• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

4 verdades que você precisa saber antes de começar um curso de Direito

Julho 16, 2020

4 verdades que você precisa saber antes de começar um curso de Direito
4:05

O curso de Direito é também visto pela sociedade como uma excelente opção para o desenvolvimento de uma carreira profissional. 

Em função da sua amplitude, a área jurídica está envolvida com todos os segmentos da vida humana, afinal de contas, as leis foram criadas para controlar os comportamentos e ações da sociedade. 

Optar por essa área é assumir responsabilidades que envolvem um constante aprimoramento, uma vez que o advogado não deixa de estudar e de se manter atualizado com relação à legislação e normas que envolvem os diversos setores existentes.

No entanto, é importante saber que a formação nesta área abre muitas oportunidades profissionais às pessoas que optam por esse curso.

Neste post, apresentamos 4 verdades que você precisa saber antes de começar um curso de Direito. Continue lendo e conheça mais a respeito!

4 verdades sobre o curso de Direito

As 4 verdades que você precisa conhecer para estar preparado para ingressar em um curso de Direito entusiasmam ou assustam algumas pessoas, portanto, é importante verificar se atendem às suas expectativas. São elas:

Envolve muita leitura

O estudante de Direito precisa estar preparado para ler muito, uma vez que o currículo exige que muitas obras precisam ser conhecidas.

Além disso, os professores propositalmente aproximam os estudantes aos livros, artigos científicos, revistas periódicas, pois a leitura e a escrita farão parte de forma incessante da realidade profissional desses acadêmicos.

Abre um grande leque de profissões

Fazer um curso de Direito abre uma série de oportunidades profissionais como, por exemplo:

  • advocacia
  • professor
  • concursos para diversas áreas governamentais (magistratura, ministério público, defensoria pública, delegado de polícia, entre outros).

Dentro da advocacia existem muitas oportunidades para os mais diversos segmentos, os quais você pode se especializar e se tornar um expert em determinado nicho, como seguir a advocacia privada ou advocacia pública.

Abrange muitas áreas

Fazer um curso de Direito possibilita ao estudante a oportunidade de conhecer muitas áreas, uma vez que o objetivo é preparar profissionais capacitados dentro dos diversos segmentos que o mercado oferece.

São 10 semestres de muito aprendizado, conferindo ao acadêmico um excelente currículo para se transformar em um bacharel.

Mesmo que o acadêmico venha a se especializar em determinado assunto, é importante que compreenda e conheça disciplinas apresentadas no curso que tratam de:

  • filosofia
  • sociologia
  • economia
  • antropologia
  • psicologia
  • ciência, inovação e empreendedorismo

Apesar de aparentemente parecerem áreas distantes do Direito, essas disciplinas são fundamentais para a base e serão importantes na formação de um profissional de qualidade.

Curso de Direito exige aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil

Terminado o curso de Direito, se a sua intenção for a de atuar como advogado, terá ainda que passar por mais uma fase em seu processo de graduação.

Trata-se de obter junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) o seu credenciamento para poder exercer a profissão de advogado.

Para isso, é necessário realizar um exame que irá comprovar a sua capacidade em exercer com alto nível de qualidade a advocacia no país.

Além disso, para realizar determinados concursos públicos é requisito obrigatório ter três anos de prática jurídica.

A OAB é uma das mais respeitáveis entidades de classe que luta e representa os interesses desses profissionais e da sociedade nos aspectos jurídicos e legais.

Apesar das dificuldades, exigências e do esforço para se formar nessa área, vale a pena a experiência que, além de lhe proporcionar uma vida digna, contribuirá com a formação do seu conhecimento e lhe proporcionará grandes experiências.

Agora que você conhece as 4 verdades que precisa saber antes de começar a sua faculdade, conheça o curso de Direito oferecido pela Ulbra.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!