• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Perfil de carreira: você sabe qual é o seu?

Junho 8, 2023

O perfil de carreira diz muito sobre o comportamento, seja no exercício da atividade como na relação com outras pessoas, por isso é fator decisivo para o sucesso.

Cada pessoa tem a sua individualidade e com a sua experiência, conhecimento e maturidade constrói um perfil profissional.

O que é um perfil profissional? Pode-se dizer que se trata do seu jeito de executar a sua tarefa, de lidar com as situações e as pessoas, de fazer acontecer e está muito associado às aptidões humanas e habilidades comportamentais, definidas no mercado de trabalho como soft skills.

A globalização e a conectividade transformaram o mercado de trabalho. Segundo matéria publicada no Globo, 88% das pessoas priorizam a qualidade de vida ao invés de salários mais altos. 

Por outro lado, outra matéria, também publicada no Globo, mostra que para 77% dos recrutadores e gestores as habilidades sociais são tão importantes quanto o conhecimento técnico do profissional na contratação e no dia a dia de trabalho.

Inclusive, o renomado autor de Administração Peter Drucker afirmou: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”.

As particularidades de cada indivíduo definem o seu perfil e é preciso saber destacá-las no seu currículo, além de aprimorá-las.

Você conhece quais são os principais perfis que existem e sabe definir qual é o seu? 

Vamos conhecer alguns deles.

Os 8 tipos de perfil de carreira

Saber identificar o seu perfil de carreira é um dos passos mais importantes para traçar seus objetivos e fazer suas escolhas. Esse reconhecimento é essencial para o seu crescimento e realização profissional.

Identificar o seu perfil também ajudará a definir suas metas e seguir de fato aquilo que realmente você quer e onde deseja chegar.

Vamos conhecer alguns tipos de perfil de carreira que existem no mercado para você identificar quais são seus atributos e definir o seu?

São eles:

Analista

O analista é o perfil de carreira ideal para quem gosta de trabalhar em funções que exigem pessoas detalhistas, observadoras e que possuem visão estratégica.

Esse tipo de profissional se realiza em funções como auditoria, assessorias, consultorias e controladoria.

Podem apresentar alguma dificuldade em situações que exigem decisões rápidas ou sob pressão do mercado.

Colaborador

O perfil colaborador tem grande destaque em uma empresa, afinal, como o próprio nome sugere, esse profissional sempre está disposto a ajudar a sua equipe:

  • seja com ideias, 
  • na execução das atividades, 
  • planejamento de novas metas,
  • na resolução de problemas.

Porém, algumas vezes, pode correr o risco de se sobrecarregar e até mesmo desviar o foco das suas atividades, visando colaborar com outros afazeres.

Competitivo

O competitivo é aquele que dá o seu máximo sempre para ser o melhor. 

Gosta de cumprir prazos, estipular metas e alcançar seus objetivos, mesmo que para isso tenha que fazer horas extras. 

Ganhar mais e se destacar naquilo que faz estão entre suas prioridades e exatamente por ser competitivo não costuma construir relações mais amigáveis com os membros da sua equipe.

Comunicador

O profissional que tem um perfil de carreira do tipo comunicador se destaca pela excelente capacidade de expressar seus pensamentos com clareza, jeito e empatia. 

Geralmente, esse profissional é naturalmente carismático e influente, e está sempre engajando e inspirando a sua equipe. Além disso, assume cargos de lideranças.

Segundo outra matéria publicada na revista Época Negócios, a capacidade de comunicar-se bem está entre as 10 soft skills mais procuradas por 93% das empresas e recrutadores.

Empreendedor

No perfil de carreira do tipo empreendedor, destaca-se a autonomia, o idealismo, a criatividade e visão de futuro do profissional.

Também chamado de idealista, esse profissional tem novas ideias e tende a executá-las do seu jeito. 

Por isso, apresenta certa dificuldade em receber ordens e algumas vezes precisa ser chamado para a realidade no planejamento e realização de suas ideias.

Executor

Como o próprio nome sugere, esse tipo de perfil de carreira é do profissional que não mede esforços para fazer acontecer, ou seja, encara os desafios e está sempre pronto para fazer acontecer.

Tem como característica a perseverança e a segurança, e está sempre pronto para executar o que foi planejado. 

Algumas vezes, a sua determinação pode ser interpretada como autoritarismo e excesso de competitividade.

Planejador

Outro perfil de carreira é o planejador, que por sua vez tem a organização sempre a seu favor.

Esse profissional tem o perfil de sempre avaliar os recursos disponíveis, saber o que precisa e o tempo necessário para chegar onde deseja. 

Costuma ser paciente, rígido e sabe lidar com padrões e prazos, porém, por ser planejador, está sempre preparado para usar da criatividade para elaborar estratégias do início ao fim.

Apresenta alguma dificuldade para lidar com imprevistos e improvisos.

Procrastinador

O perfil de carreira do tipo procrastinador não é nenhuma virtude, pelo contrário, uma falha que precisa ser vencida por todo profissional.

Afinal, atrasar o desempenho de uma atividade devido à falta de gerenciamento do tempo e organização é uma situação que deve ser evitada, mas, infelizmente, o perfil procrastinador ainda está muito presente no mercado, afetando o desempenho das tarefas e o sucesso de muitos profissionais.

Para cada perfil, um curso da Ulbra

Independente do seu perfil, o fato é que na Ulbra você encontra o curso que irá auxiliá-lo a conquistar o seu espaço profissional.

As características individuais que são identificadas a partir de uma observação sobre si mesmo são indicadores a respeito das profissões onde se possa obter muito sucesso, portanto, vale uma análise a respeito. Mas não excetuando a última delas (procrastinador), todas as outras são sinônimos de sucesso.

A Ulbra, em seus mais de 50 anos de atividades, tem formado profissionais para as mais diversas áreas, colaborando de forma efetiva no sucesso de milhares de alunos em todo o país.

Atuando nos mais diversos segmentos, a Universidade Luterana do Brasil prepara pessoas para o sucesso em suas carreiras, priorizando sempre pela qualidade do ensino e oferecendo toda a sua experiência para que você encontre a melhor opção para a sua vida.

São dezenas de cursos na modalidade presencial e híbrida que possibilitam a todos aqueles que desejam buscar uma formação superior e conquistar seus espaços no mundo corporativo.

Agora que você já sabe qual é o perfil de carreira que cabe em sua personalidade e características, faça a inscrição na Ulbra e inicie uma nova fase em sua vida!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!