• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Design de Interiores é na Ulbra!

Março 15, 2022

Design de Interiores é na Ulbra! - Blog da Ulbra
7:22

A construção de um ambiente passa por diversas etapas, realizadas por diferentes profissionais, como o engenheiro e o arquiteto, e, é claro, que a área de Design de Interiores tem importantes contribuições!

Funcionalidade, estética e praticidade são aspectos observados pelos profissionais desse campo, cuja atuação é fundamental para a criação de ambientes de naturezas variadas.

Neste post, trazemos mais informações acerca do Curso de Design de Interiores para que você fique por dentro dos estudos da área e, quem sabe, a escolha como carreira. Continue lendo e confira!

O que faz um designer de interiores?

A profissão de designer de interiores e ambientes foi regulamentada em 2016, através da Lei 13.369, que reconhece a atividade e aponta quais são suas atribuições.

Segundo o documento, aqueles que exercem a profissão podem executar atividades variadas.

De forma mais ampla, as principais funções estão centradas no planejamento e na execução de projetos voltados para ambientes internos.

Na prática, esse é o profissional que leva em conta as necessidades e vontades do cliente em cada projeto. É o designer de interiores ainda que é responsável por fazer com que elas sejam atendidas de forma funcional.

Embora seja de extrema importância levar em conta o resultado estético esperado pelo ambiente, é preciso que ele seja alcançado de forma eficaz e prática.

Assim, a atuação desse importante profissional trata-se de aplicar os conhecimentos adquiridos no Curso de Design de Interiores, adaptando-os a cada cliente e a cada novo projeto.

Conforto, estética, segurança e acessibilidade são fatores aos quais o profissional deve estar atento ao realizar esse planejamento, sendo eles essenciais para aqueles que irão usufruir do ambiente.

De forma mais objetiva, podemos dizer que as atividades desse profissional incluem criar e desenhar plantas, móveis e outras estruturas relevantes para os espaços internos.

A finalidade de cada elemento pode ser tanto funcional, desempenhando uma função no local, quanto estética, buscando o melhor resultado visual possível.

Trata-se de um trabalho que está intimamente ligado à decoração e à arquitetura, mas que é voltado justamente para a junção de estética e funcionalidade nesses ambientes.

Além disso, o designer de interiores também pode trabalhar na área de consultoria, guiando empresas em seus empreendimentos e em empresas privadas, através de criação de modelos de móveis e decorações.

Como é o mercado de trabalho?

Embora tenha pontos em comum com outras áreas, o Curso de Design de Interiores prepara profissionais para que desempenhem funções específicas de seu campo de atuação.

É o caso da criação de móveis, projetos de ambientes internos e prestação de consultoria a empreendimentos.

Tratam-se, portanto, de serviços necessários a diversos segmentos, que passam a procurar por designers qualificados.

No mercado de trabalho, a área de atuação é bastante diversificada, envolvendo ambientes variados.

É possível trabalhar na criação de projetos ou prestação de consultoria tanto a locais residenciais quanto comerciais.

Assim, além de planejar os espaços internos de casas e apartamentos, o designer de interiores também pode contribuir para o resultado estético e funcional de restaurantes, lojas e empreendimentos de vários segmentos.

Cada empreendimento pede por um ambiente físico com determinadas características, de acordo com o seu público e o posicionamento que a marca quer passar, e esse profissional saberá determinar e alcançar isso da melhor forma.

Escritórios de empresas e estúdios esportivos, por exemplo, apresentam especificidades totalmente diferentes, que serão contempladas pelos estudos da área de Design de Interiores.

É bastante comum que os egressos do curso trabalhem de forma independente, alcançando clientes e, em muitos casos, abrindo seu próprio negócio.

Por esse motivo, a capacidade empreendedora do indivíduo também é um ponto importante a ser adquirido na sua formação.

Qual a grade curricular do Curso de Design de Interiores?

A área de Design de Interiores exige conhecimentos que integram diversos campos de estudo.

Dessa maneira, é preciso que o aluno adquira conhecimento técnico acerca de elementos estéticos e não estruturais, conheça diferentes ferramentas tecnológicas e seja capaz de se inserir no mercado de trabalho com proficiência e autonomia.

Trata-se de uma formação que busca aliar o domínio de técnicas e tecnologias inovadoras e capacidade criativa, dentro de uma visão ética social, perante a profissão.

Por esse motivo, a grade curricular do curso é bastante variada, com o objetivo de unir esses aspectos.

Para isso, a graduação conta com disciplinas como:

  • Expressão Gráfica, 
  • Projeto de Interiores,
  • Materiais e Processos,
  • Ecodesign.

Com uma multiplicidade de aspectos sendo trabalhados, o Curso de Design de Interiores prepara profissionais que estarão aptos a lidar com as exigências do mercado de trabalho.

Tratando-se de um curso tecnólogo, a formação na área costuma durar menos tempo que as de bacharelado, mas o diploma segue tendo peso de Ensino Superior.

Sendo assim, em cerca de cinco semestres, o estudante passa pelo aprendizado necessário para garantir uma boa atuação como designer de interiores.

Por que cursar na Ulbra?

Muitos aspectos de um curso contribuem para uma boa formação, que prepara efetivamente o estudante para a sua futura área de atuação.

A Ulbra, Universidade Luterana do Brasil, conta com a infraestrutura e o planejamento necessários para que o egresso de seus cursos tenha uma carreira de sucesso.

O modelo híbrido é conhecido por proporcionar maior flexibilidade no local, horário e rotina de estudos, mas garante o acompanhamento regular dos professores.

As aulas online acontecem através de ambientes virtuais de aprendizagem, mas não se restringem apenas a videoaulas e leituras.

A plataforma utilizada por nós também conta com laboratórios virtuais, os quais são utilizados para complementar o conteúdo expositivo das aulas, através da aplicação do conhecimento adquirido.

No ambiente físico da universidade, o aluno também tem acesso aos laboratórios do curso, destinados a atividades relacionadas a maquetaria, ateliês, materiais, expressão, e conforto.

Esses aspectos proporcionam uma formação que vai além da apreensão dos assuntos trabalhados, envolvendo também a sua aplicação na vida real.

Além disso, na Ulbra, o estudante tem diversas possibilidades de aprofundar seus estudos e conhecer mais aspectos da área que aparecem rapidamente ao longo das disciplinas.

Uma delas é atuar em projetos de pesquisa dos professores do curso, adquirindo ainda mais conhecimento técnico e prático na área, nas linhas de pesquisa de:

  • Teoria, 
  • História e Crítica Do Design, 
  • Prática Projetual,
  • Gestão em Design.

Se interessou por esse curso? Então agora só falta se matricular na Ulbra! Faça uma visita ao nosso site e confira mais informações acerca dos processos seletivos, polos de atuação e descontos nas mensalidades.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!