Correspondente jurídico: o que é e como se tornar um?
O correspondente jurídico é um profissional fundamental na prestação de serviços em um país com as dimensões do Brasil. As […]
Uma proposta pedagógica que estimula o perfil protagonista e empreendedor dos alunos. Assim atua a Ulbra que, desde 2015, faz transformações no seu modelo pedagógico, culminando, em 2017, na mudança de seu Plano de Desenvolvimento Institucional.
Essa mudança fez com que a instituição passasse a adotar o ensino por competências. O novo modelo prioriza a capacidade do aluno em encontrar soluções para desafios ou situações desfavoráveis a partir de recursos como conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.
Para a Ulbra, a composição desses quatro recursos ao lidar com um obstáculo é o que revela se somos ou não competentes. E essa filosofia é o conceito que guia a proposta pedagógica da Universidade.
Trata-se de um modelo que aborda metodologias ativas, uma vez que o professor se transforma em mediador e organizador de aprendizagem e os alunos são os protagonistas do seu processo de conhecimento.
Dessa forma, os estudantes vivem um desafio constante ao assumirem o papel principal no seu processo de aprendizagem. Desafio esse que é instigado pelas próprias atividades sugeridas pelos docentes, bem como pela forma com as aulas são planejadas e conduzidas.
Desde as escolas de educação básica da Ulbra, é estimulado o protagonismo das crianças em seu processo de aprendizagem. Uma proposta que segue alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Referencial Curricular Gaúcho, visa à aprendizagem mediada na construção do conhecimento a partir da investigação, da colaboração, da exposição de ideias e da experimentação.
Assim, os alunos desenvolvem suas habilidades, capacidades e competências, inerentes à sua formação, baseadas no seu próprio protagonismo. A metodologia adotada permite que o aprender ocorra de maneira ativa, com a atuação direta do estudante.
Um exemplo desse formato se evidencia nas feiras de conhecimento e inovação que os alunos apresentam, que acontecem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, onde apresentam o processo de aprendizagem, não somente resultados de uma tarefa realizada.
O foco principal da Ulbra está nas relações interpessoais que promovem aprendizagem significativa. Nesse caso, a atenção se volta para as mediações que ocorrem na relação aluno-professor. Um conceito que se transforma em experiência prática para quem estuda nos centros de ensino da instituição.
As escolas da Ulbra se reinventam e incorporam novos elementos à sua metodologia. Por exemplo, os cursos técnicos interagem diretamente com empresas no que diz respeito a conhecimento, tecnologia e práticas. Já os cursos da graduação e pós-graduação envolvem os universitários no desafio de administrar aquilo que aprendem para a vida, para a prática profissional e na sociedade.
E isso parte desde propostas de ensino presenciais, semipresenciais e online, sobre as quais há um método em constante atualização para acompanhar essa realidade.
Assim como na educação básica, os cursos técnicos da Rede Ulbra também buscam fomentar o protagonismo e o empreendedorismo através de suas metodologias ativas de aprendizagem. Da mesma forma, em colégios como o São Lucas, a construção do conhecimento se dá através da investigação, da colaboração e da exposição.
Nesses níveis de educação, os currículos são desenvolvidos em sequência contínua, proporcionando ao estudante uma dedicação exclusiva a cada componente curricular específico do curso, que são presenciais e acompanhados por professores especialistas.
Algo que acontece no São Lucas, em Sapucaia do Sul, e também no Colégio Ulbra Cristo Redentor, de Canoas, que oferecem o curso Técnico em Informática. Os estudantes do Ensino Médio podem fazer simultaneamente a formação profissional, com valores especiais de mensalidades, e já se preparar para o mercado de trabalho.
A Rede Ulbra de Ensino completa, em agosto de 2021, 49 anos de história. A Instituição atua no ensino desde a educação básica até o ensino superior, o que inclui cinco mestrados e quatro doutorados.
No Rio Grande do Sul, são cinco escolas nos níveis de Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio e Educação Profissional, além de nove campi universitários. Além disso, tem distribuídos pelo país 120 polos de educação a distância.
Atualmente, tem uma comunidade acadêmica formada por quase 25 mil pessoas, entre estudantes e colaboradores. Soma mais de 280 mil profissionais formados em todo o Brasil.
Com uma estrutura que está em constante atualização, a Ulbra se diferencia por apresentar uma proposta pedagógica cuja característica principal é estimular um perfil protagonista e empreendedor em seus alunos.
Saiba mais e acesse o site da Ulbra.
Publicado em 29 de junho de 2021, por Equipe UlbraO correspondente jurídico é um profissional fundamental na prestação de serviços em um país com as dimensões do Brasil. As […]
Com base no plano de contingência elaborado pela Comissão de Gestão de Risco Coronavírus da Universidade, a Clínica Multiprofissional da […]
A Arquitetura Social é uma das atuações de Arquitetos e Urbanistas que gera muita atenção de alunos e profissionais. Você […]
Quer cursar Agronomia? Está em dúvida se este é o curso ideal para você? Mas, no entanto, você sabe como […]
O curso de Enfermagem na Ulbra oferece aprendizagem inovadora. É voltado, antes de tudo, às principais demandas do mercado. É […]
Você pretende cursar Engenharia Civil? Quer saber, antes de tudo, mais sobre esta área e como está o mercado de […]
O Design Digital é uma área com um amplo mercado de atuação, com atividades que se adaptam aos interesses de […]
A pandemia trouxe diversas mudanças em nosso comportamento. Os protocolos de segurança, as medidas de isolamento social, as incertezas que […]
A área de enfermagem é procurada por muitos estudantes por conta de suas grandes contribuições à sociedade no setor da […]