando essa frase e diante dos experimentos e sucessos obtidos, fica comprovado que as técnicas de estudo possibilitam um ótimo aproveitamento para aquele que deseja ter sucesso na sua graduação.

Neste post, apresentaremos dicas importantes a esse respeito e os melhores métodos para se alcançar os objetivos na vida acadêmica. Continue lendo e saiba detalhes a respeito!

Quais são as melhores técnicas de estudo?

Como vimos até aqui, o método Paulo Freire foi desenvolvido por esse educador para acelerar o processo de alfabetização de adultos.

Existem também excelentes técnicas de estudo que podem ser aplicadas no dia a dia do ensino superior ou para aqueles que desejam ter acesso a uma faculdade e enfrentam dificuldades para isso. Vamos conhecê-las:

Pomodoro

De acordo com o italiano Francesco Cirillo, a capacidade de concentração do ser humano vai se perdendo após um certo período. Desse modo, o foco e a produtividade começam a cair.

A técnica Pomodoro consiste em realizar intervalos de 5 minutos após períodos de estudos de meia hora.

De acordo com Cirillo, essa ação possibilita um descanso para o cérebro e o retorno às atividades ocorre de forma potencializada, portanto, com grande aproveitamento.

A técnica defende também que após o quarto intervalo, o tempo de descanso deva ser maior, podendo chegar a 30 minutos.

Estudo intercalado

O estudo intercalado consiste em não concentrar os estudos em uma única disciplina por muito tempo.

A troca de assuntos e matérias ajuda a manter a concentração, pois os conteúdos se renovam, assim como o ânimo para continuar com essa atividade.

De acordo com seus praticantes, dentre as técnicas de estudo, essa traz excelentes resultados, especialmente em assuntos que envolvem as ciências exatas, ou seja, que exigem raciocínio lógico.

As atividades físicas quando repetidas por um longo espaço de tempo causam problemas às pessoas, assim como aquelas de ordem intelectual que acabam não sendo absorvidas pela mente, causando desgastes e frustrações, portanto, vale a pena considerar essa possibilidade em seus estudos.

Fichamento

Fazer um fichamento dos conteúdos lidos consiste em criar um pequeno resumo com suas próprias palavras daquilo que você entendeu a respeito do assunto.

Essa ação facilitará a sua compreensão e será muito importante quando uma revisão da matéria for realizada.

É importante que no seu conteúdo estejam anotados os pontos principais a respeito do assunto estudado, quando pode ser criado sínteses esquemáticas que colaboram para o alcance de bons resultados.

EPL2R

O método EPL2R diz respeito a ações que devem ser desenvolvidas para cada uma das letras desse conjunto:

 

  • E – explorar,
  • P – perguntar,
  • L – ler,
  • 2R – rememorar e repassar.

 

A aplicação dessa técnica consiste em iniciar o processo através de uma exploração sobre determinado assunto, utilizando apostilas, videoaulas, podcasts e conteúdos que possam ser localizados nos mais diversos canais de informações.

Na sequência, elaboram-se perguntas a respeito do assunto, quando, então, através da leitura, obtém-se as respostas.

Por fim, os questionamentos e as respostas devem ser rememoradas e repassadas com o objetivo de fixar os conteúdos.

Estudo mnemônico

O estudo mnemônico tem por objetivo o ato de memorizar os conteúdos através de associações, utilizando músicas e formas engraçadas que facilitam o aprendizado.

Pode-se criar uma sigla ou pequena frase que venha a facilitar a lembrança de determinadas palavras ou fórmulas.

Como exemplo, para lembrar os nomes e a sequências dos planetas do sistema solar, pode-se utilizar a seguinte frase:

“Meu Velho Tio Me Jurou Ser Um Netuniano.”

A primeira letra de cada palavra ajuda a lembrar os referidos planetas:

  • Mercúrio,
  • Vênus,
  • Terra,
  • Marte,
  • Júpiter,
  • Saturno,
  • Urano,
  • Netuno.

Autoexplicação

A autoexplicação é uma das técnicas de estudo onde o aluno se coloca como professor, ou seja, simula as atividades que esse executa na preparação de uma aula e a apresenta em voz alta para si mesmo.

A explicação do assunto através das próprias palavras colabora de forma efetiva para a compreensão, quando, em caso de dúvida, o aluno irá buscar o detalhamento necessário para poder explanar com clareza o tema que está sendo tratado.

A fixação do aprendizado se dá a partir da ocorrência de sinapses, ponto de contato entre as células, possibilitando excelentes resultados ao praticante.

Flashcards

Chegamos ao final das dicas, aqui apresentamos o flashcards, um formato interessante que utiliza cartões, onde de um lado se coloca o tema na qual se deseja estudar e do outro a definição a esse respeito.

Os flashcards podem conter:

  • perguntas,
  • palavras-chave,
  • conceitos,
  • definições, etc.

Retira-se aleatoriamente uma das cartas, lê-se a questão proposta e o aluno deverá respondê-la adequadamente. 

A resposta está no verso, facilitando o entendimento e colaborando para a memorização dos assuntos que estão sendo estudados.

Como se observa, para aproveitar melhor a graduação ou se preparar para uma prova, muitas estratégias podem ser utilizadas. O recomendável é que algumas delas sejam adotadas, oferecendo mudanças e colaborando para que essa atividade seja realizada de maneira mais leve.

As técnicas de estudo efetivamente auxiliam os alunos, contribuem para a assimilação dos conteúdos e ajudando na conquista das notas necessárias.

Adotar uma ou algumas delas podem fazer toda a diferença na sua caminhada acadêmica, ajudando-o a absorver conteúdos com qualidade e contribuindo para a formação de uma carreira de sucesso.

Agora que você sabe mais a esse respeito, siga a Ulbra no Instagram para ter acesso a outras dicas que o ajudem a aproveitar melhor a sua graduação!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!