• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Quais as competências mais valorizadas no mercado de trabalho?

Dezembro 22, 2022

Quais as competências mais valorizadas no mercado de trabalho?
7:56

As empresas buscam incessantemente por pessoas que venham a colaborar para o sucesso de seus empreendimentos, para isso estão atentas às competências dos profissionais disponíveis no mercado de trabalho.

Isso significa que conquistar boas oportunidades no mercado exige dos candidatos:

  • formação acadêmica de qualidade,
  • competências técnicas,
  • competências comportamentais.

Uma boa notícia apresentada recentemente, em um estudo realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), mostrou que 69% das pessoas formadas em uma faculdade ficam empregadas em até um ano após a colação de grau.

Esse bom índice demonstra que as oportunidades existem. Mas, conforme outra pesquisa realizada pela ManpowerGroup em 40 países, inclusive no Brasil, outros dados merecem a atenção.

Segundo o estudo, nosso país é o 9º colocado do ranking com relação à falta de mão de obra qualificada, ou seja, 81% das empresas brasileiras entrevistadas afirmaram que enfrentam grandes dificuldades na contratação de trabalhadores com as qualificações necessárias.

Enquanto esses números representam um sério problema para as empresas, mostram-se bastante positivos para quem está atento ao mercado e busca por uma boa oportunidade profissional, afinal, a procura é maior que a demanda.

Diante dessas informações, não é difícil compreender a importância na escolha de uma boa faculdade para a formação acadêmica, no entanto, vale também a atenção para as competências que são cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho.

Neste post, apresentaremos as 5 competências mais valorizadas pelas empresas e que precisam fazer parte das características daqueles que desejam alcançar grandes resultados em suas vidas profissionais. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Tipos de competências

As competências apontam para as virtudes e características positivas das pessoas e podem ser divididas em dois tipos:

  • técnicas,
  • comportamentais.

É importante saber que essas competências são conquistadas a partir do esforço de cada um, portanto, são perfeitamente adquiridas a partir das experiências vividas e especialmente durante o período da formação acadêmica. Vamos conhecê-las:

Técnicas

As competências técnicas são fundamentais para se obter sucesso no mercado de trabalho, pois se trata do conjunto de habilidades, conhecimentos, aptidão e capacidade de se desenvolver algum trabalho.

Voltando a pesquisa apresentada a respeito da mão de obra qualificada, segundo as empresas contratantes, as dificuldades para encontrar esse profissional são grandes, portanto, oportunidades não faltam para aqueles que investem em uma boa formação universitária.

Comportamentais

Além das competências técnicas, são necessárias a aquisição das habilidades comportamentais, ou seja, é preciso saber como se portar para ser reconhecido como um profissional de qualidade.

Aprender a trabalhar em grupo e saber como desenvolver tarefas em equipe, é fundamental em qualquer empresa, independente do seu tamanho ou segmento.

A integração é cada vez mais valorizada nas organizações, quando se espera do profissional:

  • bom relacionamento com os colegas,
  • atendimento às normas estabelecidas,
  • comprometimento,
  • engajamento ao projeto na qual está envolvido.

Competências mais valorizadas no mercado de trabalho

São muitas as competências técnicas e comportamentais valorizadas no mercado de trabalho, porém, 5 delas merecem destaque, pois fazem toda a diferença para que se obtenha sucesso na construção de uma bela carreira. São elas:

Liderança

A liderança é de fundamental importância para o profissional, como também para as empresas que contratam, pois elas buscam constantemente por pessoas que tenham características para assumir cargos de comando junto às equipes.

Essa competência exige conhecimentos técnicos e comportamentais, possibilitando que o profissional receba promoções e assuma posições de destaque na empresa.

O bom líder é aquele que sabe:

  • comandar,
  • ouvir,
  • orientar,
  • engajar,
  • reconhecer,
  • valorizar,
  • incentivar, 
  • agir.

A Universidade é uma das melhores opções para construir essas características, especialmente na execução dos trabalhos em equipe e no desenvolvimento de ações no dia a dia dos estudos.

Comunicação interpessoal

A comunicação interpessoal está diretamente associada ao desenvolvimento dos relacionamentos.

Trata-se de saber se expressar com clareza, expondo a opinião a respeito de determinado assunto e argumentando de forma a ser entendido pelo grupo envolvido em algum projeto.

O mercado de trabalho valoriza muito os profissionais que expõem a sua opinião e trazem sugestões adequadas e que podem colaborar para a correção de falhas ou implementações que venham a melhorar os resultados.

É importante destacar que a boa comunicação interpessoal não significa infalibilidade, ou seja, é preciso saber apresentar os argumentos e, mais do que isso, ouvir e avaliar ideias de terceiros que devem merecer a atenção e o apoio, quando aprovado como estratégia a ser adotada.

Visão global

A visão global consiste em acompanhar o que acontece no mundo que possa influenciar nas atividades que envolvem a empresa ou instituição em que se atua.

Para isso, é importante estar atento às notícias e acontecimentos no âmbito:

  • econômico,
  • social,
  • político.

O bom profissional é aquele que se informa e está inteirado a respeito de possíveis mudanças, quando então colabora efetivamente no desenvolvimento de novas estratégias que minimizem os problemas e contribuam para novas oportunidades que alguns acontecimentos podem gerar.

A visão global antecipa situações e permite que a empresa tome atitudes que venham a contribuir para o alcance dos objetivos e ajustes necessários, portanto, profissionais atentos a essas situações são valorizados pelas organizações.

Conhecimento de novas tecnologias e tendências

O mercado de trabalho espera que os profissionais estejam atentos às novas tecnologias e tendências que estão sendo adotadas em suas áreas.

As empresas esperam que seus colaboradores tragam as novidades e estudem as possibilidades da implementação de novos formatos de trabalho.

Para isso, é imprescindível que estudos sejam realizados, verificando até onde uma determinada tecnologia pode colaborar com o dia a dia da empresa ou se é válida a implantação de uma nova metodologia que venha a melhorar os processos corporativos.

Dentre as competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho, essa exige constante aperfeiçoamento na profissão, onde cursos de pós-graduação devem fazer parte dos planos e do cotidiano daqueles que desejam vencer em suas carreiras.

Flexibilidade

Por fim chegamos a flexibilidade, uma competência que ganhou muita força a partir da pandemia do Coronavírus e das mudanças ocorridas no dia a dia dos trabalhos, uma vez que o home office passou a fazer parte da realidade de milhões de empresas e pessoas em todo o mundo.

Ser flexível é a capacidade de se adaptar a novas realidades, o que é importante para as empresas e instituições que precisam enfrentar as turbulências, superando obstáculos e resolvendo problemas que fazem parte da rotina de trabalho.

Como se observa, as competências mais valorizadas no mercado de trabalho podem ser conquistadas a partir da formação acadêmica e das experiências adquiridas no cotidiano da vida.

Se você deseja desenvolver boas práticas profissionais e contar com uma Universidade que possa colaborar tanto nas competências técnicas como comportamentais, acesse o site da Ulbra, escolha o seu curso e faça a sua matrícula!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!