• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Quais as áreas de atuação da Psicologia?

Agosto 19, 2020

Conhecer as áreas de atuação da Psicologia que você pode seguir depois de formado é extremamente importante para quem pretende perseguir uma carreira na área. 

Conhecer a mente humana em seus diferentes aspectos psicológicos de desenvolvimento e de comportamento é um interessante assunto para ser estudado. O psicólogo possui a perícia necessária para ajudar as pessoas a entenderem a si mesmas e a lidar com situações diversas que surgem ao longo de nossa existência, atribuições que fazem dessa uma profissão tão importante e necessária.

Nesse post você vai saber mais sobre as áreas de atuação da Psicologia. Confira!

Áreas de atuação da Psicologia

O psicólogo pode atuar em hospitais, clínicas, centros educacionais, recursos humanos das empresas e instituições públicas e privadas, assim como trabalhar de forma autônoma.  

  • Psicologia educacional ou escolar – busca a compreensão das relações que se estabelecem no espaço e no processo de ensino-aprendizagem, pensando na formação do sujeito crítico e reflexivo em relação ao seu desenvolvimento.
  • Psicologia organizacional e do trabalho – atua em atividades de recrutamento e seleção de funcionários para as empresas, além de oferecer treinamento e desenvolvimento de pessoal.
  • Psicologia de trânsito – estuda o comportamento humano no contexto do trânsito. Aplica exame psicotécnico e desenvolve ações socioeducativas.
  • Psicologia social – Atua em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Estuda o comportamento do indivíduo em suas relações sociais.
  • Psicologia hospitalar e da saúde – atua com médicos e outros profissionais da saúde visando oferecer suporte ao paciente e seus familiares no adoecimento. 
  • Psicologia esportiva – trabalha a inteligência emocional para melhorar o rendimento dos atletas.
  • Psicologia Jurídica – colabora no planejamento e execução de políticas de cidadania e direitos humanos, além de avaliar características de personalidade e fornecer subsídios ao processo judicial.
  • Psicologia Clínica – atua em diferentes contextos, buscando investigar e intervir no âmbito da saúde mental. 
  • Psicopedagogia – atua na investigação e intervenção nos processos de aprendizagem.
  • Psicomotricidade – atua no desenvolvimento, estimulação e na reabilitação do ser humano. 
  • Comportamento do consumidor – orienta a equipe de marketing e agências de publicidade na criação de campanhas e produtos.
  • Orientação profissional – oportuniza aos sujeitos a reflexão sobre as suas escolhas profissionais. 
  • Psicoterapia – acompanham crianças, jovens e adultos na perspectiva de resolução dos conflitos psicológicos e dificuldades emocionais. 
  • Neuropsicologia – estuda a relação do cérebro com o comportamento humano. É a interface da psicologia com a neurologia.

Carreira

Em um mundo onde as pessoas buscam equilíbrio e bem-estar emocional, a carreira na psicologia é um caminho para ajudá-las nesse objetivo.

Para ter sucesso na profissão, nada melhor do que conhecer e amar o que faz. Durante um bom curso, o estudante conhece mais sobre cada área e consegue entender com qual mais se identifica. 

É fundamental se dedicar aos estudos, fazer estágios e participar de projetos, atividades acadêmicas e cursos extracurriculares. 

E, o que é muito importante: escolher uma universidade que possa oferecer um curso de qualidade.

VEJA TAMBÉM:

Conheça o curso de Psicologia da Ulbra

O curso de Psicologia da Ulbra possui mais de três décadas de consolidação no mercado e busca estar sempre inovando através de práticas que atendam as demandas sociais e diversidades étnicas e culturais. O aluno é preparado para a promoção, prevenção e intervenção na saúde, pensando no bem-estar psicológico dos indivíduos e da comunidade. 

A Universidade atua de forma intensa, envolvendo-se com diferentes áreas de apoio à comunidade: meio ambiente, educação, saúde e direitos humanos.

Agora que você sabe mais sobre as diferentes áreas, conheça o curso de PSICOLOGIA da ULBRA!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!