Quais as diferenças entre ensino presencial, híbrido e EAD?
Graduação

Quais as diferenças entre ensino presencial, híbrido e EAD?

A internet transformou a forma de aprender e de ensinar, mas ainda é comum as pessoas apresentarem alguma dificuldade para compreenderem como funciona o ensino presencial, híbrido e EAD.

Há muito tempo a tecnologia e a conectividade são as grandes aliadas da educação e antes mesmo do anúncio da pandemia do novo coronavírus, em 2020, o ensino superior à distância era uma tendência entre os estudantes.

Com o isolamento social, o ensino remoto foi a forma mais eficaz encontrada pelos professores para que os mesmos conseguissem dar continuidade às aulas e os alunos tivessem acesso à aprendizagem, em substituição às aulas presenciais.

Com o decorrer do tempo, o ensino híbrido passou a fazer parte da rotina de educandos e educadores, tornando-se uma realidade e uma necessidade atual.

Recentemente, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) divulgou dados da 5ª edição do levantamento do “Observatório da Educação Superior: Perspectivas para 2022”, revelando que:

  • 63% dos entrevistados mostraram interesse em iniciar um curso superior no primeiro semestre de 2022,
  • aumentou o desejo dos estudantes em realizarem um estudo no modelo híbrido, com aulas presenciais e à distância.

Neste cenário, as instituições oferecem ensino presencial, híbrido e EAD. Mas, afinal, quais as diferenças entre esses tipos de cursos? Continue a leitura e conheça melhor cada um desses métodos de estudo.

Diferenças entre ensino presencial, híbrido e EAD

A 5ª edição do “Observatório da Educação Superior: Perspectivas para 2022” ainda nos traz dados importantes sobre as perspectivas dos entrevistados em relação à forma como deve ser ministrado o curso pretendido.

Para os futuros estudantes, apenas 45% da carga horária deveria ser de aulas presenciais, os 55% restantes poderiam ser distribuídos da seguinte forma:

  • em aulas remotas,
  • conteúdos digitais,
  • trabalhos práticos em empresas ou comunitários.

É importante frisar também que a Abmes destaca em seu portal que entre 2020 e 2021 a procura por cursos a distância aumentou em 59%, em comparação aos anos anteriores.

Vamos, então, saber as diferenças entre ensino presencial, híbrido e EAD.

Ensino presencial

O ensino presencial é a forma mais antiga e clássica de ensinar e aprender em uma universidade.

Neste tipo de formação, praticamente todas as atividades que compõem a carga horária são realizadas nas dependências da faculdade, seja na sala de aula, no auditório e/ou nos laboratórios, tudo de acordo com horários estabelecidos no cronograma da instituição. 

Apenas os estágios e as atividades complementares podem ser realizadas além do campus universitário. 

Vantagens

Uma das vantagens do curso presencial é a oportunidade que o aluno tem do contato direto, olho no olho, com a equipe de docentes e demais companheiros de classe.

Para muitos educadores e educandos, essa possibilidade de ver e sentir a reação direta garante mais segurança na rotina universitária de ambos, favorecendo discussões, feedbacks e trocas de informações.

Desvantagens

Entre as desvantagens podemos citar que o aluno necessariamente precisa seguir em cada aula o ritmo do professor, sendo que muitas vezes faltam atrativos para que ele se mantenha interessado no conteúdo o tempo todo. 

É importante ressaltar que o estudante precisa estar presente nos horários estabelecidos de cada matéria para ter acesso aos conteúdos, ou seja, raramente encontrará flexibilidade para organizar sua agenda de aulas.

Outro detalhe que pode ser considerado uma desvantagem é que, na necessidade de falta, os universitários raramente têm a oportunidade de acessar o conteúdo dado, como acontece em aulas gravadas que ficam à disposição. 

Também é necessário organizar a sua rotina, porque terá que enfrentar trânsito ou procurar estacionamento para estar em sala de aula no horário para não perder as aulas.

Ensino híbrido

Para quem deseja saber as diferenças entre ensino presencial, híbrido e EAD, é importante saber que a grande novidade e tendência é a mescla entre aulas presenciais e à distância.

Dessa forma, os cursos híbridos são a mais recente modalidade de cursos de formação superior. O método mescla as experiências das aulas presenciais com a flexibilidade das aulas à distância online.

Nessa modalidade, boa parte das matérias da grade curricular são ministradas a distância. As disciplinas são disponibilizadas através de conteúdos elaborados e organizados previamente pela equipe de docentes. 

São duas as formas que o aluno acessa os conteúdos online. Uma é assíncrona, ou seja, ele utiliza uma plataforma virtual, disponibilizada pela instituição, podendo escolher os dias e horários da semana para estudar.

Outra forma é a síncrona, onde as aulas acontecem ao vivo com a presença do professor em dias e horários fixados. Elas podem ser transmitidas por videoconferências ou via satélite, dependendo da plataforma da universidade.

Alguns cursos têm também aulas presenciais, além das síncronas e assíncronas. Nesse caso, as aulas presenciais são geralmente definidas para acontecer de uma a duas vezes por semana. 

Vantagens

A grande vantagem de fazer um curso superior híbrido é a flexibilidade que essa modalidade possibilita em relação aos horários e lugares. 

Afinal, boa parte dos estudos poderá ser realizada de casa ou do escritório, o que gera autonomia ao estudante.

Outra importante vantagem é que o curso híbrido é mais barato que o presencial, além do aluno economizar no que diz respeito às refeições, moradia, transporte e outras despesas geradas para realizar um curso presencial, por exemplo.

Também existe a possibilidade de conhecer outros profissionais e construir uma boa rede de relacionamentos.

Desvantagens

As desvantagens entre o ensino presencial, híbrido e EAD também diferem entre elas. 

Em especial no curso híbrido, o aluno precisará ter acesso à internet e preferencialmente ela deve ser de boa qualidade.

Como boa parte da grade curricular é de forma online, a formação exige muita disciplina e determinação por parte do estudante, para seguir uma rotina dos encontros e não se distrair durante as aulas.

Sendo boa parte dos encontros online, o acadêmico pode sentir falta de interação direta e presencial com os outros participantes e professores.

Educação à Distância (EaD)

 A Educação à Distância (EaD) é a modalidade online mais conhecida, porque existe há mais tempo. 

Neste tipo de ensino as aulas são previamente organizadas, gravadas e disponibilizadas na plataforma da instituição, na maioria das vezes de forma assíncrona, ou seja, atemporal. Assim, o aluno acessa quando pode.

Dessa forma, existe total liberdade para o aluno criar uma rotina e estudar os conteúdos conforme a sua disponibilidade. 

Vantagens

A principal vantagem é a total flexibilidade para estudar durante o dia, ou semana, conforme a sua possibilidade, facilitando uma segunda graduação.

Cursos EAD geralmente são bem mais em conta que os presenciais. O aluno não terá qualquer despesa com transporte e refeição, porque fará o seu curso diretamente da sua casa.

A instituição costuma agendar encontros presenciais esporádicos para avaliação das atividades ministradas e socialização entre os membros da turma.

Desvantagens

Como a maior parte do conteúdo é trabalhada através de material gravado, o contato com o professor não é direto. A comunicação para tirar dúvidas é realizada a partir de mensagens ou e-mails. 

Isso também faz com que o contato com outras pessoas que fazem o mesmo curso aconteça por meio da plataforma virtual da instituição

O aluno também precisará de uma boa internet para acessar a plataforma e os conteúdos disponibilizados, da mesma forma que exigirá do estudante muita vontade, dedicação e disciplina.

Agora que você conhece as diferenças entre ensino presencial, híbrido e EAD, acesse nosso site, conheça todos os cursos oferecidos pela Ulbra e encontre a melhor modalidade para a sua formação.

Publicado em 4 de fevereiro de 2022, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin