• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Quais as profissões promissoras pós-pandemia?

Novembro 29, 2022

Quais as profissões promissoras pós-pandemia? - Blog da Ulbra
8:34

Quem está ingressando no mercado de trabalho ou procurando melhores oportunidades entre os diversos setores que o compõem precisa saber quais são as profissões promissoras pós-pandemia.

Esse período causou grandes mudanças na maneira como nos relacionamos com o mundo e com o trabalho, gerando novas demandas que impactam tanto a vida pessoal quanto a profissional.

Assim, diversas funções ganharam mais relevância no dia a dia da população e das empresas e algumas áreas de atuação foram beneficiadas durante o processo.

Para conhecer as profissões promissoras pós-pandemia, continue a leitura!

12 profissões promissoras pós-pandemia

A pandemia gerou mudanças significativas na maneira como o mercado de trabalho funciona, alterando suas demandas e dando destaque a novos elementos.

Além da valorização crescente a habilidades comportamentais, como a proatividade, capacidade de comunicação, liderança e autodisciplina, existem também algumas áreas de atuação que passam a gerar mais oportunidades.

Profissional de cibersegurança

As profissões promissoras pós-pandemia certamente estão associadas à relevância do ambiente digital e da internet no dia a dia da população e das instituições.

Embora já fosse comum realizar diversos procedimentos através desses meios, o isolamento social foi responsável por atribuir uma ênfase ainda maior aos aparelhos eletrônicos e à internet.

Assim, com operações cada vez mais complexas sendo efetuadas por esses meios, a necessidade de segurança no espaço digital tende a aumentar cada vez mais, destacando a importância dos profissionais de cibersegurança.

Assessor de investimentos

Entre os benefícios gerados pela internet e pelo ambiente digital, de modo geral, podemos citar também a disseminação de informação.

Dessa maneira, cada vez mais pessoas passam a ter acesso a práticas que antes não faziam parte da rotina do cidadão, a exemplo do investimento financeiro.

Através dos serviços de um assessor de investimentos, torna-se possível aplicar o dinheiro recebido de maneira mais efetiva e produtiva, gerando novos ganhos que podem contribuir significativamente com a vida financeira de um indivíduo ou instituição.

Nesse sentido, a atuação do profissional consiste em guiar o investimento realizado pelo seu cliente, dando orientações precisas para que seja possível alcançar a maior rentabilidade possível.

Profissional de Recursos Humanos

Se, por um lado, o elemento digital ganhou proeminência durante a pandemia, em contrapartida, também é preciso reconhecer a valorização das relações humanas.

Por isso, o setor de Recursos Humanos não fica de fora da lista de profissões promissoras pós-pandemia, consistindo em um ramo de grande relevância e com diversas oportunidades a serem exploradas.

Os momentos de crise vivenciados por diversas empresas e instituições trouxeram uma nova perspectiva acerca da importância de um ambiente de trabalho que conte com uma equipe alinhada.

Assim, a atuação do profissional de Recursos Humanos ganha um novo destaque quando se trata do sucesso de uma organização.

Profissional de Marketing Digital

Com o desenvolvimento do ambiente digital, cada vez mais negócios passaram a circular nesse meio, tendo em vista as possibilidades que oferece em relação à construção de uma imagem positiva de uma marca.

O profissional de marketing digital ganha relevância pois traz importantes contribuições para os empreendimentos que procuram explorar o mundo virtual de forma mais eficiente e assertiva.

Nesse sentido, proporcionam uma presença digital mais ativa e marcante, o alcance a públicos mais variados e, consequentemente, um melhor desempenho do negócio. 

Enfermeiros e técnicos de enfermagem

O setor de saúde, de modo geral, reúne diversas profissões promissoras pós-pandemia, tendo em vista a atuação fundamental de seus profissionais durante períodos tão difíceis a nível mundial.

A área de enfermagem, em especial, teve um papel crucial no tratamento dos pacientes de Covid-19 e no controle de situações bastante complicadas que ocorreram durante a pandemia, como a superlotação de hospitais e a necessidade de continuar o atendimento a  outras enfermidades.

Em 2021, a Organização Mundial da Saúde chegou a afirmar que haveria um déficit mundial de 5,9 milhões de profissionais de enfermagem.

Profissional customer experience

As atividades de um profissional de customer experience estão associadas a medidas que proporcionem a melhor experiência possível para um consumidor ao entrar em contato com determinada marca.

Trata-se de dar destaque ao cliente e às suas percepções, tanto em relação às soluções oferecidas pelo negócio quanto ao atendimento recebido durante o contato com a empresa.

Dessa maneira, torna-se possível estabelecer vínculos mais fortes e duradouros, que tendem a gerar novas compras no futuro e reter os clientes com mais facilidade.

Planejador financeiro

No setor de finanças, o planejador financeiro também ganha destaque no ambiente de empresas e instituições.

Trabalhando juntamente à gestão de um empreendimento, esse profissional é responsável por administrar as atividades financeiras da organização e garantir que todos os processos relativos ao setor sejam cumpridos.

Além disso, o planejamento realizado pelo profissional proporciona uma atuação mais inteligente, permitindo que sejam efetuados investimentos mais rentáveis e que o dinheiro da organização seja aplicado com mais eficiência.

Profissional de UX Experience

O UX, sigla para a expressão User Experience, ou experiência do usuário, em português, é também uma área relevante entre as profissões promissoras pós-pandemia.

Aplicado principalmente ao Design Digital, o conceito está associado à utilização de recursos que promovam uma navegação mais intuitiva e funcional do usuário em espaços digitais, como um site institucional ou aplicativo.

Psicólogo e Psiquiatra

Dados divulgados pela OMS apontam que o período de pandemia desencadeou um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão em todo o mundo.

Nesse sentido, profissionais dos ramos de Psicologia e Psiquiatria ganham cada vez mais destaque no mercado de trabalho, com um crescimento significativo da procura por seus serviços.

Educador físico

O crescente incentivo a práticas que proporcionem mais saúde física e mental justificam a presença da área de educação física entre as profissões promissoras pós-pandemia.

A preocupação com uma vida mais saudável e um dia a dia com mais bem-estar levam à procura pelos serviços de profissionais que possam orientar a prática de exercícios físicos, seja em estabelecimentos que oferecem essas atividades ou mesmo por meio da internet.

Gerente de logística

As compras online já eram um hábito para muitas pessoas, mas a pandemia contribui para que a prática se difundisse e virasse parte da rotina de grande parte da população.

Assim, o setor de logística ganha destaque no contexto dos e-commerces, que tornam-se cada vez mais comuns e apresentam uma grande demanda de envios de mercadorias.

Cientistas de dados

Por fim, com a crescente expansão do espaço digital e a inserção de cada vez mais marcas nesse ambiente, os cientistas de dados surgem como uma possibilidade de explorar ao máximo o potencial oferecido por esse meio.

Através da análise de dados dos consumidores de uma empresa, por exemplo, é possível elaborar estratégias mais assertivas para alcançar novos públicos, atrair mais clientes e retê-los.

O que podemos perceber, de modo geral, é que a pandemia gerou diversas mudanças no mercado de trabalho, impactando setores que vão desde a saúde até o marketing.

Por isso, preparar-se para iniciar a vida profissional com o pé direito é sempre uma boa opção.

Quer contar com uma formação de qualidade e garantir sucesso na carreira escolhida? Conte com a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Oferecemos cursos nas modalidades presencial, híbrida e EAD, para que você possa optar pela alternativa que melhor se adaptar às suas necessidades.

Para conferir as formações disponíveis, além de informações sobre processos seletivos e descontos nas mensalidades, visite o nosso site.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!