Você já ouviu falar em carreira em Y?
Dicas de carreira

Você já ouviu falar em carreira em Y?

A sociedade está sempre passando por um constante processo de mudança e as dinâmicas de trabalho acompanham essas alterações. Assim, surgiu a carreira em Y.

Muitas esferas são afetadas por esses avanços, como é o caso do setor educacional e do ensino superior, que passa a oferecer formações que preparem profissionais adequados para o atual mercado de trabalho.

Nesse novo modelo de progressão de carreira, diversos fatores entram em cena desde o momento de ingresso nesse meio, tanto para o profissional quanto para a empresa.

Neste post, explicamos o que é a carreira em Y, como ela funciona e quais suas vantagens. Confira!

O que é carreira em Y?

No modelo de progressão linear que conhecemos, e ao qual muitos já estão acostumados, um profissional ingressa em uma área de trabalho começando por cargos de menor influência e evolui de modo a chegar em posições mais altas dessa hierarquia.

A carreira em Y é uma alternativa mais dinâmica e atualizada, em que o indivíduo opta por funções relacionadas à gestão ou ao trabalho como especialista técnico da sua área.

O caminho a ser seguido depende de fatores atrelados às aptidões do profissional. 

Por isso, se souber desde cedo qual opção pretende buscar, é possível desenvolver determinadas habilidades que serão úteis nesse processo.

Como funciona?

Conforme comentamos, nos planos de carreira tradicionais, a progressão natural de um colaborador em uma empresa é começar por cargos mais baixos, como os estágios, e chegar aos mais altos, a exemplo das funções administrativas.

Dessa maneira, com o passar do tempo, era comum que o profissional se afastasse de sua área de formação, tendo que focar em processos gerenciais e estratégias.

Em muitos casos, isso levava a um baixo aproveitamento dos conhecimentos técnicos e habilidades do colaborador, que poderia ter grande impacto sobre outros setores, mas buscava cargos mais altos pela valorização que traziam.

Com a carreira em Y, o profissional pode progredir dentro da empresa e dentro de sua área sem se afastar de seu campo de atuação, assim tornando-se cada vez mais especializado em suas atividades e funções.

Por outro lado, aqueles que possuem um perfil que favorece a ocupação de cargos de gestão e liderança podem seguir nesse caminho e assumir tais cargos.

O diferencial desse modelo está justamente na possibilidade de avançar na carreira, ter boas oportunidades e ser valorizado tanto em cargos de especialista técnico quanto nos gerenciais.

Trata-se de uma estratégia para que sejam aproveitados ao máximo os pontos fortes de cada profissional de uma empresa, favorecendo o desenvolvimento de suas habilidades.

Dessa forma, aqueles que apresentam habilidades distintas das requeridas por cargos de gerência ou gestão continuam tendo à sua disposição formas de evoluir na vida profissional.

Enquanto pessoas em cargos de liderança apresentam características como boa comunicação e proatividade, os especialistas tendem a ser mais analíticos e executores.

Trabalhar nessa função envolve realizar pesquisas e estudos sobre o andamento da área de atuação, estando atualizado quanto às tendências e inovações que surgem no meio.

Por isso, esses profissionais costumam estar envolvidos em formações constantes, como os cursos de pós-graduação.

É importante, ainda, que a própria empresa esteja atenta ao perfil de cada colaborador, de maneira que possa orientar sua atuação e indicar possibilidades conforme as habilidades apresentadas.

Assim, é possível garantir um bom aproveitamento das competências de cada profissional, trazendo êxito para o mesmo e promovendo um bom desempenho por parte do empreendimento.

Quais suas vantagens?

Não é uma surpresa que esse tipo de progressão esteja sendo cada vez mais aplicado em diversos segmentos.

Além de consistir em um modelo inovador, a carreira em Y traz diversas vantagens que podem ser observadas pelo profissional e pela empresa:

Para o profissional

Escolher um curso de graduação ou área no mercado de trabalho não é uma tarefa simples.

Muitos fatores entram em jogo no momento de tomar essa decisão e um deles é a afinidade com os assuntos estudados e as atividades a serem executadas.

Assim, muitos estudantes saem do ensino superior com o sonho de atuar diretamente com a aplicação daquilo que aprenderam ao longo de sua formação.

A carreira em Y permite que o profissional permaneça em contato com a prática, mas sem que se mantenha estagnado em cargos que lhe parecem pouco valorizados quando comparados a outros.

Nesse modelo, as posições de gestão e administração deixam de ser a única opção para quem busca evoluir dentro de uma empresa.

Assim, funções que dependem de grande conhecimento técnico e capacidade de aplicação são igualmente valorizadas. 

Por outro lado, aqueles que possuem perfil para ocupar cargos de liderança e têm como objetivo alcançar essas vagas podem se empenhar em trilhar esse percurso.

Além disso, esse modelo permite que o colaborador se dedique aos seus principais objetivos profissionais, procurando formações contínuas que o mantenham progredindo na área.

Para empresas

As próprias empresas também se beneficiam ao aplicar o modelo de carreira Y.

Uma primeira vantagem é o aumento do rendimento da equipe, que é impulsionado pelo bom aproveitamento das habilidades de cada colaborador, privilegiando seus pontos fortes.

Quando cada colaborador atua em sua área de maior desenvoltura, há um aprimoramento dos resultados trazidos por cada membro, o que resulta em um trabalho mais eficiente da equipe no geral.

A partir da criação de cargos para especialistas, por exemplo, é possível avaliar decisões com mais precisão e garantir um bom desempenho por parte do empreendimento como um todo.

A abertura dessas funções também traz mais inovações para os processos operacionais da empresa, uma vez que a especialização desses colaboradores faz com que estejam sempre atualizados em sua área.

Essas melhorias auxiliam na solução e também na prevenção de quaisquer problemas que possam ocorrer nas atividades da equipe.

Trata-se de uma maneira de proporcionar aos profissionais contratados a oportunidade de realizar o melhor trabalho que podem, com mais atenção, eficiência e produtividade.

Agora que você conhece as vantagens da carreira em Y, só falta começar a investir na sua formação profissional.

Para isso, você precisa conhecer a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Oferecemos diversos cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial, híbrida e EAD.

Visite nosso site e confira mais informações a respeito de processos seletivos, descontos nas mensalidades e nossos polos credenciados. Não deixe sua carreira e seus sonhos para depois!

Publicado em 5 de janeiro de 2023, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin