Como é o mercado de trabalho para um engenheiro de produção?
Um engenheiro de produção tem a chance de atuar em diversos segmentos, contribuindo com os processos executados em indústrias, empresas […]
Você procura uma profissão que une áreas básicas o mercado de trabalho atual? Um curso que, acima de tudo, conecta engenharia com gestão, economia e contabilidade? A resposta é Engenharia de Produção.
Saiba que, antes de mais nada, a oferta de empregos para esses formados está a mil. Eles não têm do que reclamar.
Trabalham com conteúdos matemáticos e supertécnicos. E, ao mesmo tempo, com temas mais humanos, como controle de qualidade, produtividade.
E, do mesmo modo, projetos, gestão de pessoas, relações de trabalho.
Neste post, você saberá mais sobre Engenharia de Produção, o mercado nessa área e a indústria 4.0. Confira!
Ele atua, acima de tudo, para melhorar negócio. E, sobretudo, também gerencia recursos humanos, materiais e financeiros.
Planeja, opera e, ainda assim, produz processos industriais e empresariais. Integra, também, as áreas técnica e administrativa em diversos tipos de empresas.
Controla custos e, além disso, determina recursos para a produção. Também controla a qualidade dos produtos e o abastecimento. E, também, a produção rentável dos sistemas.
Está, cada vez mais, atuante. É versátil e completo em setores como:
E, além disso, está entre as profissões que mais crescem. Tem, ainda assim, visão global de toda a produção de uma empresa.
Cuida de processos que envolvem pessoas e equipamentos. E, assim como, projetos. Conecta, também, os principais setores da Engenharia. E, bem como, entre estes, gestão e visão de negócios.
O formado dessa área, agora, deve garantir produção em todo e qualquer processo. Entre estes, estão:
A Engenharia de Produção está focada, todavia, em técnicas diversas. O formado deve ter, antes de tudo, um perfil multidisciplinar.
As vagas estão crescendo, cada vez mais, em todas as regiões do Brasil.
Não apenas as indústrias absorvem o formado, mas, também, várias outras áreas. Tais como:
Há oportunidades, contudo, desde a matéria-prima à venda do produto ao cliente.
O engenheiro de produção, além disso, atua na economia empresarial. Gestão de custos e, também, de capital. Em tempos de crise, no entanto, a atuação fica ainda mais em alta.
As ações do formado são, antes de tudo, bastante amplas. Diante disso, vários caminhos podem ser trilhados:
Em todas as áreas, através de ferramentas digitais, também há chance de atuar. E, do mesmo modo, fiscalizar, simular e desenvolver novos projetos.
Em meados de 2010, surgiu a 4ª Revolução Industrial, a chamada Indústria 4.0. Essa mudou, de antemão, etapas de produção. E, além disso, os modelos de negócios por modernas máquinas e computadores.
Inovou, ao mesmo tempo, a Engenharia de Produção. A intenção é unir, também, tecnologias entre as áreas de TI e as de produção. Ou seja, as relações de trabalho não são mais as mesmas.
O mercado, com essa mudança, ampliou a oferta de vagas. Vários novos segmentos têm buscado contratar o formado e não só mais as grandes empresas.
O curso da Ulbra forma, também para a vasta área já citada neste post. O egresso, então, está apto para trabalhar na indústria, prestação de serviços, lojas de varejo, companhias de turismo, entre outros.
Muitos formados, do mesmo modo, trabalham com análise de dados e aplicações na área de tecnologia.
O aluno ainda poderá atuar como consultor de grandes grupos metalúrgicos, automotivos e industriais.
Você já está por dentro dos detalhes do curso e o que fazem os formados em Engenharia de Produção. Então, agora, entre no site da Ulbra e faça a sua inscrição!
Publicado em 8 de outubro de 2021, por Equipe Ulbra
Um engenheiro de produção tem a chance de atuar em diversos segmentos, contribuindo com os processos executados em indústrias, empresas […]
A área da engenharia de produção não para de crescer e a demanda por profissionais capacitados é crescente. Esse profissional […]
Escolher uma carreira é uma decisão que molda o futuro, e o curso de Engenharia de Produção surge como uma […]