• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

4 profissões para quem gosta de animais

Janeiro 31, 2023

Ao procurar por profissões para quem gosta de animais, é possível encontrar uma variedade muito maior de especializações e áreas de atuação do que grande parte das pessoas imaginam.

Escolher o curso de graduação certo é uma tarefa importante e que pode ser facilitada quando o estudante sabe quais são seus interesses e com o que gostaria de trabalhar no futuro.

Assim, o interesse pelo estudo e cuidado com a vida dos animais pode ajudar a guiar essa decisão, sendo fundamental conhecer as diversas possibilidades de formação para quem possui essa aptidão.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você conheça 4 profissões para quem gosta de animais. Confira!

Conheça profissões para quem gosta de animais

Os animais estão presentes no dia a dia de todas as pessoas, até mesmo daquelas que não têm muito apreço por espécies além do ser humano.

No ambiente doméstico, os bichos de estimação já se tornaram muito comuns e são considerados parte da família, mas é importante lembrar que a presença dos animais no mundo também envolve o cuidado com ecossistemas inteiros e com a preservação do meio ambiente.

Assim, existem diversas profissões para quem gosta de animais e tem interesse tanto em conhecê-los de forma mais profunda quanto em promover melhores condições de vida para diferentes espécies.

Na nossa lista citamos:

Engenheiro ambiental

Quando falamos em trabalhar com animais, é importante lembrar que grande parte das diferentes espécies que habitam o planeta se encontra na natureza, vivendo em ecossistemas que são ameaçados pela ação humana.

Segundo dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com mais de 3 mil espécies da sua fauna ameaçadas de extinção.

Assim, falar no cuidado com os animais também envolve a preocupação com o meio ambiente e com sua preservação, de modo geral.

Nesse sentido, o Engenheiro Ambiental desempenha um papel de grande importância ao atuar na elaboração de processos mais sustentáveis, que são fundamentais para que a ação humana tenha seus impactos ambientais reduzidos.

O profissional pode desempenhar atividades envolvidas no planejamento, coordenação e administração das estações de tratamento de esgoto, redes de distribuição da água e descarte do lixo, auxiliando na prevenção contra a poluição da água, do solo e do ar.

Assim, a formação pode parecer bastante diferente do que vemos em filmes sobre engenharia e daquilo que a maior parte das pessoas conhece a respeito da área, mas consiste em uma ponte entre esse ramo e os estudos voltados ao meio ambiente.

Médico veterinário

Entre as principais profissões para quem gosta de animais, não poderíamos deixar de mencionar os profissionais da área de Medicina Veterinária.

De acordo com dados publicados há alguns anos pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Brasil se destaca no cenário mundial desse ramo, sendo o país com mais médicos veterinários no mundo, totalizando mais de 84 mil profissionais.

O dado aponta para a grande variedade de atividades que os egressos desse curso podem exercer, desde o atendimento em clínicas até o cuidado com animais em rebanhos, de forma que muitas pessoas optam pela formação na área.

No ambiente das clínicas veterinárias, o profissional pode atuar de forma direcionada aos animais de estimação, sendo essa uma das opções mais populares entre as profissões para quem gosta de animais.

Por outro lado, o veterinário pode atuar de diversas maneiras. Entre suas atividades, podemos mencionar:

  • assistência clínica e cirúrgica,
  • conservação de espécies,
  • produção e sanidade animal,
  • produtos para animais e de origem animal,
  • atuação em zoológicos, fazendas e órgãos fiscalizadores.

Nesse sentido, esse é não apenas um dos ramos mais conhecidos para quem tem interesse em trabalhar com animais, mas também consiste em um campo muito amplo a ser explorado pelo estudante ao longo de sua graduação.

Biólogo

As Ciências Biológicas estão presentes em diversas profissões e, para quem gosta de animais, a formação na área pode trazer possibilidades de atuação bastante variadas.

De modo geral, o biólogo é o profissional responsável por estudar as mais diversas formas de vida existentes. Para isso, ele deve observar as origens, desenvolvimentos, funcionamentos e relações dos seres vivos com o ambiente em que vivem.

Assim, em primeiro lugar, é importante notar que, ao longo da graduação no ramo, o biólogo é exposto a um conhecimento bastante completo sobre o organismo de diferentes espécies, de modo que possa compreender diferentes aspectos da vida desses seres.

Os estudos desenvolvidos na área, portanto, são de extrema importância para outros campos de estudo que também lidam com a vida animal, pois trazem informações novas e atualizadas sobre o assunto.

Por conta desse conhecimento bastante abrangente, os biólogos podem atuar em diferentes espaços, como institutos de preservação do meio ambiente e da fauna ou até em centros de pesquisa.

Isso significa que, além de atuar diretamente com os animais, o profissional da Biologia também pode trabalhar na produção de conhecimentos científicos que tragam melhorias à vida de diferentes espécies.

Gestor ambiental

Atualmente, com a crescente preocupação de diversos mercados em relação à preservação do meio ambiente, o gestor ambiental também ganha destaque entre as profissões para quem gosta de animais.

A função desse profissional consiste em acompanhar procedimentos que possam proporcionar soluções de recuperação de áreas afetadas por problemas ambientais, assim contribuindo com a preservação da fauna nesses locais.

Tendo em vista o preocupante cenário enfrentado no Brasil, que tem perdido parte da sua diversidade de espécies em função de problemas ambientais, essa área ganha ainda mais destaque.

No dia a dia da profissão, o gestor ambiental desenvolve projetos que podem ser aplicados em diferentes espaços, incluindo áreas urbanas, rurais e industriais.

Matricule-se na Ulbra!

Escolher a área certa para você é uma decisão de grande importância, mas ao longo desse processo também é preciso estar atento à instituição de ensino escolhida.

Uma universidade de qualidade é parte fundamental de uma formação bem realizada, que proporcione todos os conhecimentos de que um profissional capacitado precisa para atuar com excelência em sua área.

Na Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil, você tem acesso a diversos cursos de graduação, oferecidos nas modalidades presencial, híbrida e EAD.

Assim, você pode escolher não apenas o curso certo para você, mas também o modelo de ensino que melhor se adapta à sua realidade.

Para conferir mais informações sobre as formações disponíveis, nossos polos credenciados e processos seletivos, visite o site da Ulbra!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!