• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Mercado de TI: conheça perfil de vagas e os cursos EAD

Outubro 22, 2021

Mercado de TI: conheça perfil de vagas e os cursos EAD - Blog da Ulbra
5:01

Você quer apostar no mercado de TI, mas ainda tem alguma dúvida? Fique sabendo que a área da Tecnologia da Informação cresce cada vez mais. E, também, está muito aquecida no Brasil.

Há várias opções na modalidade EAD, o que, de igual forma, facilita o ingresso nos cursos. E ainda: surgem novas carreiras.

As empresas investem cada vez mais, em primeiro lugar, em tecnologia. Então, não fique fora dessa.

Neste post, desde já, você vai saber tudo sobre avanços no mercado de TI. E, também, oferta de vagas e cursos EAD nesta área. Continue, antes de tudo, conectado aqui e leia até o final.

Como está o mercado de TI?

Pesquisas apontam que o mercado de TI deve crescer 11% em 2021. Mas, no entanto, podemos enfrentar um colapso na área. Apesar disso, não é pela falta de vagas, mas porque há déficit de mão de obra.

Há previsões de que a TI precisa, imediatamente, de novos formados. Ou seja, são 420 mil  até 2024. Os números, atualmente, são da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

A TI está ligada no processo de dados, na engenharia de software e, da mesma forma, na parte de hardware. Mas, também, realiza toda a gestão de informações de uma empresa, para distribuição dessas em redes de computadores.

E, também, surgem novas carreiras para subáreas com tarefas novas. Isso faz, ainda, com que cresça o nível do saber técnico exigido.

Há trabalho, de vários portes e áreas para atuar, em empresas públicas e privadas.

A Brasscom informa que 46 mil com perfil tecnológico, aptos à área de TI, são formados por ano no Brasil. Essa mesma entidade projeta que serão precisos 70 mil  a cada 12 meses para suprir todas as vagas.

Cursos de TI EAD na Ulbra

A Ulbra está atenta ao novo momento em que estamos vivendo. E, nesse sentido, ela oferece três cursos na área de TI na modalidade EAD.

São focados, contudo, em subáreas de atuação. Você pode, desta forma, cursar a distância as seguintes opções:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas: curso focado nos alunos que desejam aprender a programar. Abordam, da mesma forma, várias linguagens de programação. E, igualmente, construção e manipulação de Banco de Dados. Também técnicas de engenharia e gerência de software. O egresso analisa, projeta e cria, como resultado, diversos tipos de tecnologias em sistemas computacionais. E, acima de tudo, com perfil empreendedor. Atende empresas públicas e privadas, presta serviços para variados setores da economia. Também para companhias de telecomunicações a bancos e lojas, passando por hospitais, fábricas, indústrias e repartições públicas.

 

  • Gestão da Tecnologia da Informação: o foco do curso é gestão. O aluno aprende gestão para recursos de hardware e software, com objetivos de planejar empresas, ao envolver pessoas, processos e tecnologia. Não possui um foco em programação de software. O aluno poderá atuar em departamentos, consultorias e empresas de engenharia, governança, gerenciamento, serviços e desenvolvimento de TI e em diversos segmentos de negócios.

 

  • Sistemas para Internet: é para alunos que desejam criar aplicações web e todas suas possibilidades. Aborda conceitos de Banco de Dados, front-end e back-end, além de interface. Negócios com uso  de internet são realidade mundial de pequenas, médias e grandes empresas. Não são mais diferenciais e se tornaram parte dos empreendimentos. O aluno formado pela Ulbra poderá criar programas, interfaces, aplicativos, marketing eletrônico para diversas áreas. Também gerenciar projetos e atuar com banco de dados, infraestrutura, redes e segurança de aplicações.

Profissional inovador

O perfil do egresso dos cursos de TI da Ulbra, consiste em alguém apto, de forma plena. Ou seja,  hábil aos vários campos da Tecnologia da Informação (TI).

Também é capaz, ao mesmo tempo, de adequar e adaptar o contexto da profissão. Dessa forma, o formado está apto a:

  1. Conhecer e intervir sobre os problemas/situações propondo soluções viáveis (custo/benefício) na área de TI.
  2. Analisar, projetar, testar e implantar sistemas da área.
  3. Avaliar, selecionar e utilizar  linguagens de programação, banco de dados e engenharia de software.
  4. Desenvolver novas técnicas digitais para várias plataformas.
  5. Criar relatório e parecer técnicos.
  6. Coordenar a formação de projetos.
  7. Trabalhar em equipes múltiplas.
  8. Adequar-se à evolução das tecnologias.

A Ulbra oferta aos alunos disciplinas de forma on-line, a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem próprio, o AULA. Neste, o aluno tem a interação direta com o professor, bem como, com o tutor.

No AVA, o aluno segue uma trilha, onde há, de forma organizada, todo o percurso a ser seguido ao longo do semestre letivo.

Você está esperando o quê? Afinal, faltam formados e sobram vagas no mercado de TI. Entre agora mesmo no site da Ulbra e, enfim, faça a sua inscrição.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!