Tudo o que você precisa saber sobre o Curso de Psicologia
Graduação

Tudo o que você precisa saber sobre o Curso de Psicologia

O Curso de Psicologia é a formação escolhida por grande parte dos vestibulandos, uma vez que abre portas para diversos campos de atuação e contribui de muitas maneiras com a qualidade de vida das pessoas.

Para saber se esse é o curso ideal para você, é importante compreender no que consiste a graduação, sua grade curricular e possibilidades de trabalho, para tomar essa decisão estando bem informado a respeito da área.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com todas as informações sobre o Curso de Psicologia que você precisa conhecer para tomar essa decisão. Confira! 

Qual é a grade curricular do Curso de Psicologia?

Um dos fatores que pode influenciar na hora de escolher um curso de graduação é a grade curricular da formação.

Conhecer algumas das matérias que você terá que estudar ao longo dos semestres é uma maneira de prever se os assuntos tratados no curso em questão são do seu interesse.

Afinal, para obter satisfação profissional futuramente, é importante que a área proporcione boa remuneração e oportunidades de emprego, mas que também seja composta por atividades que dão prazer ao profissional.

No Curso de Psicologia, o estudante deverá cursar disciplinas de diferentes áreas, para garantir que receba uma formação completa e multidisciplinar, já que o trabalho do psicólogo depende de conhecimentos desenvolvidos em diferentes campos.

Assim, a grade curricular desse curso envolve matérias pertencentes às áreas de Saúde, Ciências Sociais, Ciências Humanas e Biologia.

Trata-se de conhecimentos necessários para que o profissional graduado no Curso de Psicologia esteja apto a trabalhar com questões que envolvem a relação dos indivíduos e a vida em sociedade, mas também os aspectos biológicos que interferem na saúde mental.

Outro aspecto tratado nas disciplinas do curso são as diferentes abordagens segundo as quais os psicólogos podem atuar, assumindo perspectivas distintas ao lidar com o tratamento do paciente.

Alguns exemplos de disciplinas ofertadas pelo Curso de Psicologia da Ulbra são:

  • Ética Profissional em Psicologia,
  • Políticas Públicas e Gestão em Saúde,
  • Psicopatologia da Infância e Adolescência,
  • Psicologia Escolar,
  • Neuropsicologia.

Além disso, a formação também conta com períodos de estágio, proporcionando ao estudante a experiência de atuar ainda sob supervisão, garantindo que, ao entrar no mercado de trabalho, o estudante já esteja familiarizado com os diferentes ambientes em que pode atuar.

O perfil do estudante

Algumas características podem favorecer o futuro estudante que está pensando em ingressar no Curso de Psicologia.

Primeiramente, é importante lembrar que essa é uma formação que exige muito estudo e dedicação, principalmente a partir da leitura de materiais escritos por autores influentes na área.

Além disso, a atuação do psicólogo, de modo geral, exige algumas habilidades e competências que podem ser desenvolvidos ao longo da graduação e da carreira do profissional, mas que podem ser convenientes caso já sejam parte da personalidade do estudante.  conforme o estudante adquire conhecimento acerca da área e compreende a importância dessas condutas.

Tendo em vista a importância do diálogo para o dia a dia da profissão, uma vez que a interação com os pacientes é o que aponta o caminho para diagnósticos e tratamentos, possuir boas habilidades comunicativas pode ser uma vantagem.

Além disso, ter a capacidade de ser empático e compreender a perspectiva de outra pessoa é também uma habilidade importante, já que será necessário avaliar a experiência do paciente frente a uma série de situações.

Outro ponto importante é a capacidade crítica do estudante, uma vez que, ao longo da graduação serão expostas diversas abordagens que podem ser assumidas pelo profissional.

Cabe ao psicólogo escolher qual a perspectiva que irá atuar, trabalhando a partir de diferentes conceitos, métodos e objetivos durante o atendimento com cada cliente.

No entanto, quem ainda não apresenta algum desses traços não precisa se preocupar, já que esse tipo de habilidade é desenvolvido ao longo da formação, 

De modo geral, o essencial é que o interessado no Curso de Psicologia esteja disposto a se dedicar aos estudos e dar o melhor de si para se tornar um profissional capacitado, preparado para auxiliar pessoas em seu dia a dia de trabalho.

Quem se forma em um Curso de Psicologia pode trabalhar com o que?

Essa é uma formação que proporciona ao estudante uma grande variedade de caminhos a seguir após se formar.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) reconhece 13 áreas de atuação e especialização para o profissional formado na área, sendo elas:

  • Escolar/Educacional,
  • Organizacional e do Trabalho,
  • Jurídica,
  • Clínica,
  • Hospitalar,
  • em Saúde,
  • Avaliação Psicológica,
  • Social,
  • de Tráfego,
  • do Esporte,
  • Psicopedagogia,
  • Psicomotricidade,
  • Neuropsicologia.

Cada uma das áreas reconhecidas pelo CFP envolve ambientes de trabalho e atividades distintas.

O psicólogo escolar propõe intervenções direcionadas aos alunos, professores e funcionários. Sua atuação perpassa a coordenação da escola, familiares e profissionais que acompanham os alunos fora do ambiente escolar. Age em duas frentes: a preventiva e a que requer ajustes ou mudanças. Desta forma, contribui para o desenvolvimento cognitivo, humano e social de toda a comunidade escolar.

Já na área de Psicologia do Trabalho, as atividades do profissional são voltadas para o atendimento em ambientes organizacionais e questões atreladas ao dia a dia desses espaços.

A Psicologia Social também é uma área interessante e que pode proporcionar boas experiências ao psicólogo, estando associada a atividades como a proposição de políticas públicas e ações relacionadas à comunidade em geral, bem como ao engajamento em pautas sociais e às reivindicações propostas por elas.

Além dessas possibilidades que não são tão conhecidas pelos interessados na área, o Curso de Psicologia também prepara profissionais para o atendimento clínico, uma das principais atividades desenvolvidas no ramo.

É nesse tipo de atuação que o psicólogo trabalha diretamente com o paciente, oferecendo um atendimento no qual serão discutidas questões trazidas pelo indivíduo às consultas, procurando melhorar suas relações interpessoais e sua saúde mental de modo geral.

Faça sua graduação na Ulbra!

Está pensando em optar pelo Curso de Psicologia? Então, você precisa conhecer a Universidade Luterana do Brasil, a Ulbra! 

Somos uma instituição de ensino com a infraestrutura necessária para formar profissionais qualificados e preparados para ingressar no mercado de trabalho, pois sabemos que, em um mundo onde as pessoas buscam equilíbrio e bem-estar emocional, essa área é uma importante escolha e a Ulbra tem seu Curso de Psicologia com mais de 30 anos de história na modalidade presencial.

Para conferir mais informações a respeito de nossos processos seletivos, descontos nas mensalidades e conhecer nossos polos credenciados, visite a nossa página!

Publicado em 6 de dezembro de 2022, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin